Quando você tem um cartão de crédito e ele chega na sua casa ou em qualquer endereço que você solicitou para que ele chegasse, ele chegará com um bloqueio por questões de segurança. Isso permite que o seu cartão seja protegido contra usos indevidos antes que ele chegue até as suas mãos. Entenda como desbloquear seu cartão de crédito, nesse post!

Sendo assim, para que você possa utilizar o seu cartão normalmente, precisará efetuar um desbloqueio que é feito normalmente através do aplicativo do telefone, do caixa ou até do site.

Quer saber mais sobre como desbloquear o seu cartão de crédito e outras informações que podem ser úteis e interessantes? Continue lendo este artigo e veja as informações que preparamos para te ajudar.

Publicidade

O que acontece se não desbloquear meu cartão?

Se você não desbloquear o seu cartão, não conseguirá utilizá-lo, sendo ele de débito ou de crédito. Além disso, fique ciente de que se você não o desbloquear, o banco é totalmente proibido de cobrar anuidade ou quaisquer outras taxas.

Mesmo que isso seja explicitado no acordo prévio com o banco ou administradora do cartão, eles não podem fazê-lo, porque vai contra o código do consumidor. Caso isso aconteça, entre em contato com a central de atendimento correspondente e conteste essa cobrança.

No entanto, caso essa cobrança continue, você tem todo o direito de exigir e mover uma ação contra a empresa financeira, fazendo assim com que você receba até uma indenização contra danos morais por eles quebrarem uma regra e uma premissa básica do código de defesa do consumidor.

Tipos de bloqueio do cartão

Existem diversos tipos de bloqueios ao cartão de crédito e débito. Eles são normalmente quase sempre, por segurança ao consumidor. Se você quer entender um pouco mais sobre esses bloqueios, continue a leitura e veja cada um deles e as suas premissas.

Cartão com validade vencida

Todos os cartões, sejam eles de crédito ou de débito, possuem uma data de validade que expira. Essa data de validade pode variar de pessoa para pessoa, empresa para empresa e emissão do cartão. Claro que quando esse cartão expira, é necessário adquirir outro ou mudar de financeira.

Após o vencimento do cartão, é realizado um bloqueio automático e se você passá-lo no caixa, ele provavelmente ficará preso. Apenas pode ser retirado esse bloqueio solicitando um novo cartão.

Fatura em atraso

Quando o consumidor atrasa o pagamento da fatura do cartão, além dos juros, ele tem que arcar com o crédito sendo bloqueado pelo banco emissor. Claro que se você não pagar a sua fatura, não poderá ter nenhum acesso ao crédito oferecido pela financeira. 15 dias após a primeira notificação de bloqueio, você poderá sim perder os seus benefícios dentro do banco.

Senha incorreta

Esquecer a senha é um problema muito comum perante os consumidores. No entanto, deve ser previamente cautelado. Afinal, se você errar a senha do seu cartão, pelo menos 3 vezes, provavelmente ele será bloqueado como questão de precaver segurança.

Suspeita de golpe

Caso o seu banco, sinto alguma suspeita de que você está sendo golpeado, ele irá bloquear o cartão automaticamente de transações. Por exemplo, em algumas compras muito acima do valor, o cartão pode ser bloqueado, pois o banco quer te proteger de possíveis cartões clonados ou golpes. Mas não se preocupe, muita das vezes o golpe será avisado por SMS, então você terá a chance de contatar o banco e esclarecer a situação.

Veja como desbloquear seu cartão

Se o seu cartão está bloqueado e você precisa desbloqueá-lo. O que você pode fazer é chamar o banco em alguma das formas que ele possibilita. Isso irá variar de banco para banco, já que cada um deles tem uma política própria de desbloqueio. Mas geralmente você consegue fazê-lo por caixas eletrônicos centrais de atendimento ou até aplicativo.

Em outras situações, o banco irá pedir que você receba um segundo cartão em casa, porque se você tiver perdido, ou alguém tiver roubado seu cartão. Você precisará receber um novo também se ele estiver vencido.

Desbloquear pelo aplicativo

Para desbloquear o cartão pelo aplicativo dele. Normalmente o passo a passo será o mesmo, independentemente da financeira. Mas lembre-se que isto é apenas uma estimativa de passo a passo.

Primeiramente, acesso ao aplicativo do banco, clique em serviços. Em seguida, você poderá informar o código de segurança que consta no seu cartão. O CVV e a senha da sua conta. Para finalizar o desbloqueio, basta validar o seu Token.

Desbloquear no caixa eletrônico

Desbloquear o cartão no seu caixa eletrônico também é muito fácil. Insira o seu cartão. Selecione mais opções, escolha cartão de crédito. E então, desbloqueio.

Desbloquear por chamada

Desbloquear o seu cartão através de uma chamada na central de atendimento também pode ser muito fácil, basta ligar para a central do seu banco e solicitar o desbloqueio seguindo o passo a passo do atendente.

Cuidados ao desbloquear seu cartão de crédito

Como você pode ver, o desbloqueio do cartão de crédito é uma pura questão de segurança e, por isso, precisa ser cuidado. Você pode realizar este desbloqueio em qualquer lugar em que estiver, basta ter instalado o aplicativo do banco ou poder acessar o internet banking para facilitar o processo.

Além disso, hoje em dia, as instituições financeiras cuidam cada vez mais da tecnologia e segurança da informação para facilitar o seu acesso. E não só. Os seus dados estarão protegidos e pela financeira você não terá nenhum problema de vazamento de informações, então poderá ficar tranquilo.

Processos judiciais e prejuízos que possam ser gerados pelos cartões de crédito devem ser totalmente voltados para a empresa financeira, que terá que arcar com essas consequências. Claro, se você preservar a segurança do seu cartão.

É muito importante que você tenha cuidado com a sua senha. Não há passe para ninguém, nem mesmo para os que você acha que são mais confiáveis. Afinal, o cartão de crédito é algo individual, apenas você deve saber a sua senha e apenas você deve utilizá-lo.

No entanto, se você quiser compartilhar cartão de crédito, é possível solicitar ao banco uma divisão de limites e que ele solicite cartões extra e assim, ninguém corre risco. Por fim, queremos agradecer a sua leitura e pedir encarecidamente que você comente o que achou e compartilhe o artigo com todos os seus amigos para que eles também estejam seguros e saibam fazer o desbloqueio dos seus cartões.