Qual será a melhor opção para pagamento na hora da sua compra? O esquema do cartão de crédito é de comprar para pagar depois por fatura, já o débito é para pagamento imediato descontado da conta bancária.

As duas formas de pagamento têm vantagens e desvantagens, e toda a escolha deve ser feita baseada no seu planejamento financeiro.

Montamos um guia completo para te mostrar como e quando utilizar cada tipo de cartão, se você quer ter uma melhor saúde financeira o ideal é lê-lo com atenção! Confira agora o melhor dos cartões de crédito e débito!

Publicidade

Qual a diferença entre cartão de débito ou crédito?

Compras realizadas no crédito são pagas pela financiadora que administra o cartão, porém depois de alguns dias este valor será cobrado por meio de fatura, que discriminará o que foi comprado.

No débito a compra é paga exatamente na hora com o dinheiro disponível em conta bancária. Independente da escolha, ao efetuar um pagamento o que precisa ser analisado é a questão do que será mais conveniente financeiramente falando.

Ou seja, dependendo do seu controle financeiro a opção mais viável para a sua carteira pode ser escolhida! O crédito é uma boa opção por conta dos inúmeros benefícios que tem. Já o débito não fica atrás pela praticidade e claro, o controle das dívidas. Se você quer entender melhor o uso do débito e crédito continue a leitura do artigo explicativo que preparamos para si!

Como funciona o cartão de crédito?

A função do cartão de crédito é facilitar a compra imediata quando não se tem disponível um valor para efetuar na forma de débito, podendo parcelar valores maiores e na maioria das vezes sem custo de juros, dependendo da loja que você fizer a compra.

  • Compra efetuada é lançado na fatura;  
  • Compras à vista ou parceladas; 
  • Limite pré-definido para compras. 

Vantagens

As vantagens principais que o cartão de crédito oferece é o parcelamento de produtos que tem o valor maior para meses futuros fazendo com que esta compra não pese no orçamento pessoal.

Outro benefício é a possibilidade de fazer reservas pela internet de hotéis em roteiros de viagens e aproveitar os pontos de fidelidade que a maioria das administradoras oferecem. 

Além de que as compras on-line ficam muito mais fáceis, basta colocar a numeração do cartão e as informações adicionais que são solicitadas, e rapidamente esta compra é efetuada.

Em situações emergenciais o cartão de crédito é muito bem-vindo, geralmente é usado para compras de valores maiores e o parcelamento é automaticamente autorizado.

Débito ou Crédito: Quando usar cada um?

Comprar no crédito ou no débito é uma decisão pessoal, e não é muito difícil escolher quando se conhece a saúde financeira. É preciso compreender que ambas as formas de pagamento podem ser boas ou ruins, dependendo da ocasião ou valor.

Um exemplo simples é o fato de poder concentrar todos os gastos no cartão de crédito para ganhar pontos para trocar por descontos ou milhas, isenção de anuidade e outros.

Compras maiores também é vantajoso fazer no cartão de crédito, para parcelamento que não sobrecarregue o orçamento, exemplo: viagens, hospedagens, compra de eletrodomésticos etc.

Já o uso do cartão de débito é vantajoso para uso dos gastos do dia a dia, como por exemplo em supermercados, restaurantes e outros, pois pode-se controlar melhor o quanto ainda tem de saldo para não comprometer o orçamento.

Mas o fundamental é entender que em ambas as formas de pagamento há vantagens que somente o usuário com sua forma pessoal de controlar seus gastos consegue discernir o que será melhor para conduzir a vida financeira.

Compras com valor alto

Para as compras de valor alto, sugere-se que faça uma análise de seu valor disponível de limite. Sendo assim, será válido para definir quando fazer o uso de débito ou crédito. Em comprar com valores maiores, o melhor é fazer o uso do cartão de crédito para parcelar os valores e não sobrecarregar seu mês.

Compras durante viagens

O uso do dinheiro vivo em viagens pode chamar a atenção para criminosos e golpistas, mas existem situações que ter em mãos é necessário. Por isso é recomendado que você esteja com dinheiro e cartão de crédito. 

Informe-se sempre das tarifas, conheça a moeda do país que você irá evitar golpes. Faça pesquisa antecipada dos locais de aceitação dos cartões que você possui. Você evitará transtornos e aproveitará mais sua viagem.

Internacional

Por uma questão de segurança e comodidade, o uso do cartão de crédito se torna um aliado em viagens ao exterior. O câmbio para o uso de cartão de crédito será convertido em dólar e posteriormente será em reais que estará detalhado em sua fatura.

