Tradeoff é um conceito que deriva de uma das áreas mais nobres do conhecimento humano, a economia, e tente a ter um significado muito interessante que é o da escolha entre dois caminhos conflitantes em que anula seu oposto. Dessa maneira, é preciso utilizar meios racionais para decidir entre qual vertente seguir, afinal, na vida de todo o investidor onde as escolhas se fazem presentes. Com isso, veja os melhores fundos imobiliarios para seu perfil. Você que tem medo de investir precisa saber que até mesmo com pouco pode conseguir juntar um bom dinheiro.

Assim, há um questionamento muito popular que está entre os Fundos Imobiliários e dos Imóveis que apesar de terem o nome parecido, suas maneiras de atuação exigem pré-requisitos diferentes. Para acabar com suas dúvidas entre investir em fundos imobiliários ou adquirir imóveis, você precisa acompanhar as seguintes informações, veja:

O que são Fundos Imobiliários?

Em síntese, o Fundo é uma oportunidade que um grupo enorme de pessoas e instituições conseguem investir a partir de um órgão central que determina as ações que os aportes tomam a partir de análises feitas por diversos especialistas financeiros.

Publicidade

Atualmente, há diversas modalidades de Fundos que podem ser operados de uma maneira muito simples, basta ter uma conta em uma corretora autorizada e já poderá começar a operar. Sendo as principais formas de valorização de cada título, os aluguéis que são pagos e repartidos através dessa imensa comunidade acabam por tornar as cotas pelo fundo um pouco mais caras.

Além disso, por serem isentos de IR, atraem diversos investidores que não gostam de estar sempre presentes na lista do Leão.

Vantagens de se investir em Fundos Imobiliários

Antes de tomar qualquer decisão, você precisa conferir as seguintes vantagens:

  • Pouco investimento: Há modalidades muito baratas para começar a investir e você não precisa ser um dos mais ricos do mundo para participar.
  • Gestão: Como são fundos, há profissionais do mais alto escalão financeiro mundial realizando as operações que não são necessárias para você realizar.
  • Burocracia: Hoje com poucos cliques você já consegue realizar as compras e alguns bancos digitais já tem soluções incluídas dentro da sua própria plataforma.
  • Liquidez: A liquidez remete a facilidade que você tem em trocar os fundos novamente por dinheiro, algo que nos imóveis podem levar anos até a conclusão de uma venda.

Desvantagens de se investir em Fundos Imobiliários

Ao contrário do que é possível se imaginar, os Fundos Imobiliários não são perfeitos e podem apresentar as seguintes desvantagens:

  • Taxas: Muitas corretoras cobram valores invisíveis que são as taxas de administração por fazerem essa ponte entre você e o investimento.
  • Riscos: Como se estruturam a partir do aluguel, há muitas variáveis que podem não se concretizar e o tempo que o imóvel fica sem um inquilino é um deles.
  • Mercado: De forma geral, é o mercado que vai determinar se aquele seu aporte foi bem ou não realizado, o que pode fazer o valor investido flutuar bastante gerando até mesmo, uma ansiedade por isso.

E os imóveis? Como funciona?

As principais formas de se adquirir um imóvel são:

  • Financiamento.
  • Pagamento à vista.
  • Consórcio.

Depois de feita a escolha de como você conseguir, coloque no papel custos como ITBI, a escritura ( geralmente cobra-se % sobre o valor do imóvel), Registro do Imóvel nos órgãos competentes. Por isso, se você está com um valor X para realizar a compra e não tem mais de onde tirar dinheiro para pagar estas obrigações, uma boa dica é diminuir esse limite para adquirir o imóvel.

Assim, você evita ficar irregular e consequentemente, ter que pagar multas e juros pelas decisões que não foram tomadas no passado.

Vantagens de se investir em Imóveis

Não poderíamos de deixar de incluir os seguintes pontos:

  • Patrimônio: Independente do que acontecer, o imóvel ainda vai fazer parte do seu patrimônio caso você não alugue por um determinado período.
  • Sonho: Ter um lugar para morar que seja exclusivamente seu é a meta de realização de várias pessoas que preferem ter um imóvel no seu nome.
  • Segurança: Apesar dos impactos da economia geraram alterações imediatas em certos mercados, os imóveis tendem a manter um valor constante e servem como suporte para enfrentar períodos de crise.
  • Diversidade: Há várias opções que podem ser do seu agrado, sendo válvulas de escape para você que deseja fugir do tradicional.

Desvantagens de se investir em Imóveis

Por mais interessante que as vantagens sejam, elas sempre podem trazer consigo algumas desvantagens como:

  • Manutenção: Por estar sob a sua posse, os imóveis precisam ter uma fonte de pagamentos para que as manutenções ocorram periodicamente e sai tudo apenas do seu bolso.
  • Tributos: Não há um estímulo muito forte para a compra de imóveis e você precisa abrir mão de um bom capital para pagar os impostos que na maioria das vezes precisa ser quitado à vista.
  • Localização: Encontrar um imóvel que esteja bem localizado por um preço justo é uma tarefa difícil que pode cansar pelo longo tempo de procura e o aumento constante dos preços que geralmente acontecem.

Qual escolher?

A primeira coisa que todo investidor faz para decidir qual o melhor, é entender o seu perfil e como ele se conecta com alguma das soluções que apresentamos anteriormente. Por isso, entre em ação outro alicerce da decisão que é o objetivo que você tem com o investimento. Muito mais do que ver os números subirem ou descerem da sua conta bancária, o objetivo faz você não perder de vista todo o esforço aplicado.

Logo após, veja qual é o conhecimento sobre cada área, se você vem a anos estudando um investimento, continuar nele pode ser a melhor decisão, visto que, você já sabe dos possíveis cenários que podem acontecer. O último, não menos importante, são as datas, veja quais delas estão mais alinhadas com sua vida e como sua rotina pode mudar ao ter que realizar algumas ações específicas para o investimento

Conclusão

Por fim, não é necessário tomar a decisão de um dia para o outro. Investimentos, por mais simples que sejam, têm impacto no longo prazo. Com isso em mente, leve o tempo que for preciso para escolher entre imóveis ou Fundos Imobiliários porque será como uma árvore que será regada constantemente por você e requer que o dono dela goste dos seus frutos por um bom período de tempo.

Nada impede de mudar suas estratégias e alternar entre um ou outro, porém, sempre tenha um planejamento em mente e controle as possíveis perdas no meio do caminho. Agora, será necessário compartilhar essa postagem nas redes sociais para que mais pessoas possam tomar a melhor decisão entre os dois investimentos.