Fazer compras online normalmente é um dos passatempos preferidos dos usuários mais consumidores. No entanto, fazer essas compras sabendo que parte do dinheiro estará de volta não é nada mais do que delicioso. O Cashback existe e ele é exatamente isso. A ferramenta que devolve o seu dinheiro após uma compra.

Dia após dia, as pessoas fazem mais e mais compras pela internet como forma de fidelizar esses consumidores, as empresas criaram o serviço de Cashback, que em inglês significa dinheiro de volta. O objetivo é fazer com que os clientes consigam acumular um crédito para que consigam comprar outros produtos posteriormente, após a compra de um produto.

O que é Cashback

Quando você traduz o termo Cashback, como dito anteriormente, ele significa dinheiro de volta. Sendo assim, quando uma empresa resolve oferecer Cashback para um cliente, isso significa que existirá parte do dinheiro que retornará para a carteira do cliente. Claro que esse Cashback também pode ser utilizado dentro de programas de recompensas da empresa.

Publicidade

Como funciona o Cashback

Claro que quando você quer aprender sobre Cashback, precisa saber como ele realmente funciona por de trás de todas as empresas. Sim, ele devolve parte do seu dinheiro, mas essa devolução não será integral. Em algumas seções, a empresa pode até te retornar 100% do valor, mas na maioria das vezes isso nunca acontece.

Tudo vai depender de onde você comprou aquele produto ou serviço, especialmente de que lojas são parceiras e de que programas estamos falando. No entanto, o Cashback, como dito anteriormente, é um incentivo para o consumidor comprar, ou seja, não fará sentido eles devolverem todo o dinheiro do consumidor. Com o Cashback, o consumidor é incentivado a comprar mais e mais, pois terá a parte do dinheiro de volta.

Para exemplificar, imagine uma máquina de café, que custa 500 BRL. Se o consumidor tiver 30% de Cashback, no final das contas, ele comprará essa máquina de café por apenas 350 BRL. Assim que o cliente perceber que está gastando menos, irá comprar mais neste site, fazendo com que ele tenha ainda mais poupança.

Quais os tipos de Cashback?

Fique atento, pois existem diversos tipos de Cashback. Alguns deles não permitem que você saque o seu dinheiro, outros permitem que você apenas gaste dentro da loja. Quando você vai comprar uma coisa e vai utilizar? Esse recurso deverá ter cuidado em qual dos Cashbacks você está aplicando. Entretanto, veja agora alguns dos tipos de Cashback mais comuns entre os consumidores:

Cashback fixo

O Cashback fixo é fácil de entender. Basicamente, funciona da seguinte forma: Todos os produtos do site ou loja têm a mesma porcentagem de Cashback, ou seja, se um produto tem 10% de Cashback, todos os outros também terão.

Cashback variado

Como o próprio nome já explicita, o Cashback é variado, consiste em ter um Cashback diferenciado para cada produto. Por exemplo, quando você compra uma fritadeira, ela pode estar com 3% de Cashback. Já se você for olhar a máquina de lavar a louça, ela pode estar com 5%. Tudo isso varia de loja para loja e de promoção para a promoção.

Cashback único

Esse tipo de Cashback, que é um dos mais comuns em que você não recebe um valor para cada produto, mas sim o valor de Cashback para a sua compra total final. Ou seja, vamos supor que você montou um carrinho de compras de 500 BRL. Se você tiver 30% de Cashback no total dessa compra, ela sairá por 350 BRL.

Fique atento ao prazo

É importante que você fique atento aos prazos do Cashback. Cada loja explicitar o seu próprio prazo para receber o Cashback e também para utilizá-lo. Veja um pouco mais sobre essa questão:

Prazo para receber

O prazo para você receber o Cashback normalmente gira em torno de 30 dias. No entanto, a maioria das lojas disponibiliza bem antes. É importante que antes de você participar de qualquer promoção que fale sobre Cashback você leia todos os seus termos para que saiba se esse Cashback pode ser sacado quando você receberá ou se ele é obrigatoriamente utilizado dentro da loja.

Prazo para utilizar

Muitas pessoas não se atentam que várias lojas têm um prazo para utilizar o Cashback, especialmente quando ele não pode ser sacado para a sua carteira virtual ou banco. Então esteja atento para que você não perca o dinheiro da sua promoção.

