Uma boa festa e reunião em família no final do ano tende a ser incentivada pela ceia de Natal, para quem comemora. Seja na noite da véspera ou no dia do Natal oficial, muitas famílias se reúnem para esse evento, que pode sair caro se não houver economia.

Principalmente, porque na época muitos ingredientes ou pratos tendem a ficar mais caros, e quanto mais pessoas compõem a família, maiores são os gastos, e assim os custos aumentam, principalmente para quem fica encarregado de receber convidados e cozinhar.

Ainda existem famílias que não separam os gastos, ou até mesmo que não dividem a conta. Dessa forma, algumas pessoas presentes na ceia gastam mais que as outras. Com o intuito de mudar isso, decidimos escrever dicas sobre um planejamento financeiro ideal antes de preparar aquela ceia de Natal querida por todos da sua família. Não deixe de anotar essas dicas e economizar muito!

Publicidade

Saiba economizar na ceia de Natal deste ano

Essas dicas ficam muito mais valiosas se você lembrar que na época de fim de ano todos estamos tentando economizar, e mesmo assim, muitos de nós damos valor a uma variada ceia de Natal.

Ninguém deve parar de investir ou poupar seu dinheiro para o ano que virá por conta de duas festas de fim de ano. Seja para a ceia de natal ou ano novo essas dicas consigo, da forma mais inteligente possível, evitando o vermelho em sua conta bancária.

Anote o número de convidados e os pratos da ceia de Natal

A chave para uma ceia de Natal econômica e cheia de sorrisos é a organização e planejamento. Não deixe de fazer uma lista com todas as pessoas que estarão nessa ceia. Assim, você não exagerará na comida e saberá quantas porções as suas refeições deverão render, aproximadamente.

Também existe a possibilidade de reunir seus convidados a fim de discutir um cardápio que seja agradável para todos, decidindo também se uma ou mais pessoas ficarão responsáveis pela preparação da ceia de Natal, junto a divisão dos custos dos ingredientes entre todos os convidados ou se cada convidado levará um prato. A segunda opção pede organização no momento de elaborar uma lista de pratos, para que ninguém leve repetido.

Faça a divisão da conta dos participantes

Quantas pessoas participarão da sua ceia de Natal? Lembre-se que nesse caso, quantidade e qualidade sairá mais barato para todos. Principalmente se você seguir essa dica, a de dividir a conta. Assim, os gastos não serão pesados para toda a família e convidados.

É inadmissível apenas uma pessoa ou um pequeno grupo gastar com comida, enquanto outros não precisam se preocupar. Além da ceia, cada um também gastará com roupas e acessórios para passar a data, e por isso também é essencial economizar no Natal. Portanto, reforce a coletividade na hora de dividir a conta entre os participantes da ceia de Natal.

Tente não pagar por insumos da ceia de Natal com o cartão de crédito

Esqueça o cartão de crédito ao comprar os ingredientes e insumos para sua ceia de Natal. Não deixe de aconselhar o responsável pelas compras também, uma vez que definir um orçamento antes de sair às compras é o melhor.

Nós sabemos que o cartão de crédito pode acarretar dívidas, caso a pessoa não utilize com sabedoria ou tenha que fazer uma grande compra. O cartão de crédito não pode ser utilizado como uma extensão para seu dinheiro, além de que o ano já começará com impostos e gastos importantes para pagarmos.

Lembre-se que o cartão de crédito não te dá poderes, tampouco cobre gastos exorbitantes. Não compre mais do que o cardápio sugere, leva em conta que você o criou com todas as pessoas que estarão na ceia de Natal. 

Troque ingredientes caros por insumos da estação

Nós já sabemos que na época de Natal, os ingredientes natalinos aumentam de preço exponencialmente por causa da época e alta demanda. Se você puder comprar ingredientes natalinos antes de dezembro, mesmo que congelados, é melhor.

Além disso, você também poderá incluir ingredientes do verão, como verduras e frutas da estação, uma vez que estarão com um preço mais acessível. Que tal fazer uma salada ou torta com frutas da estação?

Se a sua ceia de Natal não agradar sem produtos natalinos, opte por marcas nacionais ou produtos de boa qualidade que estejam com um preço mais em conta.

Reaproveite o que sobrar da ceia de Natal

Na maioria das vezes, após aquela ceia de Natal caprichada, podemos contar com as sobras no dia seguinte. A ideia é recolher essas sobras e aproveitá-las para o dia seguinte.

Vamos supor que sua ceia de Natal em família foi na noite do dia 24, como é comum ser. Pra que preparar um novo almoço no dia 25, se você pode reaproveitar as sobras do bacalhau para fazer um purê com batatas inglesas, ou aproveitar o resto de peru para uma farofa, por exemplo?

Seja criativo. Se não houver almoço de dia 25, divida as sobras deliciosas com os convidados.

Não deixe de comparar preços

Vá e volte em estabelecimentos, se for preciso, mas não deixe de comparar preços, a fim de realizar uma ceia de Natal econômica. Se organize um mês antes, para evitar a compra impulsiva. Se você comprar o primeiro produto que ver sem comparar preços, estará abandonando a economia.

Fique atento em locais que entram em promoção com mais frequência, e aproveite ofertas sazonais.

Não compre no dia 24 (pelo amor de Deus!)

O dia da véspera de Natal é para dar início a preparação da ceia de Natal, e não para comprar. Compre antes, e garanta uma maior economia. Quanto mais perto do Natal, maiores os preços ficam, além de aumentar as chances de você não encontrar algum item essencial.

Economizar se assemelha muito a se planejar. Se não houver planejamento, você não economiza. Simples assim. Antes do meio de dezembro, comece a comprar os alimentos não perecíveis, ou seja, os que não estragam com mais facilidade.

Não deixe a lista de compras para lá

Não ignore a sua lista de ingredientes. Por ignorar as listas, muitas pessoas se esquecem de insumos importantíssimos para a ceia de Natal. 

Vamos supor que você esqueceu de comprar azeitonas para o arroz, e faltam 7 horas para a ceia. Assim, você teria que comprar na correria, mas e se não der para voltar ao mercado? Sua opção seria comprar por delivery. Assim, você teria que pagar pelo produto e entrega, fazendo com que tudo fique mais caro.

Ande com sua lista de compras para a ceia de Natal como se fosse um braço seu. Portanto, dessa forma você não terá mais motivos para deixar de economizar na ceia de Natal, mantendo a forma maravilhosa de celebrar o feriado.