O home broker, intermediário de investimentos, é a principal forma de conectar o mercado capitalista e o investidor, e por causa dele, iniciantes em investimentos podem conhecer o mercado financeiro e investir em ações que estavam disponíveis apenas para grandes investidores.

Esse artigo será fundamental para você, que deseja aprender a como obter acesso aos melhores tipos de investimentos, pouco explorados antigamente, por novos investidores. Entenda como investir seus recursos na bolsa de valores, de uma forma mais sábia lendo sobre home broker.

O que é Home Broker?

A definição de home broker não necessita ser buscada e explicada como um termo complicado. Isso porque ele se trata, simplesmente, de uma ferramenta para negociação de diversos ativos e ações, feitas pela internet. Essa plataforma possui tudo o que uma pessoa que investe precisa para encontrar os ativos que deseja aplicar, incluindo o sistema de negociação de derivativos.

Publicidade

O home broker só existe por conta da internet, inclusive podemos diversificar muitos tipos de investimentos e operações por conta dela. Um exemplo são as criptomoedas.

Por sua vez, ele é um sistema muito fácil de compreender e de investir, na prática, sendo a sua maior vantagem. Ele conectou muitos investidores à bolsa, dando mais liberdade para que eles explorassem os ativos que a compõem.

O home broker teve que evoluir bastante até chegar ao patamar de hoje em dia. Saiba como ele surgiu.

Quando esse intermediador surgiu?

Esse intermediador é visto como uma ferramenta digital ligada diretamente ao mundo financeiro, em relação a usos tecnológicos. Com o passar dos anos, ela só foi evoluindo.

No ano de 1972, a bolsa brasileira Bovespa se tornou a primeira a obter um pregão automático, onde seus dados eram gerados em tempo real, por conta do uso de máquinas tecnológicas. No fim da década de 70, foram introduzidas operações financeiras.

Nos anos 80, o SPOT, Sistema Privado de Operações por Telefone, foi incluído no sistema. O SPOT era uma rede especializada em corretoras.

Em 1990 e anos seguintes, começaram as negociações por CATS, Sistema de Negócio Eletrônico, que ocorria simultaneamente com o Pregão Viva Voz.

No ano de 1997, um novo sistema para negociações foi introduzido, o Mega Bolsa, que fez com que o processamento de dados sofresse um maior incremento. Nos anos 2000, surgiram serviços de home broker e after-market, tendo um período de operações após as 17h, sendo fora do horário que geralmente era utilizado para operações desse tipo, até que no ano de 2006, essa operação evoluiu só para via pregão eletrônico.

Como utilizar essa ferramenta?

Muitas pessoas podem achar que usar o home broker é muito complicado, mas não é. Sua utilização é completamente intuitiva e prática, uma vez que essa plataforma é apenas uma intermediária de compra e venda de ativos. Então, com ela você poderá comprar ou vender, apenas.

As transações funcionam atreladas a solicitações que os usuários do home broker podem fazer para bancos ou corretoras. As corretoras são quem ligam os ativos aos investidores, uma característica que se difere dos bancos, principalmente por apenas trabalhar dessa forma, sem oferecer produtos bancários para seus clientes.

A maior vantagem de investir em ativos pelo home broker é o barateamento dos encargos e juros por conta de operações financeiras. Agora, o investidor não precisa pagar por várias taxas da corretora para realizar suas transações.

Essa ferramenta é usada para abrir negociações de ações de todos os tipos que estão na B3, a bolsa brasileira, que significa Brasil, Bolsa, Balcão. Para negociar os seus ativos utilizando a ferramenta home broker, é necessário abrir uma conta em uma corretora de valores escolhida. Hoje temos várias opções de instituições onde você pode analisar cada uma e abrir a sua conta na mais vantajosa.

Conta aberta, agora a corretora deverá pedir dados para nome de usuário, além de uma senha, protegendo a sua conta e garantindo um acesso exclusivo a ela, que só poderá ser feito por você. Após depositar capital na corretora, você poderá começar a negociar os ativos digitais escolhidos.

