Você é uma pessoa que possui muitas dívidas e pendências? Caso suas partes sejam assim, sabe que você não está sozinho. Hoje em dia, boa parte das pessoas no Brasil possuem dívidas e tem algumas dificuldades para quitar todas elas.

Por esse motivo, hoje vamos falar sobre consolidação de dívidas. Você sabe o que isso significa? Em geral, consolidar dívidas quer dizer que você conseguirá juntar todas as dívidas existentes em uma única dívida. Seria um sonho, não é mesmo? Muitas pessoas querem quitar todas as suas pendências de uma vez por todas e caso você esteja de entre elas, a melhor estratégia deve ser unificar todas elas em uma só dívida.

Isso se deve ao fato de que com muitas dívidas em aberto, é comum que você esqueça de alguma delas ou só consiga pagar algumas contas e é aí que entram os juros, o principal vilão dessa história. Por isso, caso você queira aprender como consolidar suas dívidas, fique conosco que vamos ensinar. Afinal de contas, todo mundo deseja viver mais tranquilo e com segurança financeira. O que é muito afetado em casos de muitas pendências. Sem mais delongas, vamos lá!

Publicidade

O que é a consolidação de dívidas?

Como falamos anteriormente, consolidar dívidas quer dizer exatamente o fato de unir todas as suas dívidas em uma só. Esse tipo de serviço é muito vantajoso pois geralmente conta com uma taxa de juros mais baixa e um prazo de pagamento mais longo, o que facilita demais o pagamento das pendências. No entanto, existem algumas maneiras específicas para consolidar as suas dívidas, sobre elas que vamos falar daqui a pouquinho!

Em geral, caso você tenha feito muitos empréstimos ou tenha muitas pendências divididas em várias parcelas a serem pagas para diferentes empresas, a consolidação de dívidas pode te ajudar pois irá unir não só as dívidas, como também as parcelas mensais. Assim fica mais fácil, né?

No entanto, antes de tomar a decisão de consolidar as suas dívidas, é muito importante que você entenda exatamente quais são as vantagens e desvantagens deste processo! Mas vamos falar sobre isso daqui a pouquinho também.

Em geral, caso a pessoa esteja em uma situação de endividamento excessivo, pode ser muito mais vantajoso solicitar um empréstimo pessoal ou pagar todos os débitos por meio de uma parcela fixa que tenha um prazo maior. Afinal, isso é muito melhor do que ver o  seu salário ou remuneração sendo totalmente direcionado para pagar diversas parcelas que contam com muitos juros cumulativos.

No entanto, antes de tomar essa decisão, é necessário que você tenha a sua atenção voltada para analisar e avaliar alguns pontos. Como por exemplo: as taxas de juros cobradas e qual será o valor das parcelas. Pois é importante se certificar de que elas caberão no seu bolso. Agora vamos descobrir qual é o momento ideal para consolidar as suas dívidas!

Quando devo consolidar minhas dívidas?

Caso você esteja se perguntando qual é o momento ideal para consolidar as suas dívidas, vamos te contar agora mesmo! Em primeiro lugar, é válido ressaltar que o único momento em que vale a pena trocar uma dívida pela outra, é quando a segunda opção apresenta vantagens. Quer seja essa vantagem um valor menor a ser pago, ou as parcelas serem mais adequadas para sua situação financeira naquele momento.

Para exemplificar, caso você esteja devendo muito algum tipo de cartão de crédito, saiba que a cobrança de juros é muito alta e pode acabar virando uma bola de neve no final das contas. Neste caso, só vale a pena pegar um empréstimo para contar com o pagamento total dessa dívida, caso o juros do empréstimo sejam menores do que o juros do cartão de crédito. O que normalmente acontece, afinal, empréstimos são uma boa pedida em relação a cartões de crédito que podem possuir juros absurdos.

