Muitos microempreendedores podem se ver em situações financeiras, e um bom empréstimo para MEI pode socorrê-los nesses momentos. Seja qual for a dificuldade financeira em seu negócio, uma quantia concedida poderá te auxiliar em momentos difíceis.

O empréstimo para esses empresários é muito importante, pois auxilia a manter o negócio funcionando. Imprevistos acontecem, e ninguém deveria ter que fechar sua empresa. Dados contam que, em 2021, quase 24% dos empreendedores pequenos e médios tiveram que fechar suas portas por conta de dificuldades financeiras, o que é muito frustrante para quem possui um negócio próprio. Esses dados correspondem apenas a fevereiro.

Em maio de 2020, por sua vez, a porcentagem foi maior, de 29%, e em outubro, 16%. A pandemia contribuiu muito para que esse número fosse grande. Mas, com a economia estando em constância, o melhor é se resguardar para que a sua empresa não passe por fechamentos. Saiba quais os melhores empréstimos para MEI, e solicite o seu.

Publicidade

Tipos de empréstimo para MEI iniciantes

Antes de definir o melhor empréstimo para MEI se adequando ao seu caso, você deverá conhecer todas as formas de crédito oferecidas. Cada uma corresponde a um perfil ou especificação financeira:

Empréstimo para MEI com o cartão BNDES

A opção mais quente de empréstimo para MEI no Brasil é a concedida com o cartão do BNDES. Podendo ser contratado por aproximadamente R$ 1 milhão, este cartão é ideal para quem deseja um maior incentivo para o crescimento de sua empresa, independentemente de seu tamanho. 

O empresário poderá pagar o crédito, concedido em até 48x, e é importante levar em consideração o seu limite de uso. Não é recomendado usar mais do que a quantia delimitada.

Antes de receber o cartão BNDES, a instituição analisará o limite que deverá ser concedido. No entanto, o empresário poderá utilizar esse cartão apenas em fornecedores que o BNDES recomendar.

Mas, esse é um tipo muito recomendado de empréstimo para MEI, principalmente para quem deseja uma ajuda de reposição.

Empréstimo para MEI com garantia de imóvel

Por sua vez, o empréstimo para MEI com um imóvel em garantia é um dos mais indicados, por suas taxas baixas de encargos. A taxa moderada significa que a modalidade de crédito é menos arriscada, pois caso o empresário não consiga pagar as faturas, o imóvel incluso fica comprometido.

Naturalmente, os empréstimos concedidos para MEI possuem menos taxas, o que fortifica esse tipo de financiamento, além da chance de conseguir um limite de crédito maior, por conta do imóvel em garantia.

Esse tipo de financiamento geralmente financia até 60% do preço do imóvel garantido, tal quantia que retorna ao solicitante como um empréstimo.

Cheque especial pessoa jurídica

Esse tipo de empréstimo para MEI possui um funcionamento idêntico ao cheque especial, porém é destinado para pessoas que possuem pequenas ou médias empresas.

Para obter seu cheque especial pessoa jurídica, você deverá apresentar sua Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos ou a declaração de IR. Você pode pedir sua DECORE para seu contador.

No entanto, ao possuir esse empréstimo para MEI, você terá que encarar taxas mais altas, que variam entre 10 e 16%.

Empréstimo para MEI com capital de giro

Esse tipo de empréstimo para MEI concede uma quantia que deverá ser utilizada para que uma empresa funcione a longo prazo, com ou sem atividade. Utilizando outras palavras, o empreendedor possui pouco capital para investir no crescimento da empresa ou realizar o pagamento de contas.

Por conta de suas taxas baixas e o breve período sem nenhuma aplicação, variando entre 5 e 15 dias, vale mais a pena contratar esse tipo de empréstimo para MEI. Seus juros podem variar entre 1,5% e 2,5% mensal. A maior desvantagem é que a quantia concedida não é considerada alta.

Alguns bancos que concedem empréstimo para MEI em 2022

Além de empréstimos para MEI concedidos pelas alternativas anteriores, também é possível que seu banco conceda esse tipo de crédito.

Veja os bancos que possuem as melhores opções de empréstimos para MEI, contando com as taxas de juros mais baixas do mercado:

  1. Empréstimo para MEI Banco Inter, com juros a partir de 0,90% mensais, além do IPCA junto ao empréstimo online, com garantia de imóvel;
  2. Empréstimo Creditas, acima de 0,99% mensais, além do IPCA junto ao empréstimo solicitado online, também com garantia de imóvel;
  3. Empréstimo Creditas junto com a Sebrae, acima de 1,29% mensais, com garantia de veículo;
  4. Empréstimo para MEI da Caixa em parceria com a Sebrae, acima de 2,40% mensal empréstimo para pessoa jurídica, sem garantia de bens;
  5. Empréstimo Banco do Brasil para MEI, acima de 2,8% + 3% de encargo da TAC em empréstimos para CNPJ concedidos, sem bens como garantia;
  6. Empréstimo da Caixa para MEI, na modalidade microcrédito, com uma taxa de 3,49% mensal + 3% de TAC em empréstimos para pessoa jurídica, sem garantia de bens.

Como pegar empréstimo para MEI?

Pelo fato de o empréstimo para MEI ser igual a empréstimos normais, para ter um crédito desses concedido, você deve provar que usará o dinheiro a fim de beneficiar a sua empresa em um momento difícil.

Em caso de não se sentir bem para solicitar um crédito para MEI pela internet, você pode consultar o seu governo, pois ele pode estar oferecendo financiamento para pequenos e médios empreendedores.

No Estado de Santa Catarina existe um programa de crédito sem juros, por exemplo, onde o empreendedor solicita o crédito, paga todas as parcelas sem exceder o dia limite e o governo fica encarregado de pagar a última. Assim, os juros são isentados.

Não é possível garantir que no seu estado ou município tem o mesmo tipo de financiamento, pois é importante você realizar uma pesquisa na sua região.

Documentação necessária para pegar crédito para empreendedor

Se você precisa de um empréstimo para MEI para sua empresa, separe alguns documentos e solicite o empréstimo. Mesmo sem possuir ainda a opção ideal para você, separe:

  • CPF, RG e comprovante de residência;
  • Documento de comprovação de renda, tanto sua quanto da sua empresa;
  • Um plano de investimento, provando o destino do dinheiro.

Vale a pena pedir um empréstimo sendo MEI?

Esse tipo de financiamento para pequenos e médios empreendedores é uma ótima opção para se livrar de tempos difíceis.

Existem várias opções de empréstimo para MEI, como você pôde ver aqui. Por isso, existem vários tipos de contratação, partindo das mais simples às mais complexas.

No entanto, é importante analisar todas as suas necessidades antes de contratar um empréstimo, para que você não se arrependa ou crie mais dívidas.

No geral, vale sim a pena solicitar um empréstimo para MEI, visto que essas opções foram feitas para te tirar do sufoco. Organize suas taxas de pagamento e solicite o melhor.