Quase 10% da população poderia ser representada por apenas CNPJ, ou seja, empresas que detém uma personalidade jurídica e atuam de maneira legal no país.

Entretanto, não é só de grandes corporações que vive o Brasil. Há uma grande parte do público fugindo de algumas obrigações a que os trabalhadores CLT estão sujeitos durante seus trabalhos na empresa.

O problema nesses casos é que muitas pessoas ainda têm dúvidas de quais caminhos seguir na sua vida profissional, ficando presas em atividades que não gostam..

Publicidade

Desse modo, criamos um guia descomplicado para atender o público que deseja fugir da normalidade e conhecer novos horizontes de atuação, veja:

Vantagens de ser um PJ

  1. Horários: Apesar de muitos funcionários de CLT se esforçarem ao máximo no tempo em que estão a serviço das empresas, o salário, geralmente, não sobe na mesma proporção em que ele finaliza os projetos.
  2. No caso da Pessoa Jurídica, seu serviço é precificado pelo número de contratos que tem com o maior número de empresas possível. Desse modo, você pode ter muito mais rentabilidade no final do mês com seu esforço.
  3. INSS: A contribuição para se aposentar pelo INSS é reduzida em comparação a CLT é que a renda destinada para seu período de aposentadoria depois do tempo de contribuição é muito menor, chegando aos atuais 11%.
  4. Independência: Apesar de ter perdido alguns benefícios que o CLT consegue como décimo terceiro, férias etc. Há uma certa autonomia do responsável pela PJ usar o dinheiro da melhor forma para se prevenir de eventos emergenciais.
  5. Renda: Como na maioria dos casos você recebe por projeto que finaliza, a renda de uma pessoa jurídica tem a tendência de ser maior do empregado CLT. Assim, você deve conseguir seus objetivos financeiros mais rapidamente, afinal, está com um fluxo maior na conta bancária.

Vantagens de ser CLT

Sempre é bom levar outros pontos em consideração para que a comparação seja proveitosa para você e aproveite os positivos, se preparando para os negativos. Entre os principais estão:

  1. Horas extras: Mesmo depois de finalizar o expediente, é possível complementar sua renda com as horas que você ficou sendo ativo na empresa e adicionar um extra no salário.
  2. Adicional noturno: Dependendo da área que está empregado, o período noturno reserva algumas inseguranças e os direitos trabalhistas protegem o trabalhador CLT.
  3. Descanso semanal remunerado: Pelo menos 24 horas de repouso e sem descontar no salário toda semana.
  4. 13º salário: Com o fim de dezembro, é outro direito muito amado pelos brasileiros que usam essa grana extra para comprar produtos desejados o ano inteiro.
  5. Férias remuneradas: Os tradicionais 30 dias que terá a partir do tempo trabalhado durante o ano na empresa.
  6. Faltas justificadas: Atestados podem aparecer de maneira imprevista em alguns momentos e é um dever da empresa ter um respaldo.

Como se tornar PJ

Uma Pessoa Jurídica nada mais é do que um CNPJ atrelado aos donos ou sócios do empreendimento. Um dos caminhos mais rápidos de se conseguir fazer isso é criando um MEI, basta clicar aqui acompanhado das seguintes informações:

  1. RG.
  2. Título de eleitor.
  3. Declaração de Imposto de Renda.
  4. dados de contato e endereço residencial.
  5. Tipo de ocupação, forma de atuação e local onde o negócio é realizado.

Com ele feito, você consegue os seguintes direitos:

  • Aposentadoria.
  • Empréstimos facilitados.
  • Contratação de no máximo 1 funcionário.

No dia a dia, é preciso conhecer as nuances de um contrato, afinal, será a partir dele que todas as operações serão realizadas. Antes de começar, o ponto inicial é determinar tudo que você precisa encontrar nas próximas ações por escrito e não somente verbal.

A seguir, o que será contratado e como será realizado esse contrato precisa ser bem claro para que ambas as partes não extrapolam os limites que já determinaram antes. Isso também vale para as possíveis decisões que podem acontecer no meio do caminho.

Nunca se esqueça de sempre procurar ajuda especializada, advogados da área empresarial podem adiantar processos e facilitar a sua vida em relação aos contratos que são formados.

Autônomo é a mesma coisa que PJ

Em alguns casos, podem parecer sinônimos na cabeça das pessoas e isso causa uma confusão, muitas vezes tributária em relação às principais atribuições dos autônomos que não pertencem ao mesmo ambiente do PJ.

A principal linha que separa os autônomos de outras formas de contratação é que este assume total responsabilidade sobre as suas atribuições durante o período que for contratado. Os principais impostos envolvidos na vida do autônomo são:

  • ISS
  • INSS
  • Imposto que está sendo retido diretamente na fonte.

Por fim, mesmo que o autônomo signifique a sua responsabilidade integral, pedir ajuda para um contador para evitar problemas com a receita federal pode ser um excelente caminho.

Preciso declarar imposto de renda?

Todo brasileiro tem o poder de declarar o imposto de renda por livre e espontânea vontade para ajudar o Governo a monitorar os gastos e a renda da população

Em outros casos, há uma obrigação baseada principalmente na renda que é monitorada a partir dos seus gastos e cruzamento de informações que ocorreram nos últimos 5 anos da sua vida financeira.

Atualmente, se você recebeu mais de 28 mil reais por ano já é obrigado e o período de declaração acontece de março a abril do ano posterior.

No mais, acompanhe o nosso artigo sobre declaração de imposto de renda para você conseguir realizar esse processo da melhor forma possível e com menos chances de cair na malha fina, clique aqui.

Conclusão

O trabalho é como qualquer área de desenvolvimento em que o ser humano faz parte e provoca mudanças a partir do momento que está sendo vivido.

É difícil tentar prever todo o futuro da Pessoa Jurídica na empregabilidade ao redor do Brasil, mas uma coisa é certa, o número de CNPJs no país não para de crescer, mesmo nos períodos de pandemia.

Agora, com o desenvolvimento completo, o número pode explodir e gerar uma nova forma de viver entre os brasileiros, talvez mais independentes e responsáveis pelos seus próprios resultados.

Por último, compartilhe o artigo para que mais pessoas decidam pela migração ou não para seu salário para a PJ.