Entre os desejos mais comuns entre todos os brasileiros, conseguir se mudar para fora do Brasil está entre os principais. Morar em grandes metrópoles é o sonho de muitas pessoas que acompanham a vida dos filmes e séries.

Mas, muito mais do que apenas está nas telinhas, há localidades espalhadas por todo o mundo em que o custo de vida está em níveis estratosféricos. Exigindo, muita das vezes uma ocupação com altos valores até mesmo para conseguir morar de aluguel.

Para mostrar para você estas cidades, criamos um guia completo para você conhecer os quatro cantos do mundo da visão financeira de morar nelas, veja!

Publicidade

Quais as x cidades mais caras para se viver no mundo?

Confira o ranking realizado por uma das revistas de Economia mais conceituadas de todo o globo, The Economist.

1. Tel Aviv

A cidade capital de Israel está no topo do mundo quando um dos assuntos é custo de vida. Entre um dos fatores que causou essa explosão de preço é a valorização da moeda local, o shekel, muito superior à norte-americana.

Criando um efeito cascata para seus moradores, Tel Aviv alcançou a marca de 106 pontos na revista americana que avalia os diversos aspectos que estão relacionados ao custo de vida.

2. Paris

A Expatistan, fez uma pesquisa recente para mostrar qual o salário mínimo ideal para conseguir se manter minimamente em Paris sendo solteiro, o resultado mostrou um valor acima de 3000 euros nessas condições.

Palco de grandes marcas e de empresas de perfume reconhecidas no mundo inteiro, Paris é reflexo do seu alto marketing para atrair visitantes.

3. Cingapura

A partir de 1819, uma das ilhas mais famosas do continente asiático, surgiu justamente por sua localização estratégica, interligando pontos importantes da região e foi um dos pilares para a construção do que é hoje.

E um dos fatores que explicam o seu custo de vida é o território que é pequeno por ser uma ilha, assim, abriga uma quantidade limitada de pessoas e que possam pagar o valor de aluguel.

4. Zurique

A Suíça é muito conhecida por seus bancos, relógios e alpes, assim, abre a quarta posição das cidades com maior custo de vida para se viver. Com serviços básicos custando de 20 a 30% mais caro do que em outros lugares na Europa, morar na Suíça é um desafio para as pessoas que não estão entre entre as mais ricas.

5. Hong Kong

Por muitos anos, Hong Kong ocupou as primeiras posições deste ranking. Isso acaba forçando o surgimento de micro moradias e milhares de pessoas vivendo em condições com o menor espaço possível e até mesmo abrindo mão da qualidade de vida.

E vale ressaltar, Hong Kong não é a capital da China e mantém relações totalmente independentes deste.

6. Nova York

Com um almoço custando cerca de 19 dólares, uma pessoa solteira em Nova York teria que ter uma renda de 4.648 dólares para manter um custo de vida razoável. Isso é reflexo dos altos aluguéis que tem uma média de valor entre 1600 dólares e tem várias explicações, entre elas está o grande centro de mídia gerado na região e exportado para o mundo.

7. Genebra

Centro de grandes instituições como a própria ONU e a Cruz Vermelha, Genebra é a outra participante da Suíça em nosso ranking. Tudo isso é um grande sinal de desenvolvimento localizado, com pessoas trabalhando para instituições com alcance global e veem na cidade incentivos para estabelecer suas sedes.

8. Copenhague

A Dinamarca é um exemplo mundial em desenvolvimento sustentável. Mesmo com todo o aparato para remediar o impacto nos seus moradores, Copenhague foge um pouco da curva.

9. Los Angeles

Estados Unidos é sempre sinônimo de dólar e quando esta palavra vem em mente é a certeza que você vai gastar muito mais do que o planejado. Assim, você precisa estar muito bem resolvido quando optar por estabelecer sua moradia em Los Angeles.

10. Osaka

O Japão é sempre lembrado por grandes feitos na humanidade, além de ter sob seu território marcas de grande renome mundial, atraindo trabalhadores por todo o mundo com salários muito acima da média.

E Osaka tende a crescer ainda mais, visto que, conseguiu ultrapassar a capital do próprio país.

E no Brasil? Qual o ranking?

Segundo o site custodevidabrasil, as 5 cidades com um custo de vida mais elevado para se viver é:

  1. Assis – SP
  2. Santos – SP
  3. São José dos Campos – SP
  4. São Paulo – SP
  5.  Florianópolis – SC

Uma curiosidade que a maioria tem em comum é que 4 delas pertencem ao estado de São Paulo. O estado que mais produz em números do PIB em nosso país sofre os efeitos negativos do grande desenvolvimento.

Fazendo refletir sobre as políticas locais para favorecer as pessoas que não tem tanta renda, conseguirem ter uma vida minimamente aceitável, gerando um ciclo positivo que pode até aumentar ainda mais os números do Produto Interno Bruto.

Conclusão

Apesar dessas cidades parecerem impossíveis em um primeiro momento, se você um dia desejar se aventurar por elas não está inacessível.

Esse custo de vida alto é apenas um alerta para fazer um planejamento de vida mais demorado e com mais calma, evitando assim, gastar todas suas economias nos primeiros dias morando na cidade.

Outra grande dica dos especialistas é sempre procurar emprego antes de estar fisicamente no local. Até para entender como funciona a demanda dos empregadores locais, adiantando assim, possíveis faltas de oportunidade.

Por fim, esperamos com o guia, ter ajudado você a matar a curiosidade sobre as regiões mais caras para se viver. Agora, compartilhe nosso artigo nas suas redes sociais para que mais pessoas possam tirar bom proveito dele.