Apesar de ser uma palavra de origem inglesa, sua aplicabilidade já está sendo universal. Já temos no Brasil, diversas soluções para aprimorar a forma como ouvir a opinião de terceiros pode ajudar a desenvolver o ecossistema em que está envolvido.

Sendo um dos pilares para o alcance do sucesso, pois, depende de um sistema de avaliação do que está acontecendo na realidade para realizar os próximos passos.

Entretanto, é uma questão que ainda está presente na vida do brasileiro não como uma solução, mas ainda como um problema a ser enfrentado. Para descomplicar esse assunto, conheça todas as informações necessárias para alterar a forma como você recebe a opinião de terceiros, veja:

Publicidade

O que é Feedback?

Se pegássemos a definição que é dita pelo dicionário, poderíamos definir a palavra Feedback como sendo: “a transmissão de informações avaliativas ou corretivas sobre uma ação, evento ou processo para a fonte original ou controladora”.

Assim, podemos já ter uma base para começar a entender o Feedback, porém. Precisamos de mais elementos para compreender a fundo as características de um bom Feedback, entre eles está:

  • Indicar caminhos.
  • Demonstração de impacto.
  • Especificidade.
  • Imediatismo.
  • Alinhamento.
  • A linguagem utilizada e a que chega aos ouvintes.

Agora que você já sabe a teoria do Feedback, veja a seguir as práticas muito usuais se serem realizadas por esta atividade:

Como funciona o Feedback?

Muito mais do que apenas receber apenas comentários. É possível usar diversas ferramentas para absorver os Feedbacks como:

Feedback 360º

Sempre quando ouvimos a expressão 360º, dá a impressão de universalidade. Por isso, essa modalidade de Feedback busca uma visão completa sobre o desempenho de um norte em questão que pode ser definido como uma pessoa, empresa entre outros.

Isso acontece porque, as lideranças organizam meios de captar os comentários que poderiam melhorar o ambiente como um todo. Geralmente aplicado a lideranças, pode ser usado para todas as áreas da empresa que ganham um plano de desenvolvimento pessoal quando for necessário.

Feedback sanduíche

Pode dar fome, mas pode ser uma excelente forma de absorver os Feedbacks, afinal, para cada comentário negativo, será preciso enviar dois novos Feedbacks, porém, com a ótica positiva.

Lembrando que, esse comentário negativo deve ser emitido como forma construtiva. Sendo o passo para a modalidade de Feedback acontecer: comentário positivo, proposta de uma crítica negativa construtiva, comentário positivo.

Feedback SCI

Criado para construir e aprimorar a liderança nas empresas e organizações, esse modelo usa como instrumentos os seguintes pontos:

  • Situação: Explicar cada momento antes, durante e após a percepção de que o momento mereceria um Feedback.
  • Comportamento: Descreve o comportamento que foi visto, porém, sem qualquer julgamentos, apenas de maneira descritiva.
  • Impacto: Qual o impacto gerado a partir desse comportamento.

Isso é a prova de que o sistema criado pelo The Center for Creative Leadership funciona e impacta cada dia mais a vida das pessoas.

Vantagens dos Feedbacks

Mais do que apenas um comentário grosseiro, os Feedbacks vão além disso e podem proporcionar às pessoas:

  • Quando bem organizado, é capaz de aproximar as pessoas e esses comentários passam a fazer parte da rotina com muito mais fluidez.
  • Evita ruídos de comunicação que uma relação sem Feedback pode causar.
  • Melhora o lado pessoal e profissional de uma pessoa.
  • Dá mais confiança e independência.
  • Cria boas maneiras de lidar com erros e situações que fujam do controle.
  • Faz do ambiente um lugar muito melhor de se viver.

Com a aplicação de tudo que aprenderá nesse post, ficará a seu critério aumentar a lista de vantagens percebidas apenas com essa experiência na prática.

Quais aplicações ajudam a captar Feedbacks

Entre as principais disponíveis para qualquer pessoa são:

  • Google Forms: Os formulários do google são gratuitos e podem ser personalizados conforme a demanda da sua empresa. Apesar de não ter muitos recursos visuais, é excelente para aqueles que estão começando.
  • Survey Monkey: Com diversas funções e integrações já prontas para serem utilizadas, a plataforma consegue ser mais útil quando você paga pela assinatura.
  • Typeform: Apesar da plataforma ter uma opção gratuita, até o momento não foi disponibilizada uma versão em portugues para seus usuários.
  • MindMiners: Apesar de não ser tão popular quanto as outras opções, pode ser a chance de você conhecer outros meios de conseguir Feedbacks de qualidade.

Qual profissional é responsável pelo Feedback?

No âmbito empresarial, a figura do responsável pelo Feedback pode ser realizada pelo setor de RH. Afinal, tem uma pegada mais humana e consegue transformar ordens em orientações mais simples e práticas para qualquer funcionário da empresa.

Mas não é necessariamente apenas da atribuição desse responsável colher as informações para tornar a vida de uma empresa melhor. Assim, é preciso um alinhamento de todos os cargos da empresa. Afinal, são eles que têm contato frequente com o funcionamento e podem propor melhorias.

A melhor coisa a se fazer é dar liberdade e independência aos profissionais para conseguir se posicionar e como gestor, é fundamental aplicar as melhorias solicitadas com agilidade.

Quais as consequências da má gestão de Feedback?

No mundo dos Feedback, os principais pontos que precisamos ficar atentos quando ele não vem sendo aplicado são:

  • Erros: Quando não temos a opinião de terceiros fazendo parte do ambiente, é comum que as pessoas continuem fazendo ações erradas e praticamente as mesmas durante toda a vida.
  • Pessoal: Sem uma evolução constante na sua vida, cometer os mesmos erros fazem parte da vida das pessoas que não são capazes de absorver os Feedbacks para melhorarem seu lado pessoal.
  • Profissional: Com más atitudes sendo tomadas no cotidiano, isso pode ser transferido para seu ambiente profissional e prejudicar a sua imagem.

Conclusão

Os primeiros passos após a leitura deste blog envolvem ações necessárias ao alcance do sucesso, lembrando que este é o definido por você para o projeto pessoal. Essa é a essência do Feedback, não ser apenas um conjunto de teorias que está existindo apenas para fazer volume na sua cabeça.

Mas um conjunto de práticas fundamentais devem ser aplicadas na prática. Com o tempo, a evolução começa a ser algo natural e sem os tradicionais ruídos que uma nova rotina pode causar na vida de uma pessoa. 

Por fim, um passo a ser realizado é o de ajudar mais pessoas a conhecerem tudo que está presente no universo dos Feedbacks, compartilhe o artigo nas suas redes sociais.