O que são dividendos?
Dividendos são todo o lucro de uma empresa de capital aberto que são divididos entre os acionistas. Periodicamente estes rendimentos são distribuídos aos cotistas do fundo imobiliário. Esta é uma condição de remuneração que as empresas dão aos acionistas.
Estes dividendos são proporcionais ao número de cotas que cada investidor possui.
Como os dividendos funcionam?
São definidas datas para o pagamento destes dividendos que serão feitos em dinheiro, ações ou subscrição em novas ações. No Brasil, costuma-se fazer pagamentos de dividendos generosos das empresas para os investidores. Porém, algumas empresas norte-americanas em muitas das vezes não pagam sequer 1 centavo aos investidores.
Quais os tipos de dividendos?
Dinheiro
É o mais comum de todos os dividendos utilizados. O conselho da companhia resolve fazer o pagamento em dinheiro na data da declaração pagando um determinado valor ao investidor que possui ações de uma data específica.
Ações
É uma emissão de ações ordinárias da companhia diretamente a seus acionistas sem qualquer conjunto de obrigações.
Dividendo especial
São valores inesperados que as empresas têm em caixa e fazem o pagamento dos dividendos, e não acontece com frequência.
Juros sobre Capital próprio
É uma maneira de rateio dos lucros da companhia com ocorrência de Imposto de Renda, diferentemente dos dividendos. Este tipo de rendimento é pago mediante as proporções de cotas investidas.
Dinheiro de subscrição
Quando é adicionada mais ações à venda na Bolsa de Valores, a preferência de compra poderá ser feita pelos investidores atuais. Assim dá o direito do investidor ter a participação no mesmo nível na companhia. Com este direito adquirido o investidor pode efetuar a compra de mais ações por preço mais baixo que o mercado financeiro. Vale ressaltar que esta subscrição limita o investidor a ter apenas a quantidade necessária para ter uma posição na empresa.
Por que as empresas pagam dividendos?
Se a empresa tem uma vida financeira saudável, ela terá a opção de distribuir dividendos entre os investidores. Pois desta maneira fica claro que ela possui lucro abundante e não precisa reinvestir no negócio.
Quais as datas de declaração ou aprovação
Após uma análise dos resultados que foram obtidos no trimestre pela empresa. Assim, o conselho administrativo da empresa faz uma reunião para tomar a decisão de quando e quanto será pago nos dividendos por ação. Isso é chamado de data de declaração e aprovação.
Eles levam em consideração além da situação financeira da empresa, também o estatuto da mesma. E caso a empresa não tenha tido uma lucratividade alta, os conselheiros fazem o menor pagamento referente ao dividendo. este pagamento também é feito com base no estatuto. Esta data de declaração ou aprovação é importante para os investidores.
Data de ex-dividendos
É a data limite das empresas que já tenham os dividendos anunciados impossibilitando que a compra de novas ações não dê direito a receber da companhia. Então quem comprar ações antes deste período irá receber os dividendos anunciados. Após este anúncio não tem direitos ao recebimento destes dividendos.
Data de pagamento
É a data que será depositado na conta do investidor o pagamento dos dividendos. Esta data é anunciada juntamente com a declaração do anúncio sobre os proventos.
Como descobrir as empresas com os melhores dividendos
As empresas que têm consolidação de mercado geralmente são as mais confiáveis para pagamento de bons dividendos. Pois tem domínio sobre seu financeiro não precisando reinvestir os próprios lucros para crescimento. Além de ter uma base sobre a economia do país e com uma constante demanda de investimentos.
Serviços públicos como concessionárias de energia e saneamento são uma das melhores pagadoras destes proventos.
Como calcular dividendos
Como os dividendos são definidos quando há uma assembleia dos acionistas, definida em estatuto, ou definida em lei. Como os dividendos são parte do lucro líquido, o valor dependerá do que for adquirido pela companhia dentro de um período.
Os acionistas receberão proporcionalmente o que investiram. Se for investido 200 ações de uma empresa tem dividendos de R $2,00 por ação será recebido o valor de R $400,00 reais em dividendos.
Cuidado com grandes dividendos
Para os investidores que buscam por renda, a preferência é por empresas que possuem ações que mais pagam dividendos. Estas empresas para pagar os dividendos mais elevados fazem adaptações dos riscos elevados.
Portanto não basta apenas procurar a empresa que mais paga, precisam ter outros critérios para não entrar em uma armadilha. Pois investir em um ativo de risco pode ser bastante arriscado.
Algumas empresas prometem rendas exorbitantes de dividendos, porém futuramente não conseguirão pagar estes valores. Pois este lucro é proveniente das operações da companhia. Contudo, deve ser feito um estudo profundo das condições financeiras da empresa antes de adquirir ações
Quais os maiores pagadores de dividendos do Brasil?
Veja quais maiores pagadoras em 2021 no Brasil com dividendos acima dos 11%:
- Metalúrgica Gerdau
- Vale;
- Unipar;
- Copel;
- Portobello;
- Minerva;
- Marfrig;
- Transmissão Paulista;
- JBS;
- Siderúrgica Gerdau
Mas vale lembrar que para ser pago estes ótimos dividendos a companhia precisa ter tido um ano positivo com relação a operação exercida. E estes ganhos nem sempre se repetem anualmente.
Como criar uma carteira com empresas que pagam dividendos
As ações de uma empresa entram na carteira das que pagam ou que terão um potencial de grandes recebimentos. É com base em informações financeiras que estas carteiras são formadas. É feito um estudo aprofundado do financeiro de cada empresa e um portfólio sobre o que quanto irá gerar para estes dividendos E isso ajudará a definir o objetivo de cada investidor.
Reinvestir os dividendos é uma boa ideia?
É de grande importância para quem recebe o valor dos dividendos reinvestir esses proventos em novas ações. Se ao receber os dividendos o investidor utilizar para reinvestir, irá acelerar o processo de acumulação do valor de capital.
Já quem não aproveita a oportunidade acaba diminuindo a chance de aumentar seu patrimônio.
Recompra de ações
As companhias podem utilizar o modo de recompra das ações para adquirir capital aos acionistas investidores. Funcionam da seguinte maneira: a empresa usa de dinheiro próprio para adquirir as ações emitidas por elas mesmo através de bolsa. Sendo assim, estas negociações têm redução no total disponível para acionistas futuros. Ficando para os acionistas que restam ter as maiores cotas da companhia.
Conclusão
Para iniciar com investimentos para retorno em dividendos é necessário fazer uma avaliação da empresa. Para identificar a solidez no mercado. Sendo assim, empresas que constam seus nomes em escândalos e endividamento devem ser evitadas. Além do que o investidor deverá optar por empresas que paguem porcentagens igual ou superior a 6% para ter maior rentabilidade. Toda forma de investimento é válida para quem consegue administrar bem seus proventos.