Existem instituições financeiras e bancárias que possuem um home broker próprio, como XP, Itaú, Santander, Rico e Banco do Brasil. Mesmo sendo diferentes, essas empresas possuem algo em comum: o sistema onde negocia investimentos, títulos e fundos governamentais, etc.

Como negociar títulos com o home broker?

Para começar a negociar ativos utilizando essa ferramenta, você deve entrar na corretora escolhida e se dirigir até a guia onde os ativos são comprados ou vendidos.

Para encontrar o ativo, você deve informar o código deste na ferramenta. Se você deseja adquirir 100 ações, conjunto do lote padrão do sistema, informe o código. Para comprar frações de um título, adicione “F” no final deste código, informando o número de frações desejadas. O home broker ficará responsável por contabilizar a quantia, que deverá ser investida para que a operação seja finalizada. Tendo dinheiro na corretora, você poderá finalizar a compra.

No caso das vendas, o investidor deverá apresentar quantas ações desejar, enquanto o próprio sistema da plataforma informará o ganho pelas vendas. Após estar certo da quantidade que venderá e o valor que receberá, digite o código de segurança.

Como você pode ver, essa operação é prática e simples, podendo ser feita de um lugar que tenha internet, podendo ser em sua casa, trabalho, ou até mesmo enquanto viaja.

Como investir com o home broker?

Para começar a investir com essa ferramenta, o investidor deverá abrir uma conta na corretora escolhida. Conta aberta, ele deverá depositar dinheiro, para comprar ações. Essa operação pode ser feita via transferências, TED ou até PIX, uma opção que está acrescendo a cada dia entre as corretoras. Se certifique de enviar dinheiro de uma conta bancária que possui o seu CPF, por motivos de segurança, pois a sua conta na corretora só aceitará transferências feitas de contas com seu CPF.

A partir disso, siga os pontos, para investir com essa ferramenta facilitadora:

  • Abra o aplicativo ou site da sua corretora;
  • Procure o ativo para realizar seu investimento, e o selecione;
  • Informe a quantidade de ativos ou o valor que você quer investir nele;
  • O sistema encontrará uma unidade que corresponda a sua escolha (preço e quantidade de investimento), e realizará a transação.

Para utilizar os serviços do home broker, você não precisará instalar nenhum aplicativo ou programa adicional. Você deve apenas entrar no site da corretora normalmente, e começar a negociar.

Principais ferramentas

Considerando mais do que uma chance de obter liberdade ao escolher investimentos financeiros, o home broker também possui outras ferramentas que o tornam único e uma peça fundamental para que um aplicador consiga investir com sucesso.

Uma das ferramentas desse intermediário é o fato de ele poder acompanhar qualquer cotação de ativos de investimento, assim como as suas atualizações em tempo real, auxiliando o investidor. Ele poderá decidir se vale a pena comprar ou vender seus ativos, por conta das informações atualizadas a todo tempo.

Cada título de investimento é uma parte do dinheiro de uma companhia, variando o preço diversas vezes em apenas um dia. O preço sobe e desce, por conta de diversos motivos, como movimentações econômicas nacionais ou atualizações importantes sobre a empresa.

A praticidade na hora de facilitar os investimentos também é um dos maiores fatores do home broker, pois através dele, qualquer investidor pode solicitar ordens de venda de ativos que não deseja mais investir, ou comprar daqueles ativos desejados. E isso a qualquer hora do dia, e em qualquer local que tenha uma conexão à internet.

O investidor pode ter acesso a solicitação de qualquer ordem dada por ele sobre ofertas de venda, compra ou negociação, para saber se ela foi ou não executada.

Essas características trazem uma tremenda agilidade para o home broker. Tal agilidade oferece ao investidor as melhores ferramentas para acertar no momento de aplicar, pois com ela qualquer operação de negociação pode ser feita de forma prática e rápida.

Para termos uma ideia, antes desse avanço no sistema do home broker, o investidor tinha que contatar a sua corretora, esperar um operador ou atender e ouvir a sua solicitação, e assim começar o processo de negociação, seja ele qual for. Além de ser um processo demorado, ele também não possuía nenhuma autonomia, o que limitava o investidor de diversificar e experimentar negociações e ativos pouco explorados na plataforma, por exemplo.

