Como a maioria das coisas na vida, para viajar é preciso planejamento e organização. Mas se você quer aprender como viajar gastando pouco isso será fundamental. Ao planejar a viagem é importante ter em mente quanto está disposto a gastar ou quanto tem disponível para isso.

Qual o destino?

Você tem um destino definido ou qualquer lugar que não seja sua casa/cidade está valendo? O primeiro passo é decidir isso.

Se souber exatamente para onde quer ir: as escolhas de economia deverão ser pautadas em cima de fatores como: a época do ano é de alta temporada ou não, se o meio de transporte por avião as passagens serão compradas com antecedência ou não, se for outro meio de transporte como será etc.

Publicidade

Se qualquer lugar é possível: um leque de possibilidades se abre e você pode optar por ir para um lugar que seja mais barato do que outros, o que já barateia a viagem desde o princípio.

O destino é no exterior?

Quando o assunto for dólar a dica para viajar gastando pouco é: opte por comprar a moeda em espécie, porque o IOF é menor do que para quem compra com cartão de crédito. O IOF cobrado de quem compra dólar em espécie é de 1,1%, já para compras internacionais é de 6,38%. O que nos leva para nossa próxima dica.

Opte por dinheiro em espécie

No caso do dólar essa sugestão é feita pelo fator mencionado acima. Mas independente da moeda utilizada (real, dólar ou qualquer outra), sempre que possível, utilize o dinheiro em espécie, pois isso possibilita barganhar mais nos lugares no local que você estiver conhecendo, o que consequentemente gera economia e te permite viajar gastando pouco.

Mas sim, o risco é maior. Para diminuir esse perigo você pode deixar o dinheiro no hotel e andar apenas com a quantidade que separou para aquele dia, por exemplo.

Tenha um roteiro de viagem

O roteiro de viagem é para sua viagem o mesmo que a lista de compras é para sua ida ao supermercado: uma forma de não dar margem para gastos desnecessários. Com ele você vai estabelecer o que será feito, quais os passeios, quanto custa os passeios que quer fazer, quais os restaurantes, como irá se locomover de um lugar para o outro.

Se tudo isso for pensado antes, as chances de viajar gastando pouco crescem. Inclusive, nessa etapa pode ser interessante estabelecer limites de gastos para certas partes da viagem. Por exemplo, o gasto com lembrancinhas será de R$ 250,00. E esse será o limite da viagem.

Transite como um morador local

Ser turista custa caro, mas é possível economizar em algumas coisas para poder gastar mais em outras e conseguir viajar gastando pouco. Por exemplo: utilizar o transporte coletivo para se locomover e usar o dinheiro economizado (que seria usado com aplicativos de transporte ou carro alugado) para um restaurante bacana que queira ir. No planejamento do roteiro de viagem você pode fazer as pesquisas de quais etapas é possível economizar para gastar mais em outras.

Compras x Experiências

A viagem para você é um momento de fazer compras ou de viver experiências? Caso seja um momento de compras, pode ser interessante estabelecer limites para cada tipo de compra, como sugerido no final da dica “Tenha um roteiro de viagem”.

Se o que vale para você são os passeios e as experiências, pode ser necessário ter que fazer escolhas entre quais ir. E aqui a dica de barganhar com o dinheiro em espécie ganha um significado especial, pois certos tipos de experiências nas viagens se pagas com dinheiro em espécie podem ter um desconto muito bacana.

Use milhas

Caso seu cartão de crédito tenha um programa de pontos, confirme se não é possível conseguir comprar passagens de avião com a pontuação acumulada. É um gasto a menos muito significativo na viagem.

Pesquise muito

Não deixe para procurar sobre o local que vai conhecer apenas quando estiver lá. Procure saber sobre coisas que podem te gerar economia antes mesmo da viagem. Como, por exemplo, clubes de desconto que em muitos casos oferecem descontos exclusivos para cada cidade. Assim, você faz o que já iria fazer, mas pagando menos.

Conclusão

Caso não tenha ficado claro o suficiente, planejar te dará muitas vantagens quando o assunto é viajar gastando pouco.

É possível adiantar passagens por um preço mais bacana, comprar a moeda do destino por um preço mais em conta, planejar o roteiro considerando todos os lugares que quer ir de forma inteligente e calculada, estabelecer limites de gastos e muito mais. Parece muito trabalho, mas uma vez que estiver tudo feito, é só ir para o destino e aproveitar muito!