Por outro lado, também podemos analisar a mesma situação levando em consideração os empréstimos que você já contratou. Pois saiba que é muito importante verificar quais são os juros em caso de adiantamento das parcelas. Pois geralmente, os empréstimos possuem descontos especiais caso você deseje antecipar e terminar o pagamento antes do prazo estabelecido anteriormente.

Isso porque, como você deve saber, quanto maior o prazo do empréstimo, maior são os juros e o valor que você irá pagar. Em terceiro lugar, em caso de pagamento de dívidas que possuam parcelas com juros cumulativos, é importante avaliar a necessidade de solicitar um empréstimo que conte com parcelas fixas para reduzir esse juros. Afinal de contas, os juros são os vilões na maioria das situações financeiras, não é mesmo?

Principais vantagens em consolidar as dívidas:

Vou te contar agora algumas vantagens em consolidar as suas dívidas. No entanto, é importante saber que geralmente para consolidar as suas dívidas é necessário que você tem uma negociação com alguns bancos antes dos sonhos financeiros de crédito voltadas para isso. Isso se deve ao fato de que você precisará contar com as instituições no momento de pagamento da sua dívida, por isso deverá tomar essa decisão em conjunto com a empresa que escolher para te ajudar.

Em primeiro lugar, a consolidação de dívidas serve principalmente para que você tem um maior controle da dívida como um todo. Afinal de contas, quando as dívidas estão distribuídas em parcelas pequenas, pode ser mais difícil de controlar. O que é consideravelmente facilitado quando se trata de apenas uma parcela mensal.

Em segundo lugar, a consolidação de dívidas também pode ajudar muito no momento de conseguir melhores condições de pagamento. Ou seja, ao negociar a consolidação da dívida com banco ou instituição financeira, você consegue pagar com melhores condições e menores taxas de juros, que é justamente o que nós procuramos atualmente.

Por fim, consolidar as suas dívidas também pode ajudar de maneira significativa no processo de simplificação do pagamento. Isso se deve ao fato que mesmo que demore um pouco mais para quitar o pagamento total da sua dívida, isso ocorre de maneira mais fácil, com maior controle.

Cuidados que devem ser tomados antes de consolidar as dívidas:

No entanto, na vida nem tudo são flores, nós sabemos disso. Principalmente quando se trata de situação financeira e dinheiro, que é um assunto que devemos ter muito cuidado ao abordar.

Por esse motivo, antes mesmo de pensar em consolidar as suas dívidas, é muito importante que você tenha muito cuidado em alguns pontos e fique atento em alguns detalhes específicos para que não acabe se prejudicando ainda mais.

Sendo assim, antes de consolidar as suas dívidas e entrar em contato com o banco da instituição financeira para isso, faça um planejamento financeiro. Neste planejamento você deverá identificar os principais erros que cometeu para chegar a este ponto de muitas dívidas e a partir de então você deve organizar as suas finanças para ver quanto consegue pagar por mês e por quanto tempo consegue ter a sua renda comprometida com as parcelas mensais.

É válido ressaltar que esse planejamento é muito importante para que você não acabe se endividando ainda mais e arrume outro problema tentando fugir de um. Agora que você já sabe quais são as vantagens e quais são os cuidados que devem ser tomadas, vamos te contar como você pode consolidar as suas dívidas unificando todas elas em uma só!

Como unificar minhas pendências?

Conforme citamos acima, quando falamos sobre dinheiro e situação financeira precisamos ter muito cuidado. Por isso, pensando apenas em te ajudar neste momento, vamos passar uma lista de afazeres para que você consiga consolidar as suas dívidas de maneira simples e segura. Leia com atenção para que não restem dúvidas.

Analise a dívida atual

Em primeiro lugar, antes mesmo de procurar as opções disponíveis para consolidar as suas dívidas, você deve analisar cada uma das suas dívidas pendentes. para isso, é importante que faça um levantamento e verifique alguns pontos específicos em cada uma das contas. Primeiramente, leve em consideração qual é o valor de juros, encargos e taxas que podem ser acrescidos a essa dívida.

