Sim, a sustentabilidade tornou-se um dos assuntos mais importantes da nossa era. Hoje, praticamente todas as pessoas, empresas, governos e cidadãos. Preocupação em preservar os recursos naturais da Terra.

Se você tem uma responsabilidade sobre o seu consumo e sobre os seus gastos, deveria começar a pensar em preservar os seus recursos e cuidar do nosso planeta.

Se você ainda não pensa dessa forma e quer saber como começar a fazer o diferencial na Terra, poderá ler este artigo e entender melhor como praticar uma economia sustentável dentro da sua casa.

Não é difícil pensar na sustentabilidade. Na verdade, é muito fácil pensar um pouco mais no planeta Terra e nos outros, em vez de pensar apenas em nós mesmos.

Precisamos preservar o nosso habitat, é o lugar onde vivemos e o lugar onde as próximas gerações viverão. Se continuarmos agindo dessa forma, não vai sobrar um ser humano para contar a história, não é mesmo?

Bem, se você quer aprender a poupar os seus recursos e ajudar o planeta Terra, continue lendo este artigo.

O que é economia sustentável?

Antes de começar, o artigo, é muito importante que você saiba o conceito de economia sustentável.

Muitas pessoas não sabem, mas a economia sustentável é um conceito que resume basicamente, você usar responsavelmente os recursos que a Terra oferece. Ou seja, você deve preocupar-se em aproveitar e preservar os bens naturais da Terra, que são totalmente finitos.

Logo você deve tentar diminuir o impacto das suas ações na poluição global.

A economia sustentável visa com que os moradores do planeta Terra tenham uma qualidade de vida maior. A mesma quer que as pessoas tomem consciência do mal que fazemos ao planeta.
O assunto da economia sustentável tem ganhado muita visibilidade ao redor do mundo. Os países mostram-se cada vez mais importados com a adoção de medidas que beneficiem o bem-estar da Terra.

As empresas, muitas delas já se mexem para que os danos de produção não sejam tão altos. Inclusive, algumas leis em alguns países já preveem que as empresas só podem fazer x valor de poluição por ano.

Algumas empresas grandes também começam a implementar umas medidas inovadoras para que possam produzir produtos de forma mais fácil e sustentável. Claro que os consumidores também devem repensar na hora de comprar um produto.

Você sabia que 87% dos brasileiros procuram por produtos que são mais sustentáveis para o planeta Terra? Isso também inclui os produtos veganos e cruelty free. 70% das pessoas que foram entrevistadas disseram que não se importam de pagar um valor a mais por um produto mais sustentável, que faça melhor ao planeta Terra.

Portanto, se você é um dono de empresa ou empreendedor, talvez deva considerar este tipo de produtos para melhorar a economia da sua empresa e proteger a terra. A sua economia sustentável deve começar dentro da sua casa. As ações que cada um faz fazem toda a diferença, apesar de você pensar que não, elas fazem.

Algumas pessoas vão com aquele embasamento de “Se os outros não fazem, porque eu vou fazer? Serei o único fazendo, não farei a diferença.” mas isso está totalmente errado. Se todos pensassem assim, nenhuma mudança seria feita. Por isso cada um deve pensar individualmente e tentar também incentivar os outros a pensarem dessa forma.

Agora vamos entender 3 formas de economizar dentro de casa para promover a economia sustentável.

Como economizar e promover a economia sustentável?

Claro que existem algumas formas de economizar e começar a promover uma economia mais sustentável para todo o planeta Terra. Em primeiro lugar, é preciso que você pare de desperdiçar.
Somos ensinados a fazer isso desde crianças, é bastante óbvio mas mesmo assim, as pessoas ainda deixam passar alguns desperdícios.

Falamos de banhos demorados que acabam por gastar muita água ou energia elétrica. Falamos de luzes acesas quando você não está no ambiente. Falamos da comida que sobrou do dia anterior e foi para o lixo.

Saiba que tudo tem um reaproveito e tudo pode ser manuseado. Não faça as coisas sem pensar. Comece a anotar as coisas que você desperdiça.

Você também pode começar a aplicar a regra dos 3 RS da sustentabilidade. Você sabe que é bem comum que as pessoas descartem as coisas por já não precisarem mais?

Existem papéis, embalagens de vidro e roupas que, apesar de não terem tanto uso para nós, podem ter para outras pessoas ou para outras funções.

Os 3 RS basicamente pedem que você saiba reduzir, reutilizar e reciclar os seus itens. Assim, você transformará o mundo.

Reduza a quantidade de itens em sua casa, não compre coisas que você não vai necessitar. Não compre 6 embalagens de leite se você apenas toma 1L em 1 mês. Saiba pensar na sustentabilidade do planeta.

Reutilizar é fácil. Sabe aquela calça que você já não utiliza porque não cortar e fazer um short? Sabe aquele vidro de azeitonas vazio? Reutilize para colocar os seus condimentos. Lembre-se que tudo tem uma utilidade para além do que pensamos.

E claro, reciclar. Não custa nada separarmos o nosso lixo de casa em 3 papel, vidro e plástico. Colocar o lixo nos respectivos lugares, dentro do contentor é apenas uma obrigação que todos deveríamos ter.

A reciclagem salva muito a vida útil do nosso planeta. Ela trará para si e para os seus uma qualidade de vida cada vez melhor. Por fim, você pode tentar transformar os seus hábitos. Se você não conseguiu cortar o desperdício reciclar e reutilizar os seus itens, você pode transformar seus hábitos.

Que tal optar por folhas de papel já recicladas em vez daquele tradicional branco novinho? Que tal largar os absorventes menstruais e trocá-los por opções sustentáveis, como os coletores?
E aquelas lâmpadas que gastam muita energia? Que tal substituir pelas LED, que gastam menos.

São inúmeras a chance de poupar no nosso dia a dia que desperdiçamos por bobeira.

Bem, repense nas suas atitudes. Se você gostou do artigo, não se esqueça de compartilhar com os seus amigos e de colocar a mão na consciência, pois o nosso planeta está indo de mal a pior. Obrigado e boa reciclagem.