Caso você seja um profissional autônomo ou um empreendedor e queira aceitar cartão no seu negócio, com certeza você já se deparou com o questionamento de se valeria mais a pena comprar uma maquininha ou alugar uma. E vamos te ajudar a solucionar essa questão.

Afinal de contas, é muito importante planejar e fazer com que as escolhas relacionadas ao seu empreendimento sejam tomadas da maneira mais bem pensada. E para isso é preciso conhecer bem as vantagens e desvantagens de cada uma das opções. Vamos lá?

Comprar ou alugar uma máquina de cartão?

Como falamos anteriormente, é muito importante analisar as opções a fim de descobrir qual é a mais vantajosa para o seu negócio atualmente. Porém, o fato é: aceitar cartão no seu empreendimento é primordial.

Publicidade

E isso se deve ao fato de que hoje em dia a maioria das pessoas prefere comprar por meio de um cartão de crédito e caso você não aceite no seu estabelecimento, isso pode impactar diretamente na quantidade de vendas que você consegue finalizar. No entanto, como qualquer outra decisão, você deve considerar os critérios que envolvem este processo.

Mas basicamente podemos adiantar aqui caso você seja um comerciante iniciante nas vendas, pode ser mais interessante que você compre uma maquininha. Por outro lado, caso você realize mais transações e queira contar com mais de um equipamento em seu negócio, você pode considerar a opção do aluguel. Mas vamos descobrir um pouquinho mais sobre cada uma das opções?

Custos do aparelho

O primeiro fator que devemos analisar em relação ao custo do aparelho. Isto é, hoje em dia existem máquinas de cartões diversos valores e é possível que você escolher uma que caiba no seu orçamento sem prejudicar.

Por esse motivo, comprar uma maquininha de cartão pode ser uma boa opção caso você disponha de pouco valor em caixa e queira uma máquina para usar de maneira definitiva. Pois ao comprar o produto será seu definitivamente e você não precisará se preocupar em devolver em algum momento.

Por isso, vale ressaltar que existem máquinas de cartões que custam a partir de R$100 e esse valor é pago parcelado, o que torna ainda mais fácil adquirir uma. Além disso, quando a maquininha é de propriedade do vendedor, você consegue ter maior autonomia nas decisões. Como por exemplo levar para lugares diferentes ou até mesmo emprestar para outras pessoas.

Todavia, vale lembrar que em caso de aluguel você não precisará pagar absolutamente nada pela compra do aparelho. Então, caso você faça bastantes vendas e não queira investir em comprar um aparelho, alugar pode ser uma boa opção.

Burocracia

Quando falamos sobre burocracia, estamos falando sobre algo que todas as pessoas querem correr. E justamente por esse motivo, saiba que comprar uma máquina de cartão pode oferecer consideravelmente menos burocracia do que alugar. Pois, em geral, para comprar uma maquininha você só precisa inserir os seus dados no site e realizar a compra, e pouco importa se você é pessoa física ou jurídica.

No entanto, no caso de aluguel de máquinas de cartão, você precisará ter um CNPJ ativo. Isso se deve ao fato de que este produto é mais voltado e adequado para pessoas e empresas que realmente trabalham com vendas e respondem como pessoa jurídica, pequenas e médias empresas.

Além disso, as opções de aluguel de máquina geralmente contam com funcionalidades e benefícios maiores voltados para CNPJ, o que explica a maior burocracia envolvida na solicitação do produto.

Opções

Em relação às opções disponíveis, são muitas. Isso se aplica tanto para compra de máquinas quanto para aluguéis. Contudo, é importante ressaltar que no caso de compra de máquinas de cartão as opções podem ser mais simples e envolver menos funcionalidades. Por outro lado, quando você decide alugar uma máquina, é possível contar com as melhores opções disponíveis no mercado e as mais atualizadas com maiores recursos tecnológicos.

Então partindo disso, se você quer uma opção mais econômica e não se importa muito com as funcionalidades e benefícios adicionais que podem estar inclusos no produto, comprar pode ser uma opção considerável para você. No entanto, se você valoriza as melhores tecnologias, funcionalidades mais avançadas e o que há de melhor no mercado, com certeza você deve optar pelo aluguel.

Além disso, ao alugar uma máquina de cartão, conforme a empresa lança novos modelos e faz melhorias nos produtos, você receberá notificações e poderá fazer upgrades. O que não ocorre no caso de compra, visto que é definitivo.

Manutenção

Se você é uma daquelas pessoas que se preocupa com o futuro e já está pensando na possibilidade da maquininha precisar de manutenção, tenho uma boa notícia. Caso você compre, não terá manutenção. Isso porque a máquina será sua de maneira definitiva. Ou seja, você só pode contar com a garantia oferecida na compra mesmo, nada além.

Por outro lado, em caso de aluguel, a manutenção é garantida. Isto é, ao alugar, você terá a garantia de uma máquina em perfeitas condições durante todo o tempo do aluguel. Pois qualquer defeito poderá reclamar e terá retorno sobre o problema que ocorreu.

Vale lembrar que, no caso de aluguel, o contrato de locação já prevê a manutenção da maquininha. Desta forma, caso ocorra algum imprevisto, você não precisará se preocupar com gastos adicionais relativos a defeitos ou produtos quebrados.

Atualizações

Conforme citamos acima, quando você compra uma máquina, você terá direito a apenas aquele produto. Isso quer dizer que caso a empresa faça modificações ou lance modelos novos, você não poderá fazer upgrade. A menos, é claro, que compre o modelo novo.

Porém, no caso de aluguel você pode conseguir garantir o acesso a esses recursos mais modernos por valores mensais combinados previamente.

Qual a melhor opção: comprar ou alugar?

Por fim, a resposta que podemos dar é: depende. Por isso, basta que você analise as informações que fornecemos acima e ver o que melhor se encaixa nas suas expectativas.

Mas para resumir: caso você seja iniciante e venda pouco, recomendamos que escolha a opção de comprar, assim você consegue se adaptar melhor a esta forma de negócio. No entanto, caso possua um negócio consolidado e um grande fluxo de vendas, alugar pode ser uma excelente pedida para você!