A vida adulta é repleta de problemas que aparecem a todo momento, podendo pegar de surpresa os menos despreparados ao enfrentar as adversidades. Com as despesas de casa não é diferente, tentar segurar tudo que aparece pela frente apenas com um salário, realizado os débitos, começa a pesar e contribuir para a estagnação financeira dos membros dela.

Assim, com os ingredientes corretos, fica mais fácil e simples quitá-las e ainda sobra espaço para alcançar os objetivos pessoas. Para isso, veja de maneira descomplicada os principais pontos que não podem faltar na sua análise de divisão de custos em casa. 

Por que as despesas importam?

Apesar de não ser ensinada nas escolas, as finanças aparecem a todo momento da nossa vida, iniciando na vida adulta com muito mais intensidade quando a independência tende a ser o principal pilar que norteará as pessoas. Dessa forma, em um país onde 7 a cada 10 famílias estão endividadas, entender as finanças é um meio de sobrevivência para não perder seu poder de compra pelos comprometimentos financeiros.

Publicidade

Assim, conhecer a importância das finanças não serve apenas para ocupar espaço na mente, mas servirá como um soro para possíveis problemas que envolvam dinheiro de entrarem no seu caminho após o fim da leitura do texto.

Vantagens de dividir as despesas

Apesar de ter como um ponto negativo que é a falta de privacidade, a divisão de gastos trás vários benefícios como:

  • Divisão de atividades: Cargas excessivas de responsabilidade apenas para uma pessoa começa a estimular o estresse e pode ser gatilho para outros comportamentos que podem ser evitados com a divisão de atividades.
  • Independência: Cada pessoa na casa agora é dona de uma atribuição para que o fluxo financeiro continue positivo, assim, cria um ambiente perfeito para estimular a independência das mesmas.
  • Combate à inflação: É comum que certos preços subam na economia e acabem pesando no orçamento fixo de certas pessoas, assim, fica muito mais fácil de continuar comprando a mesma quantidade com o tempo e sem impactar o bolso.
  • Aumenta a confiabilidade: Uma relação, seja de casal, amigos ou apenas conhecido, pode ser fortalecida quando as duas partes contribuem de forma proporcional para a melhora do ambiente.

Como dividir as despesas da sua casa?

Não é a toa que na bandeira do Brasil, a palavra Ordem vem antes de Progresso, por isso, alinhar suas finanças é a coisa mais importante para você ter sucesso nessa área, sendo válido destacar:

Caminho mais utilizado 

O primeiro passo desse caminho é formado pela ação de conhecer as receitas que estão entrando dentro da sua casa. Depois, entender possíveis gastos desnecessários que podem estar drenando a energia dos capitais recebidos.

Com isso, é fácil cortá-los e aplicar em áreas que causem um impacto mais significativo no seu cotidiano. Por fim, é hora de dividir em partes iguais a contribuição  que cada pessoa irá fazer para manter o ecossistema financeiro.

Método 50/30/20

Não é preciso ser milionário para tomar boas decisões financeiras. Assim, um dos métodos mais utilizados consiste em:

  • 50: 50% do que você receberá será destinado para gastos essenciais, isso significa colocar na lista aqueles que são indispensáveis para viver em sociedade como moradia, comida, energia etc.
  • 30: 30% para lazer e atividades que ajudem você a suportar a jornada de trabalho entre outras monotonias do dia-a-dia.
  • 20: Por fim, 20% para os investimentos de longo prazo como a tão sonhada aposentadoria com um valor mais digno no futuro.

Método 70/30

Outra muito conhecida pelas pessoas que controlam suas finanças é o método 70/30 que se resume basicamente em:

  • 70: Sendo 70% de toda a sua receita direcionada para gastos de forma geral.
  • 30: Com 30% para investimentos e objetivos que precisam de um bom tempo para serem alcançados.

Personalize

Com o tempo, você perceberá que as suas particularidades irão extrapolar certos modelos de divisão de finanças. Assim, é normal adaptá-los para a sua realidade, pois terá melhores proveitos e atenderá as reais necessidades do momento.

Por isso, os primeiros passos para criar um modelo próprio são:

  • Defina as metas e objetivos.
  • Defina o tempo que será destinado para o cumprimento de cada etapa.
  • Tenha cautela em colocar todos os próximos passos de maneira alcançável.
  • Possíveis recompensas para cada vez que alcançá-los no prazo.
  • Melhore pontos que não foram satisfatórios no meio do caminho.

Quais aplicativos ajudam você a dividir as contas?

Não dá para finalizar o artigo sem antes considerar instalar no seu celular soluções que devem ser fáceis de serem abertas, entre os mais usados estão:

  • Trello: Excelente para fazer a gestão de tarefas, o Trello possui um ambiente visual muito agradável e pode ser usado tanto no celular, quanto no seu computador ao mesmo tempo, permitindo a integração com outras contas de email.
  • Splitwise: Com funcionalidades tanto gratuitas, como pagas, o aplicativo promete muita leveza para você realizar as despesas do cotidiano, com uma interface simples e amigável para qualquer pessoa conseguir usar.
  • Settle Up: Apesar de ser desenvolvido predominantemente em língua inglesa, você consegue utilizá-lo como suporte para as suas finanças.
  • Tricount: Um dos mais bem avaliados, têm diversas aplicabilidades tanto para casais, viajantes e até para os companheiros de quarto.
  • Além de dividir as contas você pode começar a tomar conta do seu imposto de renda com mais cuidade, ele é uma grande maneira de se economizar durate o ano, veja aqui como você pode fazer isso sem ser um expert em finanças.

Conclusão

Se finanças fosse uma matéria simples, em poucos minutos você já estaria dominando Wall Street, mas pelo contrário, são anos com o mesmo pensamento de progresso para atingir o sucesso. Assim, a mentalidade que você precisa ter no momento é continuar atualizando-se sobre o assunto no blog que postamos constantemente.

Afinal, não dá para pensar no seu bolso com a mesma ideia de anos atrás, com a renovação constante, o progresso chega mais rápido e você consegue se manter mais motivado. Por fim, não deixe de compartilhar o artigo para a sua rede de contatos, basta compartilhar o link da publicação nas redes sociais.