Uma das principais causas dos altos índices de inadimplência das famílias brasileiras, que hoje, ultrapassa os 70% delas, tem como um dos pilares para isso acontecer, a falta de instrução que as pessoas deixaram de receber ao longo da vida. Não deixe de conferir os melhores investimentos para seus filhos.

Com isso em mente, muitos pais se antecipam e tentam complementar os ensinamentos que a escola não consegue oferecer durante o período que a criança permanece nela. Entretanto, é um desafio porque é difícil ter um norte sobre como começar, planejar e medir tudo que está sendo absorvido pelos filhos.

Para ajudar você a formar uma geração muito mais responsável e independente, não só nas finanças, mas no ecossistema como um todo, veja as seguintes dicas:

Publicidade

5 investimentos essenciais na educação dos filhos

Agora que você já sabe algumas das melhores atividades extracurriculares, é preciso conhecer como ensinar as finanças a partir de lições dentro da sua própria casa como:

1.Atividades extracurriculares

Mais do que apenas inscrever a criança em um curso ou atividade nova, é preciso motivar para que ela sinta uma vontade constante em praticar estas atividades. Por isso, separe um tempo livre na sua agenda para acompanhá-los, uma presença familiar fará toda a diferença. 

Apenas a partir daí, faça matrículas em clubes de música, livros, entre outros. A melhor coisa é encontrar um que esteja próximo da sua localização e possibilitar a entrada e o aprendizado de crianças.

2.Material escolar

O início das aulas é libertador, mas ao mesmo tempo, inicia a corrida dos pais para conseguirem os materiais para os filhos. Crie uma lista de equipamentos indispensáveis e tente aproveitar o que já foi utilizado por eles em anos anteriores.

O segredo para economizar nesse caminho é escolher períodos fora de épocas escolares para realizar as compras anuais e assim, conseguir pagar menos pelos produtos. Mas não se esqueça que um material escolar de qualidade é considerado um dos melhores investimentos.

3.Lazer

A exigência constante de resultados pode pressionar as crianças em certos momentos. Assim, para dar um tempo de recompensa pelo esforço, é essencial ofertar períodos de lazer que podem ser aproveitados por eles.

Desde situações gratuitas ou pagas, tudo vai depender do orçamento e da visão de ser melhor ou não para eles. Nunca se esqueça também de pedir a opinião deles, pois serão os desfrutadores disto. O tempo de qualidade com as crianças é sim um investimentos.

4.Alimentação

Mesmo que você prepare a comida em casa para os filhos levarem, sempre haverá um investimento, por mais que pareça invisível, nas suas contas do final do mês. Por este motivo, pode te pegar de surpresa se está contando com um valor fixo de faixa salarial para usar. 

Para evitar estes problemas, sempre tenha uma planilha ou um bloco de notas com todos esses gastos

5.Mesada

A mesada, por mais simples que seja, transfere muita independência às pessoas que estão iniciando a sua vida financeira.

Isso porque ajuda a criar um planejamento financeiro para que elas consigam seus objetivos, além de estimular a tomada de decisões mais racionais.

Há diversas modalidades que podem ser ofertadas as mesadas que vão desde cartão pré-pago, adicional ou até mesmo em dinheiro.

Quais os melhores assuntos extracurriculares para os filhos?

Por mais completa que seja as escolas, o tempo que o aluno permanece fora dela dita muito de qual adulto ele será no futuro.

Uma das maneiras de ajudar a ter um bom cenário nesse futuro é  através de algumas atividades extracurriculares como:

  1. Música: Com grandes resultados gerando criatividade e capacidades sensoriais, a música é um excelente meio extracurricular.
  2. Esportes: Apesar do futebol ser muito popular no Brasil todo, hoje temos diversas modalidades que envolvem até os eletrônicos e ajudam a desenvolver habilidades como coordenação motora, comunicação entre outros.
  3. Teatro: Por mais simples que um teatro seja, o que ele pode desenvolver nas crianças ajuda em diversas áreas da vida dela.
  4. Voluntarismo: Uma das melhores maneiras de aprender a formar adultos é ajudando o próximo, assim, veja se na sua cidade existem instituições que possam oferecer atividades voluntárias.
  5. Finanças: As finanças fazem parte de qualquer idade, assim, quanto mais cedo eles tiverem contato com soluções financeiras, melhor conseguirão gerir tudo que entra e o que sair do bolso deles.

Top 3 aplicativos que ajudam na educação dos filhos

Os celulares estão presentes a todo momento da vida moderna, assim, alinha uma ferramenta dessas com soluções de aprendizado que podem ajudar a dar um gás extra na educação, que é um dos melhores investimentos possíveis.

Por isso, os principais aplicativos nesta área são:

  • Duolingo: Uma plataforma de ensino de idiomas que apesar de oferecer soluções pagas, há muitas coisas que podem ser obtidas apenas pela versão gratuita dele.
  • Khan Academy: Projeto mundialmente conhecido de ensino que já recebeu ajuda das maiores empresas do mundo. Atuando de maneira interdisciplinar para ensinar as crianças e jovens.
  • Skillshare: Outro grande exemplo que reúne milhares de aulas e avaliações para que as crianças possam estar em constante evolução.

Como medir a aprendizagem dos filhos

Para aprimorar tudo que você está colocando em prática será necessário medir através de números como está o progresso das suas iniciativas. Assim, é preciso seguir alguns passos simples como:

  • A primeira etapa é definir objetivos específicos, onde você como papel de pai sairá ganhando.
  • Defina objetivos gerais que pretende alcançar com as ações, geralmente é formado por resultados que sejam benéficos tanto para os pais quanto para os filhos.
  • Com todos os objetivos em mente, crie os meios necessários para alcançá-los.
  • A partir disso, veja pontos de motivação para continuar o ciclo de aprendizado nas crianças.
  • Separe um espaço para o diálogo com as crianças.
  • Antes de começar a dar uma mesada para seu filho veja isso.

Por fim, com todas essas informações já definidas, será preciso acompanhar e ver como estão saindo todas as iniciativas e se devem permanecer ou não sendo utilizadas.

Conclusão

Criar uma pessoa independente é algo que não tem preço e você está prestes a colocar em prática o futuro que sempre sonhou. Por isso, uma boa maneira de dar o próximo passo é entender a realidade que você está nesse momento. Não abra mão de incentivar seus filhos nos investimentos, sejam eles materiais ou em forma de estudo.

Assim, você consegue dar passos mais realistas e conseguir evoluir 1% todos os dias que coloca em prática. Com isso em mente, você verá que essa taxa de “juros” se acumula com os meses e anos para alcançar patamar inimagináveis.

Para ajudar mais pais a ensinarem aos seus filhos as melhores práticas sobre finanças será preciso compartilhar esse artigo nas suas redes sociais.