A velocidade em que você faz determinadas coisas não impacta tanto nossa vida como a forma em que realizamos nossas atividades diárias. É comum entre diversos brasileiros a sensação de nunca alcançar resultados e permanecer no mesmo estado de espírito daquele que começou o ano.
Muito além de fazer apenas promessas, a ação faz toda a diferença para criar uma cultura ativa de buscar os objetivos e metas que tanto almejamos. Para acabar de vez com a procrastinação e colocar um novo norte na vida, criamos um guia para você conhecer tudo sobre as metas e usar o melhor delas para construir o seu sucesso pessoal.
O que são metas?
Do grego metá, que significa “o que vem em seguida”, metas são os próximos passos a serem dados em nossa vida, empresa, família etc.
Como um rio que continua fluindo, as metas atuam da mesma forma em nossa vida. Os campos de estudos dessa área envolvem a administração e gestão de pessoas que buscam analisar o comportamento humano.
Com isso, é uma área que está em constante mudança em nosso mundo em que a informação passa na velocidade da luz e a tecnologia está cada vez mais presente em diversas classes sociais.
Assim, apesar da palavra ser simples, há muito conteúdo para ser estudado e desenvolvido por todos nós.
Quais as diferenças de metas e objetivos?
Esta é uma pulga atrás da orelha de muitas pessoas que acabam confundindo essas duas áreas que são complementares, mas que não são sinônimos. De maneira simples, objetivos estão relacionados ao propósito de vida das pessoas, pelo que elas lutam todos os dias para alcançar.
Como por exemplo: conseguir uma casa própria, ter o corpo dos sonhos e aumentar a qualidade de vida. Entretanto, quando falamos nas metas, nos referimos aos passos que precisam ser dados para alcançar um determinado objetivo.
Usando o exemplo anterior de conseguir a casa própria, as metas para até ela podem ser: conseguir uma entrada para o financiamento, criar uma poupança, realizar um depósito mensal de um x valor.
Como definir metas com o método SMART?
Entre os diversos métodos que existem na internet, em livros e outros sítios do conhecimento, o SMART é o mais conhecido, sua aplicabilidade tem fundamentos em várias áreas da nossa vida.
Isso acontece porque é subdivido nas seguintes áreas:
Specific: Ser específico é o primeiro passo no método SMART, isto acontece porque tendemos a definir metas genéricas, sem um propósito claro e que fica difícil para criar próximos passos.
Measurable: Medir o que está fazendo é preciso melhorar constantemente. Não dá pra saber se você avançou em uma área x ou y sem ver como era seu antigo Eu.
Achievable: A tradução literal é atingível, para isto acontecer, não tente criar o mundo em sete dias sem ter o poder para que isso se concretize. Evita possíveis burnouts e problemas até mesmo com café e outros similares.
Realistic: Nada de estipular metas irreais ou que são muito pesadas para serem alcançadas. Comece devagar e se sentir que pode fazer mais, vá progredindo aos poucos.
Time-based: Defina um prazo máximo para essa meta acontecer, sem qualquer prorrogação. Assim, você começa a acostumar seu corpo e mente para adequar o tempo para benefício próprio.
Quais os melhores livros para aprender sobre metas?
Há muito tempo, Benjamin Franklin já falava sobre o investimento em conhecimento e como ele sempre retorna os melhores juros. Dessa forma, para te ajudar a se tornar uma pessoa melhor, os livros participam ativamente nesse processo, assim, veja a lista que selecionamos para vocês:
- Como Construir Objetivos e Metas Atingíveis: De forma prática, o livro mostra para o leitor todo o processo de criação de metas e objetivos.
- O Poder da Autorresponsabilidade: Assumir o comando da nossa vida pode parecer simples, mas não é, o livro busca meios para você se tornar 100% independente.
- O Milagre da Manhã: Quando acordamos, temos o poder de fazer qualquer coisa, afinal, estamos cheios de energia para enfrentar o dia que virá. O livro busca formas de perpetuar esse ciclo de progresso.
- A Hora Extraordinária: Uma hora pode passar despercebida em nosso cotidiano, então, o livro busca maneiras de você alcançar suas metas e objetivos se dedicando pouco durante o dia, quebrando o mito de ter o dia inteiro livre para ter resultado.
- Essencialismo: A filosofia do livro gira em torno de fazer as coisas certas é mais importante do que lotar sua agenda com as coisas erradas e criando.
- Listomania: 3 a cada 10 pessoas sentem-se andando em círculos quando o assunto são metas, Listomania será seu guia para finalmente quebrar o ciclo.
- O método Bullet Journal: Como uma forma de diminuir a ansiedade por certas metas, o livro será a ponte que conectará seu passado, presente e futuro.
Quais aplicativos ajudam você com metas?
Além de opções físicas, como os livros, têm variações que ajudam você e que sejam adaptadas às evoluções tecnológicas faz muita diferença, afinal, carregamos eletrônicos para todos os lugares que passamos.
Para te ajudar, veja os seguintes aplicativos:
- Trello.
- Google Agenda.
- Asana.
- Google Keep.
- Todoist.
- Forest.
- Mobills.
- Guiabolso.
Alguns podem ser complementares ou não, tudo vai depender da sua disposição para testar e tentar aplicá-los ao cotidiano.
E, quem sabe, até criar seu próprio método para a definição de metas, pois, modelos pré-prontos podem até servir para muitas pessoas, mas há uma chance, por menor que seja, de não servir de maneira eficaz para você.
Conclusão
Infelizmente, não há fórmula mágica para o sucesso com as metas, cada pessoa tem um universo próprio de pontos fortes e fracos. Entender essa premissa não fará de você talvez uma nova Marie Curie ou um novo Albert Einstein, contudo, estará se tornando uma pessoa melhor a cada dia.
Mesmo que 1% ao dia, com os “juros compostos” das metas, é possível receber ganhos fenomenais com o passar do tempo. Assim, sempre que possível, comemore os pequenos avanços e continue se capacitando com os conteúdos que publicamos constantemente em nosso blog.
E você pode ajudar mais pessoas a serem melhores, basta compartilhar nossa publicação com seus amigos.