Estar no mesmo lugar durante 30, 40 ou 50 anos não é visto com bons olhos pelas pessoas que estão buscando fazer a sua transição de carreira para algo que seja benéfico não só pelas vias financeiras, mas pela qualidade de vida.

Por isso, todos os anos, milhares de profissionais abandonam suas posições para tentar o sucesso em outras. O problema aparece pois, não é uma decisão tão simples de se fazer, afinal, não envolve apenas querer, mas poder realizar.

Um abismo de teoria e prática que poucas pessoas conseguem atravessar sozinhos e a maioria daqueles que fracassam desistem nos primeiros resultados negativos.

Publicidade

Para ajudar você a descomplicar tudo isso, reunimos um guia completo com as melhores dicas para você fazer a sua transição de carreira.

O que é a transição de carreira?

Transições são marcadas pela saída de um fluxo contínuo, ou seja, de um cotidiano ou normalidade, para outra situação totalmente nova e cheia de aprendizados. Como seres humanos, fazemos transições em diversas áreas e por diversos motivos. Com a carreira não é diferente.

E porque precisamos fazer uma transição de carreira? Há várias respostas para esta mesma pergunta, entre as principais estão:

  • Não tem um propósito mais a seguir na profissão;
  • Desmotivado porque não tem perspectivas de crescer na área;
  • O que você está fazendo não caminha junto dos seus valores;
  • Deseja com muita força dentro de si realizar outra coisa da vida.

Dica 1: Use as redes sociais

Muito além dos likes e curtidas, nas redes sociais são um excelente meio de conectar você a empresas que buscam saber mais do funcionário e estão analisando o conteúdo que postam nas redes sociais.

Usando o linkedin como referência, que é a maior quando o assunto é empregabilidade, veja como se destacar usando a plataforma:

  • Criando conteúdo;
  • Seguindo pessoas e fazendo conexões;
  • Interagindo com as suas conexões;
  • Compartilhe seu portfólio profissional;
  • Coloque um alerta específico para as vagas de trabalho da sua área;
  • Mantenha-o sempre atualizado.

Você pode usar as redes sociais que quiser, sem dúvidas, por isso, não se sinta preso ao linkedin, escolha a que você tem mais afinidade e veja maneiras de criar um bom conteúdo na sua área de atuação.

Dica 2: Faça especializações

A grande vantagem de se capacitar atualmente é a facilidade em conseguir acessar cursos como MBA, Pós, Graduações entre outra variedade de tipos de conhecimentos através da internet.

Logo, o primeiro passo depois que você decidiu a área em que deseja seguir é analisar o ambiente em que pretende atuar e entender quais capacitações impactam positivamente na sua carreira.

Também é válido mencionar, não deixe de aplicar tudo que aprendeu, mesmo de maneira não remunerada, conseguir usar os conhecimentos pode ser um fator decisivo na sua contratação.

Por este motivo que não se recomenda fazer milhões de cursos de uma vez só, é preciso ter um tempo para que nossa mente absorva e crie meios de utilização do conhecimento na sua realidade.

Dica 3: Tenha um bom networking

Networking é uma palavra ainda não traduzida para o Portugês e remete basicamente à rede de pessoas que você tem a sua disposição para te ajudar. Mais do que apenas “puxar o saco” das pessoas, o networking vem ganhando força nos últimos anos, pois está sendo levado a sério pelas pessoas que estão buscando ofertas de trabalho.

As maneiras mais comuns de se conseguir uma boa rede de contatos são: indo a eventos do setor, conhecendo as pessoas através da internet, cursos, palestras… Não importa muito o modo, sempre que possível, tente fazer o máximo de networking possível, acredite, cada pessoa ajuda você a melhorar de alguma forma.

Dica 4: Participe dos processos seletivos

Uma das maiores razões para não se efetivarem as transações de carreira está a dificuldade em iniciar no setor desejado.

Muitos desistem no meio do caminho e tentam escolher outro objetivo. Entretanto, aqueles que continuam, aprendem e se moldam através dos feedbacks que recebem e do networking riquíssimo dos processos seletivos.

Caso esteja interessado em acompanhar os processos seletivos da sua área, os maiores sites de publicação de ofertas de trabalho no Brasil são:

  • Canal Conecta;
  • Catho;
  • Infojobs;
  • Vagas.com;
  • CIEE;
  • Trovit Brasil;
  • LinkedIn.

Ficou muito comum nos últimos anos a criação de grupos regionais para a publicação das vagas para facilitar a vida dos candidatos. Assim, outra grande dica é buscar saber se existe esses grupos de whatsapp na sua cidade e participar deles.

Dica 5: Tenha uma reserva para emergências

Sair de uma posição para outra, uma área para outra completamente diferente exige ter uma certa renda para se proteger contra o tempo de espera entre os processos seletivos. Pois, mesmo sendo o candidato ideal, a empresa leva tempo para reunir toda a papelada e assim dar retorno para seu futuro colaborador.

Nisso entram as reservas de emergências que blindam as pessoas para não perderem o básico para a sua sobrevivência nesse período de mudança. Uma das maneiras mais seguras de fazer uma reserva é investindo em opções seguras e que deem retornos superiores à inflação como: CDB, CDI, tesouro direto.

A boa notícia é que hoje, com a explosão de bancos digitais que tivemos nos últimos anos no Brasil, é possível investir usando seu próprio cartão de crédito e ainda pagar taxas mínimas de administração por isso.

Conclusão

Já se imaginou no emprego que tanto desejou a vida inteira? É uma sensação fantástica fazer o que ama, mesmo que não seja totalmente perfeito. Como tudo em nossa vida, será necessário fazer ajustes que só são perceptíveis quando vivemos intensamente isto.

Caso ainda não tenha alcançado seu objetivo, não desanime por estar demorando, mas comemore por conseguir manter a disciplina com o passar dos anos. De alguma forma, o resultado virá para você e para facilitar, sempre aproveite os feedbacks das pessoas ao seu redor e implemente melhorias constantes no seu desejo.

Agora, chegou a sua vez de poder mudar a vida de mais pessoas que estão ansiosas pela transição de carreira, compartilhe nosso artigo nas suas redes sociais.