Além disso, analise muito bem qual é a prestação mensal e quais são as formas de negociação para pagar essa prestação. Por último, mas não menos importante, é muito importante analisar quanto falta para quitar essa dívida e quais são os números de prestações restantes. Isso se deve ao fato de que caso falta poucas parcelas as vezes pode acabar não compensando unificar essa dívida, mas sim analisar a possibilidade de pagar a vista e com algum desconto.

Por fim, tendo esses dados em mente, é muito mais simples aceitar a melhor proposta e não cair em roubadas!

Faça um planejamento financeiro

Um outro fator muito importante para que você consiga consolidar as suas dívidas de maneira satisfatória é fazer um planejamento financeiro. Afinal de contas, não faz sentido algum consolidar as suas dívidas e não se organizar para pagar as parcelas. Pois, a partir disso, você pode acabar com um prejuízo maior do que estava antes da negociação.

Por esse motivo, é preciso que você sente para anotar todas as suas dívidas e estipular qual é uma parcela que cabe no seu bolso e não prejudicará a sua saúde financeira. Isto é, você precisa se preocupar em pagar um valor de parcela que não te atrapalhe a viver, mas que consiga quitar o mais rápido possível essas dívidas pendentes.

Busque empresas de consolidação de dívidas

São diversas as instituições financeiras que oferecem o serviço de consolidação de dívidas. Por esse motivo, é muito importante que você faça uma pesquisa para conhecer as empresas especializadas nesse tipo de serviço e encontre a ideal. Em geral, as fintechs são uma ótima opção para atender às suas necessidades. Isso se deve ao fato de que elas possuem objetivo de oferecer soluções para limpar o nome de pessoas que estão negativadas.

Explicando de forma simples: após fazer o seu cadastro você consegue unificar todas as suas dívidas e pagar à vista, com desconto exclusivo. Além disso, você se livrar da dívida de uma vez só contando com descontos. Existe algo melhor do que isso? Acho que não! Portanto, antes mesmo de aceitar a proposta, busque a melhor empresa para te ajudar nesse momento!

Veja se vale a pena unificar as dívidas

Um ponto importante que devemos ressaltar é saber em que momento vale a pena unificar as suas dívidas. Isso se deve ao fato de que realmente só vale a pena fazer a consolidação de dívidas quando o valor a ser pago é menor do que a dívida anterior.

Sendo assim, você também deve se preocupar em analisar o momento de fazer a sua consolidação. Que deve ser preferencialmente após conseguir algumas propostas de empresas que trabalham exclusivamente para esse tipo de serviço. A partir disso, se preocupe em estudar as taxas, juros, parcelas de pagamento e qual será o tempo exato que você irá demorar para finalizar o pagamento das pendências. Bem simples, né?

O nosso objetivo aqui é te ajudar a tornar esse processo mais simples possível. Pois sabemos o quanto pode ser difícil conseguir algumas coisas específicas quando estamos com o famoso nome sujo na praça.

Feche o contrato

Por fim, o último passo para consolidar as suas dívidas é fechar o contrato. Isto é, assinar o documento que será disponibilizado em suas mãos para a unificação das dívidas.

Portanto, se você chegou até o momento do contrato é porque provavelmente encontrou a proposta ideal dentre todas as oferecidas para você. Neste momento, você deve se preocupar em ler com atenção e conferir todos os valores incluídos neste contrato.

Desta forma, analise todas as taxas, juros e encargos que podem estar disponíveis no seu contrato de consolidação. E não se esqueça de conferir esses valores com muito cuidado para que não tenha surpresas negativas no futuro.

Por fim, esperamos ter te ajudado neste objetivo tão importante que é pagar todas as suas dívidas e ficar com o nome limpo. Pois sabemos o quanto isso é importante nos dias de hoje. No entanto, caso você tenha alguma dúvida poderá deixar nos comentários que iremos te auxiliar rapidamente!