Startup é um termo em inglês, na tradução, o mais próximo do significado original seria o de “lançamento”, como um de foguete que vai em direção a lua. As startups desejam alcançar o topo do seu mercado em pouco tempo. 

Pode parecer impossível, mas um exemplo bem claro é do Nubank, entrando em um ambiente cercado de bancos tradicionais e gigantescos, conseguiu implementar seu modelo de negócio e hoje já tem capital aberto no exterior em bolsa de valores.

Apesar de tudo isso, é comum que os empreendedores percam a sensibilidade de algumas áreas com a gestão do dia-a-dia. Por isso, considere os principais pontos a seguir para você que deseja implementar uma contabilidade na sua startup.

Publicidade

O que são Startups?

Antes de tudo, precisamos universalizar a definição de startup. Apesar de muitos conhecerem, alguns conceitos são ultrapassados ou podem levar a um paradoxo empreendedor.

Por este motivo, algumas características a seguir estão presentes em diversas startups como por exemplo:

  • Aprender rápido, errar rápido e implementar as mudanças necessárias rápido.
  • Escalável, assim, mesmo a empresa expandindo suas operações, os custos para isso acontecer não crescem na mesma proporção.
  • Repetível, afinal, ela precisa funcionar independente da região na qual abriu as portas.
  • Trabalha em condições de extrema incerteza.
  • Coloca em prática um modelo de gestão de projetos em 3 etapas: aprender, construir e medir.

O que diferencia Startups das empresas comuns?

Um exemplo muito utilizado é da comparação de um Titanic com um barco menor. O primeiro, não consegue fazer curvas rápidas e mudar de posição leva muito tempo. Entretanto, o barco menor sempre consegue fazer isso mais rapidamente e altera a forma de ser com mais facilidade.

No mundo dos negócios é exatamente assim, a sociedade muda a cada publicação viralizada e algumas empresas levam meses ou anos para absorverem as expectativas dos consumidores.

Entretanto, startups conseguem fazer isso, aprendem constantemente e implementam o mais rápido possível, dando mais popularidade aos produtos ou serviços oferecidos, aumentando a escalabilidade e ganhando mais participação de mercado.

Vantagens de se investir em contabilidade

É possível perceber os principais impactos positivos da contabilidade em:

  1. Pagamento de impostos: Um profissional irá buscar as maneiras legais e que façam a Startup pagar menos impostos. Podendo diminuir os custos que orbitam qualquer empreendimento.
  2. Retorno: Uma consequência do tópico anterior, afinal, o valor destinado aos impostos e agora inexistente começa a sobrar o caixa da startup. Assim, o custo do contador se paga automaticamente.
  3. Segurança: Estar dentro das leis tributárias da atualidade é um fator de extrema diferenciação entre startups de sucesso e de outras passageiras.
  4. Organização: Gerir corporações não é simples, assim, a organização é um dos gatilhos para o desenvolvimento dela. É impossível crescer quando se perde meses tentando encontrar algum domcumento.

O que não pode faltar na contabilidade de uma startup?

Alguns pontos são indispensáveis para implementar uma boa contabilidade na startup, entre os principais pontos podemos mencionar:

Planejamento financeiro

A essência do Planejamento financeiro é o mapeamento todos os valores da empresa a partir de dados como:

  • Definição dos objetivos.
  • Um plano de ação para as etapas que precisam existir.
  • Mapeamento de todos os custos diretos e indiretos da empresa.
  • Orçamentos.
  • Investimentos
  • Receitas.

Planejamento tributário

Os tributos e impostos só são um problema quando feito de maneira errada. Assim, você não precisa perder as noites de sono se seguir alguns tópicos básicos como:

  • Entender o porte e a estrutura da empresa no momento.
  • Qual o enquadramento tributário.
  • As atividades realizadas com o público externo no empreendimento.
  • Atividades internas como: administrativo, contábil, financeiro e o que for necessário para o contador elaborar o planejamento.

Conformidade tributária

Como o nome já dá um norte de significado, esta última parte é o que faz uma empresa prosperar no âmbito contábil. Na comunidade tributária você terá que fazer um raio-x empresarial para reunir algumas informações como:

  • Alvarás.
  • E-social.
  • Folha de Pagamentos.
  • Escrituração Contábil.
  • Obrigações trabalhistas

Quando contratar um contador para a startup?

O ideal, é contratar um contador antes mesmo da startup existir, por um motivo bem simples, conhecendo os caminhos a seguir fica muito mais fácil de gerir possíveis alterações. Pois, um erro muito comum é abrir a startup, começar a vender, depois que sobra um determinado valor, contratar o contador.

Gerando uma bola de neve caso o processo de criação da empresa tenha sido feito errado ou sem levar em consideração as entrelinhas exigidas da formalização. E, lembre-se, sempre confirme se tem registro nos órgãos regionais de contabilidade, ajuda você a garantir uma segurança nesse caminho em busca da solução dos seus problemas empresariais.

Como diminuir os custos da contabilidade

Apesar de sempre ser útil a contratação, é essencial pensar no custos da empresa, pois, a startup precisa sempre utilizar menos recursos possível para direcionar para outras áreas., assim, algumas sugestões são:

  • Terceirização: A transferência da responsabilidade para outras empresas é um excelente caminho, afinal, contabilidade é baseada nos resultados obtidos e dificilmente vão precisar de uma identidade da empresa.
  • Ferramentas digitais: Há diversas empresas, como a Contabilizei, oferecendo diversas soluções a poucos cliques da sua empresa e cobrando um valor infinitamente menor por ser online
  • Contratação PJ: Apesar do custo inicial do PJ ser superior comparado ao salai

Conclusão

A ponta do iceberg da gestão empresarial é a contabilidade, esta pode afundar qualquer titanic quando é feita de maneira errada. Por isso, sempre revise e faça as mudanças que forem necessárias para a startup realmente fazer a diferença na sociedade.

Com o tempo será tão natural como qualquer outra ação interna. Assim, crie disciplina para não perder de vista as datas e prazos que também são determinantes na gestão contábil.

Agora, compartilhe a postagem nas suas redes sociais e marque a maior quantidade de amigos possível na postagem para que outros empreendedores façam a contabilidade com mais eficácia a partir de todas as informações compartilhadas.