Tipos de Cashback

Existem vários tipos de Cashback. A forma como essa promoção pode ser utilizada vai variar de pessoa para pessoa e caso para caso, dê uma olhada:

Livre

O Cashback livre permite que o usuário utilize todo o valor que ganhou com esse Cashback, da forma que preferir. Sacando, fazendo transferências, utilizando para abater o valor de qualquer fatura de cartão de crédito ou com descontos em compras da mesma marca.

Exclusivo

O tipo de recompensa mais exclusiva permite que o cliente utilize de forma definida pela empresa o seu Cashback. Algumas empresas têm bancos que permitem o uso do valor para o pagamento de faturas. No entanto, existem outras plataformas que armazenam o saldo. É uma carteira digital e o dinheiro é válido apenas para as transações que são feitas dentro daquele aplicativo ou plataforma.

Social

Essa é uma das formas mais bonitas de ajudar o próximo. O Cashback social permite que o cliente consiga destinar o valor ganho para alguma causa nobre ou para alguma ONG.

O que as empresas ganham com o Cashback?

Não acho que as empresas são extremamente bondosas, muitas delas estão ganhando muito mais com o seu Cashback do que você pensa. Essa forma impulsiona diversas outras pessoas a fazerem a visibilidade dos comércios aumentarem ainda mais. Isso porque promoções consistem em atingir cada vez mais pessoas que podem se tornar futuros clientes da loja.

Além disso, sabemos que se o atendimento de uma loja for bom, o usuário irá voltar, irá sempre se lembrar do benefício que teve anteriormente. Além disso, os consumidores acabam se fidelizando com aquela loja, o que pode gerar mais lucros a longo prazo para a empresa.

Como ganhar Cashback?

Há várias formas de ganhar Cashback, no entanto, você precisa olhar para todas elas e descobrir qual é a melhor para si:

Cartão de crédito

Uma das formas mais simples de aproveitar o benefício de Cashback é utilizar um cartão de crédito que possui esse sistema dentro do seu programa de benefícios. A maioria deles converte esses pontos de Cashback em milhas. No entanto, existem alguns que até dão Cashback dentro de compras.

Investimentos

Fazer investimentos em fundos que tem que Cashback acabam fazendo com que você consiga dividir as receitas, distribuição, ou seja, além disso você estará recebendo o dinheiro de volta.

Boletos

Alguns aplicativos e financeiras permitem que você ganhe Cashback no pagamento de boletos e de contas. Um deles é o PicPay ao você baixá-lo, poderá fazer o seu cadastro, adicionar os seus cartões de crédito e dinheiro para realizar as transações e aproveitar os benefícios de Cashback.

Pagamentos

Como dito anteriormente, alguns bancos e financeiras oferecem Cashback dentro de pagamentos, entretanto, você precisa estar atento para ver quais são os melhores.

Principais serviços que oferecem Cashback

Alguns sites bastante conhecidos oferecem Cashback para os seus clientes. Entre eles, destacam-se os seguintes: Méliuz, Beblue, Ame Digital, My World, Mooba e Livelo. Além disso, bancos e financeiras também costumam oferecer Cashback e alguns pagamentos. Podemos destacar os seguintes: PagBank, PicPay e Banco Inter.

Ame

A maioria das pessoas já ouviu falar sobre o Ame digital. Esse aplicativo permite que você preencha todos os seus dados básicos dentro do cadastro para, em seguida, conseguir fazer compras utilizando o cartão e ganhando bastantes recompensas. Utilizando o próprio saldo dentro do aplicativo com o seu cartão de crédito, você poderá receber dinheiro de volta enquanto faz pagamentos em apps parceiros.

Se você fizer uma compra online, receberá o Cashback dentro da Ame em até 30 dias corridos após a entrega do produto. Já para compras feitas em lojas físicas, o benefício fica disponível em 7 dias corridos automaticamente dentro da sua conta.

Méliuz

O Méliuz é a maior empresa de Cashback de todo o Brasil. Já contou com mais de 1600 lojas parceiras, que vão de grandes até pequenas lojas e empreendimentos online. Você pode utilizar este aplicativo para conseguir fazer compras mais baratas, além do Cashback, também existe uma forma de ver todos os cupons de descontos que existem naquele site.

