Você já pensou em pedir demissão do seu emprego atual e começar a trabalhar em casa, sendo o seu próprio chefe? É bem provável que a sua resposta tenha sido sim. Afinal, esse é um desejo bem mais comum do que você imagina, nesse caso, confira a seguir, o quanto pode ser simples montar seu próprio negócio.

De uns tempos para cá, as pesquisas sobre como vender na internet, ou como usar a internet para lucrar, saiba que aqui, te mostraremos como. Montar a sua própria loja virtual pode ser possível e simples, sendo assim, se você sempre sonhou em empreender, mas não sabe por onde começar, então veio ao lugar certo.

O que é um E-commerce

No que diz respeito ao E-commerce, antes de aprender como abrir o seu próprio negócio, é muito importante que antes disso, você tenha em mente. O que exatamente é um E-commerce, para que dessa maneira você tenha em mente se realmente vale a pena ter uma dessas lojas consigo.

Assim como você já deve ter reparado, esse termo significa basicamente loja virtual, ou comércio eletrônico em tradução livre, e como o próprio nome já diz. Se trata de uma maneira de realizar vendas na internet, sejam essas vendas de produtos físicos ou de produtos digitais.

Como funciona?

Mas, como exatamente funciona esse tipo de loja? Se você está imaginando que será super complicado entender, pode ir tirando isso da sua cabeça. Pois, E-commerce é sinônimo de praticidade, por isso, é uma das melhores opções para quem procura uma boa forma de empreender.

Então, se você está procurando uma maneira eficiente de empreender, mesmo sem experiência alguma, então essa forma de vendas é perfeita para você. Afinal, assim como te mostraremos a seguir, existem inúmeros benefícios de vender através de uma loja virtual.

Quais são os principais benefícios

Mas afinal, quais são os principais benefícios de realizar as suas vendas tendo consigo um E-commerce, ao invés de empreender de maneira convencional. Abrindo um comércio físico? É isso que te mostraremos nos tópicos a seguir, então se você até se interessou pelo conceito de E-commerce.

Mas, ainda não se convenceu de que vale a pena abrir o seu, a seguir te mostraremos o quanto as lojas virtuais tem a te oferecer quando se trata de forma de empreender. Por isso, prossiga com a leitura e entenda o que te aguarda no tocante a empreender através da internet.

Baixo investimento inicial

A primeira vantagem de montar uma loja virtual é a possibilidade de empreender com um baixo investimento inicial, afinal caso você não saiba. Empreender necessariamente significa que você precisará realizar um investimento inicial, seja esse investimento mais alto ou mais baixo.

Contudo, ele necessariamente precisa ocorrer, existindo sim algumas maneiras de economizar no tocante ao investimento inicial. E uma das melhores formas de começar a empreender economizando no que diz respeito ao investimento inicial, é justamente realizando a abertura de uma loja virtual.

Uma maneira mais simples de empreender

Além disso, empreender na internet também acaba sendo algo extremamente mais simples, tanto por conta da burocracia, que simplesmente não existe aqui. Quanto no tocante ao que precisa ser feito para que montar uma estrutura torna-se possível, em muitos casos.

Apenas 10 minutos do seu dia é o bastante para que você esteja conseguindo montar uma boa estrutura de vendas, conforme te mostraremos ao longo do artigo. Por isso, se você está em busca de praticidade na hora de empreender, é exatamente isso que o E-commerce te oferece.

Possibilidade de vender sem estoque

Temos também a possibilidade de realizar vendas sem ao menos ter estoque, e isso pode ocorrer de duas maneiras diferentes, na primeira maneira. Você estará realizando vendas como afiliado, através de uma plataforma do tipo, como por exemplo a hotmart, que disponibiliza inúmeros produtos digitais gratuitamente.

A outra maneira de realizar vendas sem ter um estoque próprio é através do famoso dropshipping, uma das melhores formas de vender. Produtos físicos sem que para isso você precise estar montando uma estrutura enorme de estoque próprio, comprovando novamente o quanto é prático vender em uma loja virtual.

Maiores lucros

Como se tudo o que foi apresentado até então não fosse o bastante, você também contará com uma forma de vender bem mais simples, e barata. O que consequentemente acarretará em lucros maiores, pois, tendo um custo mais baixo para manter seu empreendimento funcionando.

O seu lucro líquido tende a ser bem mais alto, assim como a quantidade de venda acaba sendo algo bem maior, por conta do preço mais em conta.. Não é atoa que até mesmo grandes marcas já estão passando a montar empreendimentos digitais, para alavancar a quantidade de vendas.

Competitividade mais baixa

E por fim, temos a competitividade, que é bem mais baixa no caso dos empreendimentos digitais, do que no caso de lojas físicas, assim como você já deve imaginar. Quando o assunto é empreender isso necessariamente significa que você precisará lidar com concorrentes, nesse caso.

Empreender no mundo digital te permitirá vender conseguindo competir de uma maneira bem mais justa, no tocante a preços e estruturas de vendas. O que é algo fundamental para que o seu negócio consiga prosperar e para que você consiga crescer no ramo.

Como montar um E-commerce

Agora que você já conhece os principais benefícios de realizar  a abertura do seu empreendimento digital, é muito importante ter em mente. O que exatamente é necessário para montar um, pois mesmo que você saiba que é super simples e prático montar um.

Sem contar algumas dicas, pode ser que você acabe ficando meio perdido, mas não se preocupe, pois conforme te mostraremos a seguir, é mais simples o que parece. Então, não precisa ficar preocupado, pois conforme foi dito inúmeras vezes ao longo desse artigo, E-commerce é sinônimo de praticidade.

Procure um nicho

Agora, é muito importante compreender que em primeiro lugar, para que empreender seja algo possível, é indispensável que você defina um nicho. Isso será algo indispensável para que você consiga realizar a abertura do seu empreendimento tendo consigo um norte.

