Os investimentos são as principais maneiras de qualquer pessoa conseguir garantir que seu dinheiro bata de frente com as adversidades como a inflação, pois, desvaloriza o dinheiro com o passar do tempo.
Entrando em ação os Fundos Imobiliários, um caminho, dentre os milhares dos mundos do investimento que podem prometer rentabilidade e segurança pelo investimento financeiro. Apesar de tudo, os Fundos Imobiliários ainda parecem ser um tema “grego”, com diversas pessoas perdendo a sua independência financeira por desconhecer as maneiras de administrar um.
Por isso, veja a seguir, as principais informações que estão tornando os Fundos Imobiliários uma das melhores opções de investimento para este ano.
O que são fundos imobiliários?
Fundos Imobiliários ou FIIs são regulamentados no país a partir da Lei 8.668, de 25 de junho de 1993. Criando-se caminhos alternativos para a aquisição de imóveis para que no futuro, retornem lucro a partir dos aluguéis oferecidos para futuros usuários.
Para identificar um Fundo Imobiliário, é preciso entender que eles sempre aparecem em siglas. Um exemplo de fácil fixação é: Imagine um empreendimento que pretende alugar um espaço num Shopping muito movimentado e com um capital para isso se concretizar muito alto.
Nisso, entra o fundo imobiliário, servindo de suporte para que esta corporação se comprometa em se manter fiel aos meses de pagamento. Retornando juros e sendo dividido por todos os membros que colocaram suas cotas financeiras.
4 motivos dos fundos imobiliários bombaram
1.Rentabilidade
É bastante comum ver os Fundos Imobiliários retornarem mais de 10% ao ano e dependendo da modalidade essa taxa pode até dobrar. Pois, mesmo sendo um investimento mais conservador, comparado a bolsa de valores, ainda consegue ter diversas variantes que retornam bons lucros para os aventureiros em busca de rentabilidade.
2.Segurança
Apesar de não terem cobertura de Fundo Garantidor de Crédito, o Fundo Imobiliário tem outros atalhos para compensar essa ausência. E, um desses caminhos alternativos é a gestão que está por trás dessa administração das cotas financeiras.
Sendo compostos por diversos analistas e especialistas do mercado conhecendo, na grande maioria das vezes, o que está fazendo e a decisão a ser tomada. Liberando o investidor desse trabalho massante, caso ele tivesse na Bolsa de Valores por exemplo.
3.Imposto de renda.
O grande temor de muitos investidores é o período em que a Receita Federal abre para que as pessoas informem como foram seus rendimentos no ano anterior. Criando diversas penalidades para aqueles que deixarem de demonstrar algum ponto e abrindo o período de malha fina.
Assim, a grande vantagem dos fundos é que você só precisa pagar o Imposto de Renda com os ganhos de capitais adquiridos pelo tempo do dinheiro investido. Fixado em 20%, você precisa abrir mão desta parte da lucratividade para ser direcionada novamente ao governo.
4.Fatores de influência
Como todo investimento, há aqueles assuntos impactando de maneira direta na quantia que irá para o seu bolso:
- Vacância: O tempo em que um estabelecimento fica vago diz muito sobre ele e sobre possíveis retornos ou prejuízos com o passar do tempo.
- Prazo dos contratos: Quanto maior o tempo que você fica comprometido, mais você pode ficar dependendo da sorte para conseguir um bom retorno.
- Dividendos: Os dividendos podem ser uma excelente maneira de conseguir ainda mais renda a partir das divisões dos lucros.
- Liquidez: Não dá para pensar apenas em lucratividade se não tiver ninguém querendo comprar, assim, a liquidez é um ponto crucial na balança.
Assim, são assuntos que qualquer pessoa consegue acompanhar e sem dificuldades, facilitando essa democratização do conhecimento.
Quais as melhores corretoras
Atualmente, algumas corretoras dominam o mercado de investimentos e oferece diversos benefícios, assim, as melhores são:
- XP Investimentos: Experiente no mercado brasileiro, a XP já está fazendo sucesso internacional e expandindo suas operações para diversas instituições que vêm adquirindo.
- Toro Investimentos: Apesar dos poucos anos de criação, a Toro é uma corretora que busca implementar inovações constantemente nas suas plataformas.
- Nu Invest: Outro grande case de sucesso é a Nubank, abrindo espaço no mercado brasileiro a partir do desejo de mudar nosso sistema financeiro, agora, quer começar uma revolução com os investimentos.
- BTG Pactual: Com diversas soluções dentro da sua plataforma, o BTG Pactual é um universo de benefício a investidores.
Quais os fundos imobiliários mais famosos?
Você pode começar os investimentos a partir das decisões de outras pessoas que já estão investindo no setor, assim, os mais comentados quando o assunto é Fundo Imobiliário são:
- BRESCO LOGÍSTICA FII – BRCO11.
- VBI LOGISTICO FII – LVBI11.
- CSHG RENDA URBANA FII – HGRU11.
- VBI PRIME PROPERTIES FII – PVBI11.
- CAPITÂNIA SECURITIES II FII – CPTS11.
- KINEA RENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS FII – KNCR11.
- RBR RENDIMENTO HIGH GRADE FII – RBRR11.
- BTG PACTUAL LOGÍSTICA FII – BTLG11.
- CSHG REAL ESTATE FII – HGRE11.
- JS REAL ESTATE MULTIGESTÃO FII – JSRE11.
- CSHG LOGÍSTICA FII – HGLG11.
- SDI RIO BRAVO RENDA LOGÍSTICA FII – SDIL11.
- VINCI LOGISTICA FII – VILG11.
- XP LOG FII – XPLG11 .
- XP INDUSTRIAL FII – XPIN11.
Concorrentes dos fundos imobiliários
Entre as principais alternativas que podem ser encontradas quando se compara os Fundos Imobiliários são:
- Fundos de Investimento: Funcionando de maneira similar aos imobiliários, pode ser uma excelente alternativa para você colocar parte da sua rentabilidade de forma diversificada
- Renda fixa: Com a inflação alta, os investimentos de renda fixa tornam-se uma excelente alternativa quando estão baseados no IPCA.
- Renda variável: Apesar de exigirem um alto conhecimento no mundo dos investimentos, a renda variável é sempre a melhor opção para as pessoas que desejam retorno alto.
- Fundo Multimercado: Essa opção é uma das preferidas entre os investidores focados em diversificar o seu aporte em diversas oportunidades.
Conclusão
Como você viu ao longo do texto, os pontos positivos dos Fundos Imobiliários são excelentes para diversos tipos de investidores que buscam alinhar seu dinheiro com oportunidades rentáveis e seguras. Assim, as melhores decisões a serem tomadas depois da leitura do texto são, a análise do mercado onde pretende aplicar seu dinheiro.
Evitando possíveis perdas que podem acontecer pelo fato de ser um investimento de renda variável. Agora é preciso ajudar mais pessoas a se aprofundarem nos Fundos Imobiliários, mas para isso acontecer, copie o link da postagem e publique nas suas redes sociais.