Você sabe quantas pessoas não conhecem os próprios direitos trabalhistas? A resposta para essa pergunta é um número imenso, e isso é algo bastante perigoso. Afinal, conhecer os próprios direitos trabalhistas é algo essencial para a vida de qualquer trabalhador, ao longo deste artigo. Iremos te mostrar o que exatamente é o FGTS e também como o mesmo funciona, então se você já recebeu o FGTS mas não sabe como ele funciona.

Então, saiba que esse artigo está repleto de informações muito pertinentes para você, você já tendo recebido o FGTS alguma vez na vida ou não. Leia esse artigo até o final, para que você possa entender o quanto o FGTS é útil para a vida do trabalhador, e também a sua origem.

O que é o FGTS?

A primeira coisa que precisamos fazer nesse artigo, é te mostrarmos como exatamente o FGTS surgiu e o que ele é, a sigla FGTS significa fundo garantidor de garantia de tempo de serviço. Ou seja, todo trabalhador brasileiro tem direito a receber o FGTS, desde que esteja em um dos três grupos que mencionaremos ao longo do artigo.

Publicidade

Nesse caso, se você ainda não entrou no mercado de trabalho, mas está prestes a entrar, ou se já trabalha a um certo tempo, não sabe como funciona esse fundo. A seguir te mostraremos como funciona o cálculo do FGTS, dito isso, prossiga com a leitura, pois esse artigo ainda tem muita coisa para te apresentar.

Como o FGTS funciona?

O cálculo do FGTS funciona de uma maneira super simples, podendo ser feito por você, entretanto não se preocupe com isso, pois calcular não é obrigatório. Pois, você calculando ou não você poderá receber o FGTS sem problema algum, agora no tocante ao modo que o mesmo é calculado. O cálculo apresenta variações de acordo com o tipo de trabalhador, mas isso será abordado de uma maneira mais aprofundada em breve.

Para calcular você precisará apenas de uma única coisa, e essa coisa é uma calculadora, entretanto é possível realizar o cálculo mesmo tendo consigo uma calculadora. Para isso basta calcular o seu salário vezes 8% do valor do mesmo, com apenas isso, você já saberá quanto por mês está sendo destinado ao seu FGTS. Outra maneira de realizar esse cálculo é dividir o número 8 por 100, e após isso multiplicar o resultado pelo seu salário.

Quem tem direito a receber?

Mas afinal, quem tem direito a receber? Essa é uma pergunta que iremos te responder a seguir, onde também entraremos em detalhes a respeito do FGTS de cada um desses trabalhadores. Então, se você não está em um dos grupos mencionados a seguir, saiba que provavelmente você se encaixa em um dos outros dois.

Afinal, uma das principais características do FGTS é ser bem abrangente e atender todo tipo de trabalhador, claro que existem algumas exceções. Como, por exemplo, no caso dos empreendedores, caso você seja um empreendedor e já tenha trabalhado anteriormente como CLT, demitido sem justa causa. Você terá direito a receber esse fundo, entretanto quando se trata de alguém que sempre foi empreendedor, isso não se aplica.

Jovem aprendiz

Como você bem sabe, para menores de idade entrarem no mercado de trabalho pode ser uma tarefa bastante complicada, tanto na parte de encontrar uma vaga. Quanto à parte de entender como funcionam os próprios direitos trabalhistas, é um dos direitos que o jovem aprendiz tem direito. É possível receber o FGTS, nesse caso, existem algumas mudanças em relação ao funcionamento do fundo garantidor de tempo de serviço.

E isso se dá por que o jovem aprendiz em si é uma maneira de trabalhar diferente, levando em consideração o expediente reduzido e o salário mais baixo. Mas, basicamente, o jovem aprendiz recebe um FGTS que equivale a 2% do seu salário ao mês, o que em um primeiro momento pode de fato parecer pouco. Porém, levando em consideração que esse é apenas o início da vida profissional do adolescente, faz sentido.

Quem trabalha com carteira assinada

Como você também deve imaginar, quem trabalha com carteira assinada também tem direito a receber, quando se trata de direitos trabalhistas. Esse é com certeza um dos mais conhecidos da CLT, nesse caso, se por acaso você não conhecia o funcionamento desse fundo de garantia. Confira a seguir como ele se aplica no caso do trabalhador de carteira assinada, sendo esse o tipo de FGTS mais comum no País.

Tal como foi mencionado anteriormente, cada tipo de trabalhador recebe um fundo garantidor de tempo de serviço diferente, e é claro que o mesmo se aplica aqui. No caso do CLT, você receberá um fundo garantidor de 8% ao mês, assim como no exemplo apresentado anteriormente.

Empregados domésticos

Existe um terceiro e último caso onde o FGTS se aplica, e como você deve imaginar, também apresenta características próprias, assim como nos demais casos. Estamos falando dos empregados domésticos, no caso desses profissionais, os mesmos receberão o maior FGTS dentre todos os que mencionamos ao longo deste artigo. Sendo esse o que fica em primeiro lugar, os trabalhadores CLT em segundo lugar e os jovens aprendizes em último lugar.

Para quem trabalha como empregado doméstico, o seu FGTS será de 11,2% ao mês do seu salário bruto, ficando bastante acima dos 8% da CLT. E com isso, encerramos a lista de tipos de fundos garantidos de tempo de serviço, lembrando que esse artigo ainda não acabou, e que deixamos o melhor para o final.

Como sacar o FGTS

Assim como acabamos de mencionar, o melhor ficou para o final, e aqui te mostraremos como você pode estar realizando o saque do seu FGTS. Afinal, só existe uma coisa melhor do que aprender como exatamente o fundo garantidor de tempo de serviço funciona e como ele é calculado.

E essa coisa é aprender como esse valor pode cair na sua conta bancária, para que isso seja possível, basta em primeiro lugar ter sido demitido sem justa causa. Tendo sido demitido sob essas condições, basta acessar o aplicativo oficial do FGTS e realizar o saque do mesmo.