Hoje em dia, também podemos atualizar qualquer dado administrativo na corretora de valores, além de conferir informações pessoais e saldos referente às ações compradas e dinheiro.

No entanto, devemos lembrar que cada corretora têm um sistema, e mesmo que eles sejam muito parecidos, cada uma delas possui funções diferenciadas. As corretoras têm sua plataforma, onde são negociados ativos, além de conectar o investidor e a bolsa. Por isso, algumas corretoras possuem aspectos e ferramentas que não foram mencionadas aqui.

Vantagens de investir com o home broker

Existem muitos prós sobre começar a investir com o intermediário home broker, por meio de corretoras de valores. 

Maior singularidade no momento de investir

Até aqui, a individualidade para investir deixou de ser segredo, pois é uma das maiores características que devemos apontar sobre o home broker. Todos os investidores possuem uma certa liberdade para solicitar ordens em suas negociações.

E é isso que o home broker de qualquer corretora faz: traz autonomia para realizar operações de investimento, uma vez que o home broker é o próprio intermediador entre você e seus futuros ativos, tornando a capacidade de investir e assumir os riscos apenas seus.

Poder de investir em qualquer lugar

Um investidor nem sempre precisará de uma conta em uma corretora para investir usando home broker. O mais importante é a conexão direta à internet que ele deve possuir, estando do seu celular ou computador, visto que já existe uma versão para celular, da plataforma.

Operando nela, diversos investimentos estarão abertos para você. Então, para realizar as movimentações ou conferir o seu saldo, você precisa de uma conexão à internet, o que prova que você poderá usar o intermediador de investimentos de qualquer lugar.

Estruturação de operações de negociação

É possível conectar e tornar mais facilitada as suas operações com o home broker, o que se torna uma ótima funcionalidade a respeito desse sistema. Uma das operações que podem ser estruturadas é: conceder ordens de stop loss a fim de tentar controlar o prejuízo, especialmente para aqueles investidores que se fazem presente no mercado financeiro para fazer especulações sobre os ativos.

Menos taxas e custos

Outra vantagem em investir em home broker é o baixo custo que você terá com as operações. As negociações feitas nas corretoras com o intermédio do sistema são comandadas pelo próprio investidor, além de possuir uma taxa baixa de corretagem, sendo mais baixa que a da Mesa de Operações.

As taxas baixas das operações por home broker se dão ao fato de não existir intermediários humanos realizando o trabalho de ordenar as negociações.

É importante levar em consideração a confiabilidade e bons atributos da corretora em questão, antes de começar as operações de investimento. Leve em consideração se o sistema é estável, taxas, se a corretora é, de fato, ágil no momento das aplicações, entre outros pontos.

Como escolher a melhor corretora com home broker?

O sistema de home broker em si possui mais agilidade, taxas baixas de operação, comodidade e praticidade, assim como foi dito nos tópicos anteriores. Mesmo assim, você deve lembrar que as corretoras de valores possuem formas diferentes de funcionamento, por exemplo.

O modo de trabalho da corretora A pode me agradar, mas pode não ser vantajoso para você, assim como a corretora B é para você, mas não para mim.

Vamos lá, antes de criar a conta em uma corretora para investir com home broker, você deve se orientar a fim de escolher a melhor:

  • Leia sobre a corretora, a conhecendo;
  • Confira qualquer custo e taxas;
  • Confira se existe um apoio técnico e boa comunicação com o suporte;
  • Procure por ferramentas e materiais que auxiliem na compreensão de conteúdos;
  • Simule operações de negociação;
  • Ateste, analise e pesquise sobre a segurança dessa corretora.

É importante também ficar atento a taxas de cobranças sobre serviços e negociações, o que pode facilitar na hora de escolher a corretora de valores para investir.

Fique atento a possíveis tarifas para essas transações:

  • Impostos;
  • Taxas de custódia;
  • Taxas de corretagem.

Também é essencial conferir se a corretora em si possui o intermediário home broker, para que você possa investir com mais praticidade e segurança, analisando gráficos e simulando aplicações, sem precisar fazê-las, caso não queira.