Há poucos dias, comemoramos o Dia da Independência do nosso querido Brasil.
Com isso, surge uma reflexão muito importante sobre nós mesmos: o Brasil conquistou sua independência há muito tempo, mas e você?
Se ainda não se sente livre em sua vida financeira, talvez seja hora de começar a pensar em uma saída.
Se você gosta de história do Brasil e de finanças pessoais, convidamos você para uma combinação inusitada, mas que fará todo o sentido após uma breve reflexão.
É verdade que, nem sempre, juntar duas coisas diferentes que gostamos gera algo igualmente bom, mas esse não é o caso. Pode confiar em mim.
Que dia é comemorado o Dia da Independência no Brasil?
Estamos em setembro, e há três dias tivemos uma data emblemática para o povo brasileiro. Vamos começar o artigo falando sobre essa data.
O Dia da Independência no Brasil é comemorado em 7 de setembro, data em que conquistamos, com bravura, nossa independência de
Portugal. Em 7 de setembro de 1822, às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo, Dom Pedro I proferiu o famoso grito “Independência ou Morte”.
Hoje, somos uma nação independente, e todos os anos comemoramos sua soberania, relembrando a bravura, hombridade, honra e resiliência que sempre estiveram presentes ao longo da história do Brasil.
A data é marcada por desfiles militares, onde não só as tropas das honrosas Forças Armadas do Brasil desfilam com armamentos, equipamentos, veículos blindados e aeronaves, mas também há a participação da população com elementos culturais, folclóricos e grupos como o movimento escoteiro e escolas públicas e privadas.
Como alcançar sua independência financeira?
Para alcançar a independência financeira, você não precisará gritar “Independência ou Morte” à beira de um rio ou fazer algo parecido. Não se preocupe, não será necessário comprar um cavalo para isso.
No entanto, algumas mudanças importantes serão necessárias para se ver livre financeiramente.
Esse é um processo que levará tempo, mas de maneira alguma é impossível. Tudo o que você precisará é de paciência e um bom planejamento.
Com os passos certos e paciência para seguir esse caminho, você logo estará comemorando não apenas o Dia da Independência, mas também o dia da sua independência financeira.
Para te ajudar nessa jornada, estamos aqui para te mostrar algumas maneiras de conquistar sua independência financeira, oferecendo um norte a seguir.
Planejamento a longo prazo
Como mencionamos anteriormente, esse é um planejamento de longo prazo. E, por longo prazo, entenda como algo que pode levar até 20 anos para se concretizar.
Portanto, se você não está acostumado a agir com calma, agora é o momento de começar a praticar a paciência, pois você vai precisar dela.
No planejamento de longo prazo, não se concentre apenas nos objetivos mais distantes. É importante definir algumas metas mais simples e rápidas de alcançar.
Isso não só te ajudará a perceber se está no caminho certo, como também te dará mais motivação para continuar buscando a independência.
Construção do seu patrimônio
Agora que você já tem o plano bem definido, é o momento de começar a construir seu patrimônio, sempre atento a um detalhe.
O patrimônio não é apenas o dinheiro que você tem na conta. Portanto, não foque apenas em acumular dinheiro.
Carros, casas, investimentos, obras de arte e muitos outros bens e títulos entram na equação quando falamos de construção de patrimônio.
Tranquilidade no futuro
Sua vida atualmente tende a ser semelhante à de muitas pessoas ao redor do mundo: uma correria constante.
Essa é uma das melhores métricas para determinar o quão longe você está de alcançar a liberdade financeira — o nível de tranquilidade na sua vida.
Quanto mais próximo da independência financeira você estiver, menos precisará se preocupar com a correria do dia a dia e com problemas financeiros.
Como investir na sua liberdade financeira
Alcançar a independência financeira sem aprender a investir é praticamente impossível. Por isso, dedique algum tempo para aprender sobre investimentos.
Existem tipos de investimentos para todos os perfis, o que permite que você monte uma carteira diversificada, protegendo-se de variações no mercado.
Por isso, equilibre bem investimentos em renda fixa e renda variável, priorizando aqueles com os quais você se sente mais à vontade.
Cuidado com as armadilhas
Uma das principais armadilhas para quem está tentando alcançar a independência financeira é o empréstimo, que muitas vezes parece ser uma solução.
Parece lógico pegar um empréstimo para montar uma carteira de investimentos, pagar uma dívida ou começar um negócio.
Contudo, o mais comum é que o empréstimo se transforme em mais uma dívida, tornando mais distante o tão sonhado dia da sua independência financeira.
Calendário dos próximos anos
O Dia da Independência de 2024 já passou, mas se você perdeu os desfiles e outros eventos, comece a se programar para o próximo ano.
Dia da Independência 2025 – 7 de setembro (domingo)
Dia da Independência 2026 – 7 de setembro (segunda-feira)
Dia da Independência 2027 – 7 de setembro (terça-feira)
Dia da Independência 2028 – 7 de setembro (quinta-feira)
Dia da Independência 2029 – 7 de setembro (sexta-feira)
Dia da Independência 2030 – 7 de setembro (sábado)
O Dia da Independência em outros países
O Brasil não é o único país que comemora essa data. Países como os Estados Unidos também celebram esse dia.
Entretanto, enquanto nós comemoramos em 7 de setembro, os norte-americanos celebram sua independência em 4 de julho, comemorando a separação da Grã-Bretanha.
Nesse dia, é comum a queima de fogos, a execução do hino nacional dos Estados Unidos e a decoração das casas com a bandeira nacional.
O Dia da Independência é feriado no Brasil?
O 7 de setembro no Brasil, data em que comemoramos o Dia da Independência, é uma das mais importantes do país.
Por isso, é decretado feriado nacional. No entanto, algumas atividades continuam funcionando, principalmente locais de lazer e serviços essenciais.
Então, se você estiver planejando sair com a família após assistir ao desfile, poderá ir ao shopping ou ao parque, pois costumam estar abertos, com pequenas alterações no horário.
Conclusão
Esperamos que este artigo tenha contribuído para aumentar seu conhecimento sobre essa data tão importante, assim como sobre finanças.
O Brasil já é independente, mas isso só foi conquistado após muito tempo, muita luta e exigiu grande determinação de importantes nomes da nossa história.
Na sua vida financeira, o processo será semelhante. Será necessário enfrentar o tempo e seguir seu planejamento de forma fiel para, finalmente, conquistar sua independência financeira.