As finanças, como qualquer outra área em contato com o ser humano, evolui na mesma intensidade em que os desafios também crescem a partir do desenvolvimento social.

Dessa forma, alguns problemas continuam, mudando apenas algumas características como o nome do gasto, mas os princípios de atuação continuam o mesmo.

Este é o caso dos gastos sazonais, uma modalidade de despesa que sempre entra em contato com a nossa vida e causa problemas quando não tem nenhuma forma de prevenção quando ela aparece.

Publicidade

Para acabar de vez com as suas dúvidas sobre os gastos sazonais, veja a seguir tudo sobre o assunto:

O que são gastos sazonais?

Imagine que você trabalhou o mês inteiro e finalmente sobrou uma grana extra para poder utilizar como quiser.

Assim que gasta toda a quantia, finalmente lembra o motivo de ter sobrado esse valor no seu orçamento, o tão temido IPVA precisava ser pago, porém, aquela quantia não existe mais no bolso.

Este exemplo, é uma das maneiras mais simples de explicar o que são os gastos sazonais e como eles estão sempre presentes na nossa vida.

Os momentos inesperados e que podem causar uma confusão enorme na vida das pessoas que podem não ter um plano B para remediar.

Levando a algumas tomadas de decisões bruscas como se submeter a taxas de empréstimos altas e que complicam ainda mais a vida financeira.

Como surgem os gastos sazonais?

Para tentar entender os principais terrenos em que o gasto sazonal é fértil, a primeira coisa a ser pensada é como está sendo a sua relação com as despesas que estão ao redor da sua vida.

Caso esteja comprando muito por impulso e realizando compras que afetam seu orçamento a longo prazo, evite com todas as forças.

Além disso, a falta de planejamento orçamentário pode levar a falhas de cálculos que o nosso cérebro pode passar despercebido no mês.

Sem contar o excesso de compras realizadas a partir das funções de crédito do cartão. Dando a falsa sensação que o seu limite faz parte da renda.

Quais as principais maneiras de se evitar os gastos sazonais

Há diversas maneiras de se evitar gastos sazonais, desde as mais simples, até as mais radicais como a interrupção brusca de consumo. Entretanto, as mais comuns das pessoas utilizarem no cotidiano são:

  • Organização das finanças: Sabendo tudo que está entrando e saindo da sua conta bancária, impede que compre tudo imediatamente e pense mais nas próximas aquisições.
  • Renda extra: Conseguir uma renda extra no final do mês é fantástico, pois pode pegar de surpresa seus gastos da mesma forma que eles o fazem quando você tem apenas uma fonte de renda.
  • Criação de uma reserva de emergência: Como qualquer emergência, os gastos sazonais podem envolver uma série de problemas quando aparecem, assim, com uma reserva garantida, você pode manter suas noites de sono em dias.

Como organizar as finanças pessoais?

Há diversas formas de controlar as finanças pessoais e um dos caminhos que vem ganhando bastante destaque é a partir do uso de aplicativos como:

  • Mobills.
  • Organizze.
  • Minhas economias.
  • Guiabolso.
  • Orçamento Fácil.
  • Money Lover.
  • Toshl Finance.

Apesar de parecerem simples, eles vão ajudar você a criar uma rotina financeira e ainda acompanhar todo seu progresso durante o dia, afinal, é quase impossível viver sem estar colado com um celular a todo momento.

Mas eles podem não ser perfeitos, caso necessite de algo mais personalizado, nunca é tarde para optar pelas tradicionais tabelas de excel ou planilha online que você tiver à disposição.

Como conseguir pagar os gastos sazonais?

Há diversas maneiras de se conseguir pagar os gastos sazonais

  • Décimo terceiro: Sendo garantido por grande parte dos trabalhadores, o décimo terceiro é uma oportunidade de ganhar um salário extra de forma inesperada e usá-lo para pagar possíveis gastos sazonais.
  • Adicional de férias: Em alguns casos, há o adicional de férias disponível que também pode contribuir para você ajustar suas finanças.
  • Controle de gastos: Um dos caminhos mais fáceis de todas as pessoas terem acesso é através dos controles de gatos que podem ser úteis ao identificar os principais pontos a serem controlados.
  • Trabalho extra: Busque usar as habilidades que você tem e são acima da média para começar a cobrar e ser bem remunerado pelo serviço.
  • Reservas de emergência: Talvez a principal maneira de se blindar em relação aos gastos sazonais é através da reserva de emergência, por este motivo, veja a seguir, as principais maneiras de criar uma.

O que fazer para criar uma reserva para emergências?

Você pode criar uma reserva de emergência a partir de:

  • Guarde: investimentos em renda fixa, por exemplo, podem ser úteis para você criar uma reserva de emergência e ainda superar os juros que a poupança oferece no mercado, assim, fica fácil manter o poder de compra mesmo com inflação.
  • Tenha disciplina: Montar uma reserva de emergência necessita de disciplina para não parar no meio do caminho. Assim, tente-se motivar constantemente.
  • Evite o impulso: Comprar sem pensar é um dos maiores vilões econômicos. Uma maneira de contornar isso é anotar tudo que você precisa comprar antes mesmo de sair de casa.

Por fim, muitos se perguntam qual o valor ideal para formar uma reserva de emergência, entretanto, vai variar de quanto você deseja se garantir com as incertezas do cotidiano.

Em muitos casos, é muito comum que as pessoas escolham criar uma reserva de emergência que compense os 12 meses de gastos básicos.

Conclusão

Agora, os gastos sazonais não serão mais aquele quebra-cabeças impossível de resolver. Com tudo aprendido até aqui, só restam poucos passos para você ter o controle de tudo que acontece na sua vida financeira.

Um meio de fazer isso acontecer com mais frequência é personalizar o seu progresso. Mapeando pontos fortes e fracos.

Feito isto, os pontos fortes apenas se mantêm no mesmo ritmo. Já com os pontos fracos, será preciso que você foque com mais intensidade para equilibrar ou tentar chegar no mesmo ponto que a primeira opção.

Por fim, ajude mais pessoas a conhecerem os gastos sazonais, compartilhe o artigo nas suas redes sociais.