O método de pontuação que o Serasa utiliza está presente em vários momentos da nossa vida, desde fazer um empréstimo a conseguir comprar um determinado bem. Um dos dados que prova isso é a sua recente pesquisa que demonstrou o seguinte fato: 1,6 milhão se tornaram inadimplentes em 2021.

Este é o poder de participação nas suas compras que ele oferece, além de uma série de outros serviços que ajudam a blindar o sistema financeiro contra possíveis fraudes. Ajudando você a descomplicar sua vida e desmistificar o Serasa, iremos conhecer tudo sobre ela e destrinchar alguns mitos e verdades que são repassados na nossa vida.

O que é e como funciona o Serasa?

Criada em 1968, o Serasa Experian foi forjada para dar mais controle às operações financeiras do nosso país.

Publicidade

A instituição evoluiu tanto que serve como base tanto para o comércio, a indústria e o setor terciário. Criando uma rede conectada de dados que conversam entre si e assim, melhorar cada vez mais a forma como as finanças são ligadas no país.

Apesar de muito conhecida pela parceria com o governo, ela não é de maneira alguma uma empresa pública, isso significa que seus impostos não ajudam a sustentá-la.

Além dela, podemos citar o Boa Vista, outra empresa muito similar ao Serasa que utiliza meios e métricas próprias para avaliação de crédito, também é muito conhecida e de iniciativa privada.

Voltando ao Serasa, entre suas principais funções está a consulta do CPF, você pode verificar de onde está devendo e se a empresa em questão já negativou seu nome.

Outra grande importante função é a de limpeza do nome, ou seja, você que tem dívidas pode pagar e assim deixar seu nome no verde. Em muitos casos há feirões de negociação, onde é possível pagar um valor menor pelo que se deve.

A mais conhecida delas é o score, uma pontuação de 0 a 1000, onde cada CPF é avaliado com métricas diversas e que todas só o Serasa conhece para evitar fraudes e possíveis golpes às instituições que fornecem crédito.

Por fim, há serviços de proteção de consulta, emissão de certificados digitais e uma série de iniciativas que visam proteger os empresários brasileiros.

Agora que tiramos um Raio-x do Serasa, vamos derrubar as principais dúvidas em relação a sua funcionalidade de score, veja:

Mitos e verdades sobre o score do serasa

Imagine que você precise recorrer a um empréstimo de emergência para pagar um hospital ou criar um novo negócio, o principal pilar para um banco de fornecer crédito é ter uma boa pontuação no score.

Desse modo, é preciso tentar entender quais fatores contribuem ou quais são apenas o conto da carochinha.

CPF na nota fiscal aumenta a pontuação?

Nos últimos anos, como recurso contra a lavagem de dinheiro, os estados estão implementando a inserção do CPF na nota fiscal de suas compras, estimulando através de prêmios, a perpetuação desse costume.

Contudo, essa boa ação não entra na contagem do Serasa, você não precisa perder tempo realizando milhares de compras e inserindo o CPF com esta finalidade apenas.

Desta forma, é um dos maiores mitos que os consumidores colocam na cabeça e estamos reformulando para você não mais ficar à mercê disso.

Score baixo impede qualquer empréstimo?

Outro grande mito que as pessoas associam ao score. Apesar de ser um pilar na decisão bancária em emitir um determinado valor a pessoa. Esta não está obrigada a seguir como lei.

Por isso, você, mesmo com a pontuação abaixo da média, consegue ter acesso sim a crédito. Cada banco tem suas peculiaridades para concessão e você precisa ficar atento a isto quando solicitar.
Pagar dívidas aumenta o score?

Mito sem dúvidas, apesar de limpar seu nome, isso não é garantia o suficiente para o Experian liberar mais pontos como um passe de mágica. É um fator que pode ser positivo, mas que será analisado conforme o passar do tempo e na conexão com seus outros históricos de bom cliente.

Lógico que você não precisa ficar postergando o pagamento, entretanto, não contar que ao pagá-lo irá abrir seus limites bancários automaticamente.

Preciso pagar para consultar o score?

Totalmente gratuito, o único requisito para isso será criar uma conta com seu e-mail, atrelado ao CPF, para realizar a consulta. Esta pode ser excluída assim que você tirar as suas dúvidas da pontuação. Uma atualização que veio com a nova LGPD.

Minhas dívidas antigas impactam na pontuação?

Falso, isso é um mito e você pode se despreocupar se fez uma dívida com o tempo maior de 5 anos. Ela será excluída automaticamente do sistema do Serasa, mas não significa que você não precise pagá-la.

Excluir do cadastro do Serasa é apenas um meio para dar mais dinamicidade aos brasileiros e é uma forma de você voltar ao padrão de consumo anterior.

Apenas quem ganha muito tem um score alto?

Incorreto e isso fecha nossa lista de mitos mais comuns na sociedade. Ele não leva em consideração seu holerite, mas os hábitos financeiros, sejam eles bons ou ruins na aquisição de bens e serviços.

Conclusão

Uma instituição dessas, com anos de experiência, ainda tem muito o que surpreender os brasileiros. Atualmente, há funções para rastrear de onde está vindo as consultas, blindagem contra vazamento de dados e uma imensa variedade que você pode conferir aqui.

E uma das mais vantajosas formas de fazer ela crescer é enviando feedbacks, comentando e participando, a cocriação é algo desejado por toda corporação e ser um consumidor ativo fará toda a diferença.

Agora que já sabe tudo sobre o Serasa, compartilhe para seus amigos essa postagem e ajude mais pessoas a se desmistificar sobre essa instituição tão presente no dia a dia dos brasileiros como a água que bebemos.