5 minutos é o tempo necessário para se formalizar como MEI, por isso é sempre o mais escolhido entre os diversos empreendedores que estão começando e querem economizar tempo na formalização.

Entretanto, apesar desse primeiro passo ser fundamental para entrar de vez no mundo dos negócios de forma profissional, é preciso entender que pode ser o momento de mudar.

Isso porque, a modalidade de Microempreendedor Individual tem grandes limitações e possui diversos entraves ao desenvolvimento natural dos empresários. Forçando-os a procurarem alternativas mais viáveis como a LTDA.

Publicidade

Por isso, veja as principais informações que você precisa saber para não perder tempo na transição de MEI para empresa LTDA.

Porque sair do MEI?

Ter um propósito em todas as ações que tomamos na vida ajuda a construir um futuro mais participativo da sua parte, criando uma autonomia e independência. Assim, os principais motivos que levam os MEIs a “pedir pra sair” são:

  • Aposentadoria: Pensando no longo prazo, muitos empreendedores abandonam essa maneira de formalização para garantir um futuro que não dependa do salário mínimo para sobreviver.
  • Faturamento: Apesar de 81.000 parecer um número bom, é comum que nos primeiros anos de atuação, você ultrapasse esse valor com muita facilidade.
  • Parceiros: Como você só consegue contratar apenas mais um funcionário, suas operações são bem limitadas à quantidade da demanda.
  • Acesso a capital: Empresas maiores e enquadrada em categorias superiores, conseguem mais acesso a crédito para financiar as suas expansões.

O que é uma empresa LTDA?

A sigla vem do significado de Limitada, ou em termos das regras brasileiras, é uma Sociedade Limitada.

Diferenciando-se de outras modalidades de caracterização das empresas, a LTDA contém algumas particularidades como:

  • Separação entre patrimônio da empresa e patrimônio do empreendedor.
  • Dispensada a exigência de capital social para a abertura.
  • A remuneração dos sócios é proporcional à cota investida na abertura da empresa.
  • Contratação de até 19 funcionários dependendo da categoria escolhida.

Uma dúvida muito comuns dos empreendedores é com o Regime de Tributação, podendo assumir dois caminhos:

  1. Lucro Real: A tributação apenas acontecerá sobre o lucro da empresa, esta modalidade tende a ser mais complexa quando o assunto é a declaração.
  2. Lucro Presumido: Como o nome diz, a tributação será com base em uma expectativa futura de rendimentos.

Outro ponto muito importante é que, mesmo não tendo sócios, você consegue realizar a abertura, porém ganha outro nome. A Sociedade Limitada Unipessoal, é garantida por lei e têm os mesmos direitos que a LTDA.

Quais as vantagens de uma empresa LTDA?

Há diversos benefícios que estão rodeando a modalidade limitada, entre os principais estão:

  • A empresa a ser formada ganha características autônomas, considerada uma instituição independente pela instituição.
  • O patrimônio dos sócios está garantido caso a empresa possua algum problema financeiro, como acontece em algumas modalidades. Assim, qualquer dívida que ela tenha não necessitará de você abrir mão do seu.
  • A divisão de lucros é muito mais fácil e os entraves são praticamente inexistentes nessa modalidade.
  • Exclusão do sócio que não contribuir financeiramente para a empresa.
  • O capital social não tem valor mínimo, assim, você pode usar até 1 real como sendo seu capital social para começar o empreendimento.

Quais as desvantagens da empresa LTDA?

Apesar de ser bem completa, isso não significa que seja blindada contra pontos negativos, assim, os mais recorrentes são:

  • Dispensa a necessidade de criação de um conselho fiscal, assim, pode favorecer certas ações que não existem no mundo contábil.
  • Não existe capital mínimo, assim, mesmo sendo muito bom porque independe da renda, é preciso haver uma concordância entre os sócios para que não seja prejudicial para algumas das partes.
  • O sócio responde pelo capital no todo: Com isso em mente, mesmo um alocando 100 mil reais e o outro apenas 20 mil reais, todo o capital será resultado de 120 mil reais.

Como transformar de MEI para LTDA?

A mutação de MEI para LTDA se dá a partir das características da Microempresa, algumas delas são:

  • Você pode contratar mais funcionários, desde que esteja no teto de 9 funcionários caso seu setor seja o de serviços e 19 caso esteja imerso na indústria.
  • Faturamento anual de até 360 mil por ano, uma média de 30 mil reais por mês.
  • A atividade econômica precisa estar restrita a… Não utilizamos esse termo na Microempresa, assim, não há restrições para a sua atuação.
  • As modalidades de tributação seguem dois caminhos, o Lucro Real ou Lucro Presumido.

Agora, os passos para começar a concretizar são:

  1. Solicitar o desenquadramento do Simples Nacional.
  2. Dirigir-se até a Junta Comercial para formalizar o pedido de transferência.
  3. Encontrar seu CNAE.
  4. Escolha o regime tributário.
  5. Providencie os alvarás que a sua região solicita para a categoria.

Quais outras sociedades existem?

Sociedade Anônima (S/A)

Um fato comum em diversas empresas é a publicidade das informações que não são consideradas dados sensíveis pelo governo. Para tentar contornar isso, a Sociedade Anônima mantém algumas informações ocultas como: capital social não atribuído a algum nome e ações que podem ser transacionadas sem escritura pública.

Sociedade simples

Um meio de unir diversos profissionais de maneira cooperativa e que exercem a mesma atividade. Podendo aparecer como serviços de natureza intelectual ou cooperativa.

Sociedade de economia mista

A título de curiosidade, é um dos modelos governamentais que podemos ver em corporações como a Petrobrás, onde parte é administrada pela iniciativa privada que opera em conjunto com o setor público.

Conclusão

Apesar do nome limitado, os objetivos que você deve ter com a sua transição não devem ter limites.Assim, depois de colocar todos os passos aprendidos nesse artigo em prática, você terá uma nova realidade empresarial.

Servindo como base para possíveis trocas no futuro e novos enquadramentos com faturamentos ainda superiores.Mas, para isso acontecer é preciso começar hoje a identificar as necessidades do momento e como o seu CNPJ irá se beneficiar com isso.

Agora, compartilhe nas suas redes sociais, assim, é possível alcançar ainda mais empreendedores que desejam sair do MEI para se enquadrar na Sociedade Limitada.