Já se for utilizado dinheiro vivo, a conversão terá variações nas casas de câmbio, e são aplicados taxas e impostos sobre o dinheiro trocado. 

Estas taxas são justificadas por conta do IOF que no caso do uso do cartão custa 6,38% o que faz no caso o dinheiro ser mais vantajoso por equivaler 1,1%.

Compras do dia a dia

Especialistas em finanças recomendam que a função de débito seja utilizada em compras do dia a dia, por exemplo em supermercados, farmácias, restaurantes e etc. Assim facilita o controle do quanto está gastando.

Programa de fidelidade

Este programa oferece vantagens para quem realiza compras com frequência com cartão de crédito. É uma estratégia das administradoras fidelizar seus clientes com benefícios. São descontos, cashback entre outros que se tornam muito atrativos. 

Cashback

O cashback funciona da seguinte maneira: ao fazer uma compra, o portador do cartão de crédito recebe parte do dinheiro direto em conta para uso como preferir. É mais um dos atrativos que as administradoras de cartão oferecem.

Taxas

As taxas incidem sobre alguns benefícios, são elas: taxa de anuidade (sobre a manutenção do uso do seu cartão), saque (limite liberado como empréstimo), 2° via de cartão, aumento emergencial do limite, taxa sobre parcelamento de fatura e de pagamento de contas com o cartão.

Controle suas finanças

Alguns hábitos são necessários para ter uma vida financeira favorável, é possível viver sem fazer certas extravagâncias para que não se gaste o superior a receita que se recebe.

Faça planilhas de gastos e recebimentos, para que você passe a enxergar os principais gastos, e aqueles que não são tão necessários e podem aguardar uma outra ocasião. Busque pagar suas contas e faturas em dia evitando juros altos, por exemplo o crédito rotativo seguindo para uma progressão de dívida em questão de meses. Caso isso ocorra o melhor é negociar a dívida e evitar entrar novamente.

Por que escolher o cartão de crédito?

Para compras de valores maiores, o ideal é fazer o uso do cartão de crédito por ter a opção do parcelamento. Óbvio que tudo isso depende do limite estabelecido em seu cartão. 

É uma opção também para quem precisa realizar uma compra e não possui dinheiro em conta. é um grande facilitador porque não necessitará de demora para conseguir essa liberação, uma vez que seu limite de crédito esteja estabelecido e você esteja dentro deste.

Nas compras que são feitas virtualmente é muito mais seguro este uso, pois é obrigatório fazer o uso do código de segurança, assim os golpes virtuais ficam mais difíceis de ser realizados.

Cartão sem anuidade

Encontrar um cartão que não tenha cobrança de anuidade nos dias atuais está mais fácil. Existe uma grande concorrência entre as operadoras que fizeram este tipo de benefício para atrair cada vez mais clientes.

  • Méliuz 
  • Tudo Azul Internacional;
  • Nubank;
  • Banco Inter;
  • Next.

Estes listados são os melhores cartões com benefícios, entre eles a anuidade zero.

Cartão consignado

É um tipo de cartão de uso exclusivo para aposentado, pensionista do INSS e servidor público sem custo de anuidade e as faturas são descontadas na folha de pagamento. Este cartão, como os demais de crédito, possui disponibilidade para saques, compras e as tarifas são menores do que os demais cartões.

Cartão com limite alto

Para conseguir um cartão de crédito com limite alto, você precisa ter uma vida financeira sem problemas anteriores. E a renda precisa ter compatibilidade para que se possa estar sempre em dia com as faturas mensais.

Portanto é de extrema importância que você tenha controle do seu planejamento para que seja fácil conseguir essa liberação de um crédito de valor alto. Fazer o preenchimento do cadastro positivo ajuda as empresas que administram os cartões analisem sua conduta financeira.

Qual é melhor? Débito ou crédito? 

O cartão de débito deve ser utilizado por quem não consegue ter equilíbrio nos gastos, pois só conseguem utilizar o que está disponível em conta corrente, caso contrário não terá como fazer o uso.

Mas por outro lado o cartão de débito também oferece o benefício de negociação do valor a ser pago em determinado produto, pois este pagamento é feito à vista e geralmente as lojas ou serviços quando pagos desta forma é dado um desconto.

Com o cartão de crédito é possível ter um melhor controle de gastos, parcelamento de compras, ganhar pontos para desconto em fatura, ou milhas de viagens e cashbacks. Descontos em lojas parceiras da administradora do cartão, descontos em entradas de teatro, cinemas e ter segurança em suas compras.