Existem inúmeros nichos que podem ser explorados, alguns nichos  são mais indicados para empreendedores iniciantes, outros já são mais complicados. Contudo, é muito importante que você tome os devidos cuidados para que você empreenda com um nicho que você compreende.

Entenda seu cliente

Outra coisa que é muito importante, diz respeito aos seus clientes, é indispensável que você conheça a mente do seu consumidor, quando se trata de realizar compras. Isso será algo essencial, para que dessa maneira, você possa aprender como você pode vender.

Da melhor maneira possível, isso te garantirá ter ao seu lado a melhor estratégia na hora de realizar as vendas, algo muito importante para que o seu comércio vá para frente. Nesse caso, além de estudar muito bem como exatamente o seu E-commerce funciona, é muito importante ter em mente como seu cliente funciona.

Defina um orçamento

É muito importante que você tenha em mente quanto dinheiro você pode gastar, se  você ainda não definiu um orçamento, então é indispensável definir. Isso te permitirá realizar a definição disso, com o intuito de realizar a montagem da sua estrutura da melhor forma possível.

Afinal, aposto que você odiaria gastar todo o seu capital com a montagem do seu E-commerce, e com isso, não conseguir montar um bom estoque. Ou acabar ficando sem capital de giro, por isso, definir um orçamento é algo tão importante na hora de abrir a sua loja virtual.

Entenda o mercado

Realizar estudos a respeito do mercado também é algo muito importante, principalmente se você é um iniciante no tema, entretanto, mesmo que você já seja experiente no meio. Levando em consideração que o mercado passa por mudanças constantes, tais estudos também são muito importantes. 

Sendo assim, é muito importante que você estude muito bem como os algoritmos de buscas funcionam, e o que pode estar sendo feito para que dessa forma. Realizar a venda dos seus produtos através de uma experiência eficiente pode ser algo possível, nesse caso, separe algumas horas para se planejar.

Procure uma plataforma

Também é muito importante que você procure uma boa plataforma para realizar vendas, vale frisar que no tocante a montar um E-commerce. Existem três canais de vendas, em primeiro lugar, temos os marketplaces, como o mercado livre, o segundo canal de venda são as redes sociais.

Como, por exemplo, o facebook, e por fim, temos um site próprio, no tocante as plataformas mais simples de trabalhar, no início as duas melhores. São os marketplaces e por fim, tem também as redes sociais, sendo essa as que te permitirão trabalhar da maneira mais simples no começo.

Quais são as principais plataformas do país?

Agora que você já sabe tudo a respeito do E-commerce, tanto no tocante a como estar montando, quanto no que diz respeito a como pode ser vantajoso. Chegou o momento de entender quais são as melhores plataformas para realizar vendas, assim como te mostraremos a seguir.

As plataformas de lojas virtuais estão bem mais próximas de você, do que você imagina, sendo assim, confira a seguir onde você pode estar montando sua loja virtual. A seguir, apresentaremos apenas marketplaces, pois conforme já foi mencionado se trata da maneira mais prática de empreender online.

Casas bahia

O primeiro marketplace que apresentamos são as famosas casas Bahia, que inicialmente existiam apenas como uma franquia de lojas físicas. Que se tratava de lojas especializadas em realizar a vendas de produtos ligados ao lar, como por exemplo, móveis e eletrodomésticos. Contudo, com o passar do tempo, essa franquia passou a explorar o mundo virtual, passando a ser, portanto, uma das principais plataformas do mercado.

Atualmente, você pode estar realizando a compra de produtos diversos aqui, entretanto, é muito importante ter uma coisa em mente, ao vender aqui. Será necessário pagar algumas taxas, então, lembre-se de realizar uma breve pesquisa a respeito das taxas por venda cobradas pela plataforma.

mercado livre

Além disso, temos também nessa lista o mercado livre, e aqui é impossível você nunca ter tido contato anteriormente com esse tipo de loja. Afinal, estamos falando primeiramente, da empresa pioneira no ramo de marketplaces no brasil, sendo assim, se você está procurando uma boa plataforma. Que tal contar com a plataforma que começou tudo? Saiba que no mercado livre, você terá uma vasta gama de benefícios.

Entre todos esses benefícios, temos a possibilidade de realizar vendas, sem que para isso você tenha custo algum, o custo você só terá após realizar a venda. Além disso, as taxas também cabem no bolso, fazendo com que vender através do mercado livre seja algo muito vantajoso.

Magazine luiza

Em terceiro lugar, temos a Magazine Luiza, uma empresa que assim como no caso das casas bahia, inicialmente era uma franquia de lojas que existia. Apenas com unidades físicas, bastante focada no comércio de móveis para o lar e também de eletrônicos, mas que posteriormente.

Passou a realizar vendas on-line, através de marketplaces, atualmente você pode se tornar um vendedor na magazine luiza facilmente, sendo essa. Uma das principais plataformas do tipo atualmente, o que te permitirá ter contato diariamente com uma quantidade enorme de clientes.

E tudo isso, com taxas que cabem no seu bolso, e que consequentemente farão com que vender seja algo bastante simples e prático para você.

Shopee

E para finalizar, temos aqui a Shopee, sendo essa uma das principais lojas quando pensamos em realizar vendas on-line, se você cansou de ter dor de cabeça procurando a loja perfeita. Então, pode contar com a Shopee, pois de uns anos para cá, ela vem se tornando a maior empresa.

No ramo de marketplaces no país, o que faz com que a maior parte dos clientes estejam concentrados na plataforma em questão, então se cadastre já. Monte a sua loja virtual na plataforma, e comece a realizar vendas, você notará rapidamente o quanto vender na plataforma é simples.