O imposto de renda é um tributo obrigatório cobrado pela Receita Federal (Fisco) sobre os ganhos anuais de cada pessoa. Esse tributo é válido tanto para pessoas quanto para empresas, por isso é dividido em “Imposto de Renda Pessoa Física e Imposto de Renda Pessoa Jurídica”.
Esse imposto pode se tornar um monstro para muitas pessoas devido a sua complexidade e exigência de detalhes que podem confundir muita gente. Porém, se feito com muita calma e com muita atenção pode até ser que consiga parte do dinheiro de volta por meio da restituição do imposto de renda.
Quando não é feito com a devida calma, é muito comum que ocorram erros na hora de fazer a declaração do imposto, e tudo bem corrigir se a modificação ocorrer antes da data final de entrega da declaração.
Caso o imposto tenha sido corrigido e foi identificado alguma inconsistência é praticamente certeza que você caia na malha fina, ou seja, que o Governo Federal mantenha seu tributo retido até que a declaração seja corrigida. Se a sua declaração não for corrigida até o prazo de entrega poderá ser cobrada uma multa de até 75% do valor do seu imposto de renda já retido.
Para que serve o imposto de renda?
A declaração do imposto de renda serve basicamente para monitorar se os seus gastos e ganhos anuais “batem”, servem também, para acompanhar a evolução do patrimônio e bens dos brasileiros. Todos os gastos, sejam eles tributáveis ou não, devem ser informados.
Até mesmo os investimentos, como poupança, dividendos e etc, devem ser informados na declaração do imposto de renda.
( Doações e heranças precisam ser declaradas, porém elas têm um espaço específico e devem ser comprovadas com recibos, e comprovantes, já que caso não tenha, você pode cair na malha fina).
Como fazer a declaração do imposto de renda?
A declaração deve ser preenchida no site oficial da Receita Federal e entregue antes do prazo pré-definido. Além disso, pode ser feita tanto sozinha quanto com a ajuda de um profissional, no caso, o Contador.
O passo a passo para fazer a declaração do imposto de renda sem erros é:
Caso seja a sua primeira vez declarando um imposto de renda, tenha em mãos a sua identidade (RG), CPF e título de eleitor. Se já tiver declarado alguma vez, tenha com você a comprovação.
Separe todos os documentos necessários para a declaração:
É necessário que separe todos os documentos e contracheques que comprovam a sua renda ao longo dos meses, como registros de empregos, comprovantes de conta bancária e etc. Aproveite também para separar as comprovações de despesas que podem ser dedutíveis no seu imposto de renda.
Rendimentos tributáveis: Esses rendimentos são todos os seus ganhos anuais, como o salário e o décimo terceiro.
Rendimentos isentos: Alguns rendimentos podem ser isentos, nesse caso, alguns tipos de investimentos de renda fixa, como: a Poupança, seguro desemprego, CDB e etc.
Baixe e instale o programa ou aplicativo da Receita Federal:
O programa ou aplicativo podem ser encontrados no site oficial da Receita Federal ou na loja de aplicativos do seu celular ou computador.
Escolha entre a declaração nova ou pré-preenchida (Só pode ser usada se já tiver feito alguma declaração antes)
Preencha com as suas informações:
Com os documentos já separados, preencha todas as informações pedidas, as suas e as de seus dependentes. Este é o passo mais importante, já que se algo estiver errado, é possível que você caia na malha fina.
Declare todos os seus impostos:
Esta é a hora em que você irá colocar todos os seus gastos do ano-base, incluindo dependentes e todos os tipos de gastos com saúde, educação, pensão alimentícia e etc.
Dependentes
Informe seus gastos com dependentes, sejam eles: filhos, cônjuges, pais, avós e etc. Também informe se há pagamento de pensão.
Confira e revise:
Para garantir que não há nenhum erro que possa te fazer cair na malha fina, revise e releia a sua declaração, revise cada linha e números informados para que não haja erros.
Informe a conta para casos de restituição
Caso você tenha direito a uma restituição, é necessário informar a sua conta bancária ou chave pix válida para que o pagamento seja realizado.
Entregue a sua declaração
Prontinho, agora que tudo foi preenchido, entregue sua declaração de imposto de renda e vá conferindo no site da Receita Federal se está tudo certo.
Como corrigir erros na declaração do Imposto de Renda?
A retificação é um recurso que os contribuintes que cometeram erros na sua declaração precisam recorrer para que possam corrigir esses erros. Sendo assim, caso você tenha colocado um valor errado, esquecido algum comprovante ou escrito algo errado, você precisa recorrer a retificação, que substitui a primeira declaração.
Não tem problema ou multa nenhuma para retificar a sua declaração desde que seja antes do fim do prazo.
Prazo para a retificação de erros no imposto de renda em 2022
É possível fazer a retificação da declaração do imposto de renda em até cinco anos, iniciando a contagem a partir do primeiro dia do ano seguinte.
Sendo assim, segundo a Receita Federal, os contribuintes podem fazer a sua retificação até dia 31 de maio e pode ser enviada pela internet.
Passo a passo para corrigir erros no imposto de renda
Hoje em dia a tecnologia pode nos salvar de muita dor de cabeça e burocracia, já que apenas em um site é possível resolver todo o seu problema.
Caso o prazo para fazer a retificação já tenha passado e você não tenha feito a sua, o novo documento no formato de mídia removível pode ser entregue na Secretaria Especial da Receita Federal.
Conclusão
O imposto de renda nada mais é que um tributo e uma declaração obrigatórios cobrados pela Receita Federal que são cobrados tanto para pessoas físicas, quanto para empresas. Esse tributo serve tanto para monitorar seus ganhos e gastos, quanto para acompanhar a evolução financeira e patrimonial dos brasileiros.
Agradecemos a sua leitura e compartilhe com quem precisa saber mais como corrigir o imposto de renda!