Chegou a época das celebrações e da criação de receitas deliciosas com aquele temperinho especial: o amor! E para quem acha impossível servir uma ceia de Natal econômica com fartura e qualidade, se enganou!

Dependendo da quantidade de pessoas o número de itens a ser cobrado dobrará, isso é um fato, mas não se assuste! Aqui você encontra dicas valiosas de como fazer uma ceia de Natal barata.

Quer aprender a economizar fazendo uma ceia de Natal com valores mais acessíveis? Continue lendo o nosso artigo e fique pronto para curtir o Natal em família com um ótimo banquete!

Publicidade

Prepare a lista de compras com antecedência

O primeiro passo antes de ir às compras é decidir qual será o cardápio de Natal e criar uma lista com os ingredientes que serão usados.

Fazer a lista de compras com antecedência é muito importante quando o assunto é economizar, afinal de contas, com uma lista pronta você comprará apenas o necessário, sem ter que tomar decisões de última hora.

Mas lembre-se, antes de iniciar a sua lista sempre confira o que você já tem na sua despensa ou geladeira que pode compor a sua receita.

Após ter certeza do que você já tem em casa, comece a priorizar os itens indispensáveis e que não tenham pretensão de substituição no seu cardápio.

Divida a conta entre os integrantes

Uma boa forma de economizar é fazer o famoso “junta, junta”, que é dividir o valor total da ceia com todos que irão participar da comemoração.

Como os gastos durante o Natal não se concentram apenas na ceia, fazer a divisão gera uma economia muito grande, o que automaticamente dobra a quantidade e a qualidade, sendo possível até mesmo fazer uma ceia de Natal de luxo.

Ou seja, quanto maior o número de pessoas para “rachar a conta”, mais fartura e economia você terá na sua ceia de Natal.

É possível fazer uma ceia com apenas R$100 reais para cada participante ou até menos, tudo irá depender do número de convidados para a sua ceia de Natal.

Compare preços entre supermercados

Ter o costume de fazer comparativos de preços antes de realizar suas compras é de grande serventia para economizar dinheiro.

E durante o Natal essas comparações não podem ser deixadas de lado se a intenção do consumidor é fazer uma ceia de Natal econômica.

Inclusive, alguns produtos oferecem cashback, cupons de desconto e ganho de pontos quando são adquiridos, por esse motivo é importante analisar as melhores opções.

Não deixe para comprar na véspera

Uma dica valiosa é já ir comprando o que não é perecível no início do mês e durante as semanas anteriores ao Natal.

Vários itens que irão compor a sua ceia de Natal econômica podem ser comprados com antecedência, como por exemplo produtos que são enlatados, temperos, bebidas ou até mesmo as carnes que podem ser congeladas.

Considere fazer substituições

Se em sua lista existem produtos que estão com o preço mais elevado, é ideal que você já tenha em mente algumas substituições que podem ser feitas.

Seja a troca da carne principal, ou até mesmo do molho de tomate que você definiu prioridade por uma marca, caso necessário faça substituições por produtos que são considerados genéricos mas que também são de qualidade.

Reaproveite as sobras da ceia

Um assunto bem polêmico é o reaproveitamento das sobras do Natal, mas olha, tem um monte de receita top para fazer com os alimentos que sobraram da noite anterior.

Entenda que, quando falamos em sobra, não estamos falando dos restos de comida que já foram consumidos por outra pessoa, e sim daquele alimento que não foi tocado por ninguém e que ainda pode ser consumido com segurança.

Reaproveitar o alimento além de ser econômico, é uma excelente alternativa para que não seja desperdiçado um alimento que ainda pode ser usado em várias receitas bem gostosas.

Nunca esqueça a lista de compras

Quando a sua lista de compras fica para trás, existe uma grande possibilidade de você se perder no que já foi programado para não ultrapassar o orçamento que já foi pré-definido anteriormente.

Antes de sair de casa lembre-se que a primeira coisa a ser colocada na carteira ou na bolsa é a sua lista com os itens que devem ser comprados.

Esquecer de comprar itens para a ceia é o primeiro erro de quem quer realmente fazer uma ceia mais em conta, até porque, o preço em padarias, mercadinhos de bairro ou qualquer serviço de delivery dobram na véspera de Natal.

Ou seja, o que você planejou para fazer uma grande e farta ceia de Natal econômica pode ser comprometido. Espero ter ajudado com as dicas, boas festas e até a próxima!