Não há sistema informatizado que não possa ser acessado por terceiros mal intencionados. Assim, a humanidade está em evolução constante para dificultar e ampliar as barreiras contra essas situações. Por isso, surge como opção os certificados digitais como forma de colocar esses princípios em prática. E a tecnologia está em constante crescimento, afinal, por ano, o país emite 4 milhões de certificações constantemente.

Entretanto, é comum que algumas pessoas ainda tenham dúvidas de como funcionam os certificados e acabam perdendo possíveis aproveitamentos em seu cotidiano. Para saber mais sobre os certificados digitais, acompanhe as principais informações dessa ferramenta que está mudando a forma como enxergamos segurança.

O que é um certificado digital?

Em síntese, o certificado digital é um documento que contém dados privados, seja de uma pessoa ou corporação, forjada com uma característica muito importante: validade jurídica. E, utilizando-se de ferramentas de criptografia e consulta de verificação das chaves públicas, dão o reforço necessário à segurança desses documentos. Tendo como padrão criptográfico a versão X.509, destaque nos quatro cantos do mundo.

Publicidade

Por isso, os certificados digitais são uma forma de quebrar o mito muito difundido ao longo dos anos de que a internet é uma “terra sem lei”. Pelo contrário, estamos cada vez mais tendo essas integrações jurídicas tanto dentro dela, quanto fora.

Como funciona um certificado digital?

A utilização do certificado digital diferencia-o de outros subgrupos inclusos nessa categoria de proteção, às principais até o momento são:

Tipo A:

Os mais populares quando o assunto é certificados digitais. Os modelos “A”, dão a autenticação para os documentos digitais. Identificando pelo menos, uma parte de um processo de assinatura digital que é muito utilizado em outros tipos como você verá a seguir.

Tipo S

É comum ver nos jornais o vazamento de algumas informações sigilosas que podem comprometer a vida de quem depende delas continuarem em desconhecimento de terceiros. Dessa forma, o modelo “S” desabilita qualquer pessoa sem autorização de conseguir abrir os documentos e informações que estão presentes nela.

Tipo T

O “T” não está nesse tipo à toa, ele serve justamente para remeter ao tempo que o certificado foi emitido. Fraudadores podem conhecer um raio-x das falsificações e criarem cópias, no entanto, quando confrontados com o tempo que foi emitido é possível separar o que é real do falso. Assim, é utilizado não só em áreas bancárias, mas também nos setores jurídicos para confirmar como saiu um determinado processo.

e-CPF

Além de facilitar o acesso à plataforma da Receita Federal, a grande vantagem do e-CPF é a assinatura de contratos e procurações que forem necessários ao portador do certificado. Lembrando que, não há nada novo na formulação do e-CPF, apenas é um uso diferenciado das modalidades A, A1 e A3.

e-CNPJ

Segue os mesmos princípios dos certificados modelos A1 e A3, porém, com a ótica empresarial. Ficando responsável apenas uma pessoa para quando for necessário a formulação de outros documentos como procurações, contratos e toda a gigantesca sopa de letrinhas da vida corporativa.

NF-e

Para evitar que fraudes aconteçam na emissão das notas fiscais de uma empresa, uma variante muito popular dos certificados digitais é a NF-e. Geralmente, precisa ser integrado com os sistemas  certificados A1 e A3 para que sua empresa não tenha problemas de compatibilidade e a fluidez na gestão de projetos seja comum após implementá-la.

Ela se subdivide em ainda mais grupos como: NFA-e (nota fiscal avulsa eletrônica); NFC-e (nota fiscal de consumidor eletrônica); NFS-e (nota fiscal de serviço eletrônica).

Quais as vantagens do certificado digital?

As vantagens dos certificados digitais podem aparecer das seguintes formas:

  • Deslocamento: Você consegue enviar os dados de maneira segura independente da localização em que esteja.
  • Segurança: Muitos problemas que acontecem poderiam ser facilmente impedidos de acontecer se fosse aplicado o mínimo de segurança necessário.
  • Blindagem contra fraudes: Os fraudadores tentam a todo momento prejudicar pessoas, empresas e governos que não tem certificados digitais em sua composição de segurança de informação.
  • Redução de custos: É muito barato conseguir um certificado digital e como não é necessário ter milhares, acaba-se aproveitando muito mais do que o valor investido.
  • Burocracia: Apesar de ainda ter um certo tipo de tempo a ser investido para trocar as informações, o processo vem sendo aprimorado ao longo dos anos para eliminar esse problema da vida dos usuários.

Quais as desvantagens do certificado digital?

Mesmo sendo utilizado por milhões pelo Brasil e mundo, há certos pontos negativos que você precisa considerar antes de adquirir os certificados digitais, entre as principais:

  • Burocracia: Apesar de não estar no nível de outras soluções no mercado, a ferramenta ainda oferece um certo tipo de dificuldade para fazer o uso diário.
  • Flexibilidade: É preciso que o computador tenha uma estrutura inicial para começar a operar os certificados digitais.
  • Lentidão: Os processos podem levar algum tempo e se você não tiver programado seu dia, será uma dor de cabeça ter que realizar essas autenticações.
  • Físico: Perder o seu certificado digital pode ser bem comum com a correria do dia a dia e é por isso que faz dessa característica, uma grande desvantagem.

Quais as principais empresas que vendem certificados digitais?

Conhecer os preços e a forma como vendem os certificados digitais ajudam a se preparar financeiramente para a decisão de aderir a solução. Assim, os principais atualmente são:

  • Certisign: Com dezenas de variantes, o site é responsável por oferecer uma imensa variedade de certificados digitais a preço justo. Clique aqui para acessar o site.
  • Serasa: O Serasa é uma empresa reconhecida nacionalmente e já oferece certificados digitais para expandir a sua atuação. Clique aqui para acessar o site.
  • VALID: Outra grande empresa, a VALID tem um universo de certificados digitais que se estende até para o mercado financeiro. Clique aqui para acessar o site.
  • Digitalsign: A partir de 49 reais, a Digitalsign é uma das mais acessíveis no quesito financeiro. Clique aqui para acessar o site.

Conclusão

Esta é a ponta do iceberg dos certificados digitais e você está pronto para conhecer tudo que ainda está por emergir dessa solução informatizada. Dessa forma, com o tempo, veremos o amadurecimento dessas ferramentas que estão ganhando um grande amadurecimento por parte dos brasileiros.

Pois, a população está cada vez mais preocupada com a sua segurança, a prova disso é a LGPD que já está em andamento e está caminhando para uma revolução digital no Brasil. Agora, ajude mais pessoas a conhecerem tudo que faz parte dos certificados digitais, por isso, compartilhe a publicação nas suas redes sociais agora mesmo.