Fique atento, pois o seu saldo pode esperar. No entanto, dentro do Méliuz você consegue juntar bastante dinheiro, apenas poupando em diversas lojas diferentes ao redor do mundo e do Brasil.

Beblue

Esse serviço de Cashback funciona como uma carteira digital. Através do boleto bancário você consegue recarregar essa carteira digital e salvar também o seu dinheiro. Esse dinheiro da recarga também costuma gerar Cashback. 3% do valor de qualquer recarga e o uso dessa carteira digital irá se transformar em Cashback.

Mooba

Essa plataforma de Cashback permite que os usuários consultem as indicações das lojas que fazem parte do programa. Para começar a utilizar os seus benefícios, é preciso fazer download do aplicativo ou se cadastrar pelo site.

Livelo

O programa de recompensas desse aplicativo permite que todos os usuários consigam trocar os seus pontos acumulados em compras feitas com cartões parceiros por produtos, serviços, descontos, passagens e até mesmo as recargas de celular.

Pagbank

O PagBank abre diversas possibilidades dentro do programa de Cashback. Entre elas estão:

  • Abastecendo nos postos Shell Comprando no Shopping PagBank 
  • Pagando contas ou boletos de consumo em até 12 vezes com cartão de crédito de qualquer banco 
  • Pagando compras com QR Code em lojas parceiras 
  • Recarregando o celular pelas operadoras participantes: Claro, Oi, Tim e Vivo 
  • Pagando serviços de assinatura (Google Play, Spotify e Uber) com o PagBank 
  • No pagamento de contas, por exemplo, quanto maior o número de parcelas, maior o cashback. 
  • O maior retorno é no pagamento de 10 a 12 vezes, de 16% do valor, limitado a R$ 600.

Inter

O banco Inter atualmente é um dos bancos com o melhor sistema de Cashback, permitindo às compras no Inter shop da plataforma, com mais de 200 lojas que devolvem até 20% do seu dinheiro. Você não precisa ser correntista para ter direito ao Cashback? Por isso, se você fizer compras pelo site da Inter, também poderá ter direito a todos esses benefícios.

Picpay

O PicPay é uma das financeiras com Cashback mais conhecidas por todo o mundo. Afinal, com esse banco você pode economizar nas recargas de celular, pagamentos de boletos, transferências para amigos e pessoas que conhece. Além disso, tem várias lojas dentro do próprio aplicativo, com diversos níveis de Cashback.

Como ter um cartão com Cashback

Se você gosta de utilizar o serviço de Cashback e procura por um cartão fácil e útil, que ofereça esse serviço, basta dar uma olhada em todas as recomendações que nós fazemos diariamente aqui no blog. Além disso, se você já tem um cartão com Cashback, basta fazer as compras normalmente, esperar que o seu dinheiro volte dentro da fatura ou para gastar como quiser. Além disso, também existe a forma de voltarem como milhas. Basta você dar uma olhada entre os termos e condições do seu cartão.

Cuidado com o cashback 

É sempre importante se manter atento ao fazer compras. Elas podem ser com Cashback ou podem ser apenas com o seu dinheiro. As compras compulsivas podem se tornar, inclusive, um distúrbio. O objetivo das empresas é fazer com que você compre mais e mais e por isso você não deve extrapolar. Precisa ficar cuidadoso em relação às suas economias.

Utilize um Cashback e com um benefício ótimo para você poupar dinheiro e não para extrapolar no seu orçamento mensal, especialmente quando você vê promoção atrás de promoção. Fique atento também aos cartões de crédito, pois muitos cobram taxas de anuidade abusivos e exigem um valor mínimo de faturamento. Então não há Cashback no mundo que compense essa dor de cabeça.

O Cashback vale a pena?

Por fim, a questão de o Cashback valer ou não a pena dependerá apenas de você e das suas finanças. No entanto, nós achamos que o Cashback vale bastante a pena, dependendo da forma como é utilizado. Como dito anteriormente, temos que ter pés e cabeça para pensar e esperar o momento certo de utilizar o dinheiro.