Quando se trata de comprar é inegável que o cartão de crédito é um excelente aliado, principalmente quando se trata de comprar em valores mais altos. Ou de comprar em território estrangeiro. Afinal, mesmo tendo em mãos a moeda daquele país, ainda é bom contar com um bom cartão de crédito.

Principalmente para lidar com situações inesperadas, como por exemplo acabar ficando sem dinheiro no meio da viagem. Ou situações inconvenientes, como por exemplo, uma emergência médica. Já que todo bom cartão de crédito precisa necessariamente contar com um bom seguro viagem.

Entretanto, se você acha que ao utilizar um cartão de crédito, você estará livre de lidar com impostos. Saiba que você infelizmente está enganado, nesse caso, conhecer o IOF é algo muito importante. 

Publicidade

E ao longo desse artigo te mostraremos tudo o que é necessário para que você possa entender o que é o IOF. Como esse imposto funciona, e também como exatamente funciona a queda do IOF nos cartões de crédito.

O que é o IOF

Assim como você deve imaginar, é muito importante que você compreenda como exatamente esse imposto funciona. Pois, não adianta falarmos sobre a redução do IOF, sem que você entenda como exatamente esse imposto funciona. Afinal, dessa maneira você não conseguirá compreender como essa redução te beneficia.

Mas pode deixar, que ao longo desse artigo te mostraremos o que exatamente é o IOF, de maneira geral. IOF significa imposto sobre operações financeiras, isso significa que o imposto em questão não vale apenas para cartões de crédito. Muito pelo contrário, é de vital importância entender que o imposto em questão é bastante amplo.

Pois, ele será cobrado além de utilizar um cartão de crédito, você também irá se deparar com ele ao realizar investimentos. Fora no mundo dos investimentos, em diversos outros locais é possível se deparar com esse imposto. Afinal, como o próprio nome já diz, IOF é um imposto cobrado sobre operações financeiras.

E isso significa que qualquer operação financeira que você conhece, está sujeita a cobrança do imposto sobre operações financeiras.

Como funciona o IOF em cartões de crédito?

Por se tratar de um imposto bastante amplo, é óbvio que em cada situação o IOF será cobrado de uma maneira específica. Então, também é muito importante aprender como exatamente funciona o IOF quando se trata de cartões de crédito. Mas, desde já te adianto que isso funciona de uma maneira bastante simples.

O imposto é pago tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas, então seja você alguém que usa o cartão para uso pessoal. Ou alguém que utiliza o seu cartão de crédito para repor o estoque. Você estará sujeito a cobrança do imposto sobre operações financeiras.

Mas, vale frisar que os impostos em questão só são cobrados quando você realiza compras no exterior. Por isso, se a sua loja costuma vender produtos internacionais, saiba que ao repor o seu estoque você precisará arcar com esse custo. O mesmo vale para quem viaja com frequência e utiliza o cartão de crédito para fazer compras.

Quanto é o IOF?

Após conhecer o IOF, e também aprender detalhadamente o seu funcionamento, certamente algumas dúvidas foram mantidas em sua mente. Dúvidas essas como, por exemplo, quanto exatamente é o IOF. A seguir você poderá ver quanto é o valor desse imposto.

Desde já, vale frisar que não existe apenas um IOF, basicamente existem um tipo de IOF para cada situação. Claro que isso no caso, envolvendo cartões de crédito, pois se formos olhar para isso de maneira geral, encontramos um número ainda maior de IOF dentre as demais operações financeiras.

Agora, deixando de enrolação, temos o IOF de remessas internacionais de investimentos, que fica por volta dos 0.38%. Temos também o IOF de remessas internacionais para conta banking, que nesse caso é um pouco mais caro, ficando por volta dos 1.1%. O IOF sobre compra de moeda em espécie possui a mesma porcentagem mencionada anteriormente.

E por fim temos aquele sendo o maior IOF da lista, que no caso é o IOF sobre transações no exterior com cartão de crédito, débito e pré-pago, que fica por volta dos 5.38%.

Nova alíquota do IOF

Contudo, como você já deve ter percebido que o intuito desse artigo é te mostrar como funcionará a redução do IOF. Diga-se de passagem, funcionará de uma maneira bastante simples. Conforme você poderá constatar por conta própria a seguir, onde te explicaremos o funcionamento da nova alíquota.

A redução ocorrerá de maneira gradual, ou seja, a cada ano ocorrerá uma queda considerável. Confira a seguir como funcionará a queda, basicamente, em 2023  a queda foi de 6.38% para 5.38%. E até o ano de 2028 a queda permanece caindo 1% por ano, até que em 2028 chegue a 0%.

O IOF reduzido torna a utilização de cartões no exterior algo vantajoso?

Quando se trata de viagens internacionais, muitas pessoas preferem optar por realizar dinheiro vivo. E isso ocorria justamente por conta do IOF ser bastante caro, nesse caso, com a redução constante do IOF. Utilizar o seu cartão de crédito em compras no exterior será algo cada vez mais benéfico.

Principalmente a partir de 2028, onde o IOF dos cartões de crédito será de 0%, e portanto não existirá nenhuma taxa. Por isso, se você viaja para o exterior se tornará algo cada vez mais simples. Principalmente quando se trata de compras em um valor alto, que necessariamente precisam ser parceladas.

Portanto, da próxima vez que você for tirar férias no exterior, saiba que o cartão de crédito que você tem consigo será muito útil para você. Por conta do imposto que ficará cada vez mais baixo.