Vivemos praticamente como no futuro dos filmes de ficção científica, apesar dos carros voadores ainda não serem parte do cotidiano, muitas práticas que são extremamente banais atualmente, não eram imagináveis quando para uma pessoa que viveu os anos 50. Isso é descendente principalmente da exponencialidade que algumas tecnologias proporcionam ao desenvolvimento social.
Criando novas maneiras de agilizar a nossa vida. Assim, nos últimos anos um assunto vem chamando a atenção de muitas pessoas que são os Smart Contracts, prometendo mais agilidade na forma como realizamos contratos. Quer saber mais sobre o assunto? Confira as principais informações que você deve saber sobre Smart Contracts.
O que é e para que serve a Blockchain?
Uma das primeiras aparições que temos registros é de 2008 com a publicação do artigo de uma pessoa se autodenominando Satoshi Nakamoto. Assim, criou uma série de terminologias como os “Nós”, funcionando da seguinte maneira: cada nó é uma parte que conecta toda a rede.
Essa rede é pública e qualquer usuário conhece os protocolos criados desde o seu surgimento. Lembrando que isto não significa que o dado é público, pois, as informações geralmente são criptografadas. Com isso em mente, ela já ganha popularidade justamente por facilitar processos e criar indústrias que farão ainda mais parte da rotina das pessoas, com novas profissões, cargos, empresas entre outros.
Principais aplicações
- Rastreamento de suprimentos: A logística é um temor das grandes corporações que podem economizar milhões todos os anos com uma gestão bem administrada com blockchain.
- Criptomoedas: Uma das grandes vantagens das criptos é a liberdade que os usuários recebem em usar um dinheiro que não é controlado pelo Estado.
- Smart Contracts: Contratos que podem ser criados e validados a partir de computadores ou sistemas conectados à rede blockchain.
O que são Smart Contracts?
Um contrato é sempre o meio que conecta duas partes com interesses em comuns, mas com particularidades que precisam ser formalizadas e tenha uma garantia envolvida. No atual sistema, você precisa se deslocar até cartórios, procurar advogados e protocolar tudo que pode estar envolvido no firmamento do contrato.
Voltando ao assunto principal, Smart remete sempre a algo inteligente até pela sua tradução do inglês. Assim, tenta a todo momento aplicar esse significado na prática para não ficar apenas na teoria através da blockchain. Um sistema de segurança desenvolvido nas últimas décadas para dar mais celeridade a processos de confirmação que antes poderiam levar dias até a sua conclusão.
Quais as principais vantagens dos Smart Contracts?
Não dá para conhecer a fundo os Smart Contracts sem antes entender as vantagens por trás desse sistema, assim, podemos destacar:
- Tokenização: Com os contratos inteligentes tudo que está sob sua propriedade pode ser comercializado e você tem as garantias para provar que realmente é seu e apenas quem tiver a criptografia poderá realmente ser o dono.
- Fácil identificação: Um dos grandes receios dos contratos é que algumas partes podem usá-lo com propósitos diferentes dos iniciais pretendidos, assim, a blockchain dá a publicidade necessária para evitar que esses caminhos sejam criados.
- Segurança: Apesar dos contratos serem públicos, isso não significa que é de fácil acesso por terceiros mal intencionados, pelo contrário, alterar o fluxo de informações torna uma prática quase impossível de ser concretizada.
- Armazenamento: A rede tem uma facilidade tremenda em armazenar as informações até para liberar o uso de seus usuários que precisam confirmar todas as ações que ocorrem até o momento na plataforma.
Onde posso aplicar os Smart Contracts?
Atualmente, já estamos vendo em ação algumas como:
- Eleições: A decisão de milhares da vida de milhares de pessoas precisa de meios seguros e confiáveis para a sua tomada de decisão.
- Propriedades: Um dos mais famosos nos últimos dias são os NFTs que dão a chance das pessoas manterem obras de arte através de uma comprovação de posse com mais segurança.
- Varejo: As compras digitais facilitaram por um lado e dificultaram a fragilidade que algumas operações podem causar sem uma proteção como a dos Smart Contracts.
O mais importante é saber que você tem infinitas possibilidades a partir do seguinte ponto que é a criação de um contrato. Com isso, novas maneiras surgem e podem surgir para atender as necessidades através dos Smart Contracts, aumentando mais esta lista e que você já está por dentro de tudo.
Quais sites ajudam criar Smart Contracts?
Para te ajudar nesse caminho, conheça as principais empresas que trabalham atualmente com a criação de Smart Contracts:
- Ethereum: Uma das mais famosas atualmente, Ethereum já serviu como base para diversos projetos de sucesso.
- Polkadot: É adaptado para a terceira geração da Web e promete muitas inovações em seu sistema de contratos.
- Solana: Sua criptomoeda é a SOL e pode ser uma luz no seu caminho para os Smart Contracts.
- EOS: Com o olhar voltado para o desenvolvedor, é um meio simples de criar um código de Smart Contracts através de códigos abertos e fáceis de serem acessados.
- Binance Smart Chain: A Binance é uma das maiores corretoras do mundo e está conseguindo expandir suas operações com a Smart Chain
A boa notícia é que muito do conhecimento sobre Blockchain está sendo divulgado abertamente na internet e você pode encontrar modelos pré prontos para você criar a sua própria estrutura.
Conclusão
A Blockchain é uma das responsáveis pelas alterações na maneira que as pessoas realizam suas atividades do cotidiano. Isso vem justamente da popularidade em criar soluções que conseguem ser acessíveis para qualquer pessoa que deseja se aprofundar no assunto.
Assim, você pode ser responsável por novas aplicações a problemas diferentes. Com isso, todos conseguem ganhar e se torna o gatilho para a tendência para um mundo em construção no futuro. Dessa forma, ao final desse artigo você já tem o poder de mudar a sociedade ao seu redor, basta compartilhar o artigo nas suas redes sociais e marcar os amigos que se interessaram pelos Smart Contracts.