A tradição de montar a árvore de Natal é um dos momentos mais esperados e significativos durante essa temporada festiva. 

Mas você já se perguntou por que existe um dia “certo” para quando começar a montar a árvore de Natal? Neste guia, vamos explorar o significado dessa tradição, para que você tenha uma experiência natalina ainda mais especial e extraordinária!

Confira as nossas explicações abaixo e se prepare para uma boa leitura! 

Publicidade

Qual a melhor data para montar a árvore de Natal? 

Se você ainda não montou a sua árvore de Natal, pode estar um pouco atrasado! Isso porque a data considerada correta para decorar a sua árvore é o dia 03 de dezembro, o primeiro domingo do Advento (o período de quatro semanas que acontece antes do Natal), segundo a tradição cristã. 

Durante o Advento, os cristãos se preparam para a celebração do nascimento de Jesus Cristo e esse período é considerado uma época de reflexão e esperança. 

Porém, em outros países, a tradição de enfeitar a árvore varia: 

  • Nos Estados Unidos, ela é montada no final de novembro, geralmente na data seguinte ao Dia de Ação de Graças;
  • Já em Portugal, ela é ornamentada em 08 dezembro, data marcada pelo dia da Imaculada Conceição; 
  • No Egito, o Natal é celebrado no dia 07 de janeiro, então a árvore de Natal é decorada após o dia 25 de dezembro. Curioso, né?!
  • No Reino Unido e na Austrália, a árvore é enfeitada entre os dias 22 e 24 de dezembro, pois decorar mais cedo era visto como um indício de má sorte. 

Posso montar a árvore de Natal mais tarde?

Claro que sim! Você só precisa seguir a tradição cristã se for o seu desejo. Se não, você pode criar outras tradições com seus entes queridos, criando o seu próprio dia para montar a sua árvore de Natal. 

Dicas para montar a árvore de Natal

Se você está procurando por recomendações para enfeitar a sua árvore de Natal, veio ao lugar certo! Separamos algumas dicas valiosas para tornar esse momento ainda mais cheio de alegria e magia para os nossos leitores e para aqueles que eles amam. 

Descubra a seguir como criar uma decoração encantadora: 

  1. Escolha o local adequado, para que a árvore de Natal fique visível e para que haja espaço o suficiente para as decorações ao redor e os móveis do seu lar; 
  2. Selecione a árvore perfeita para se encaixar no espaço escolhido. Você pode optar pela tradicional, feita artificialmente, ou pode inovar, escolhendo por aquelas feitas de LED, balões, galhos secos ou folhas de revistas ou livros. 

Outras alternativas são usar os próprios móveis para montar a sua árvore, como uma escada, ou organizá-la em sua própria parede. As possibilidades são infinitas e não há limites para a criatividade!

  1. Que tal apostar em uma iluminação harmoniosa, com pisca-piscas brilhantes e chamativos? Essa é uma escolha excelente para quem quer atrair ainda mais atenção para a sua árvore de Natal. 
  2. Use ornamentos personalizados, como bolas de Natal que contém fotos, frases especiais ou até mesmo o seu nome e os de familiares e amigos. Você pode também adquirir decorações que fazem referência a filmes ou a outros elementos da cultura pop, como este exemplo. 
  3. Adicione guirlandas e fitas para trazer mais detalhes à sua árvore, que também podem preencher espaços mais vazios. 
  4. Finalize a sua árvore de Natal com um topo especial, como uma estrela, um anjo ou um carrossel com renas (sim, isso existe e podemos provar!). 
  5. Mantenha a segurança, desligando os pisca-piscas quando for dormir e garantindo que eles estejam em boas condições. 

Quando desmontar a árvore de Natal?

Ainda de acordo com os costumes cristãos, a árvore de Natal deve ser desmontada no Dia dos Reis Magos, ou seja, no dia 06 de janeiro. 

Por sua vez, os católicos desmontam essa decoração na data que representa o batismo de Jesus Cristo. Em 2024, esse período cairá no dia 07 de janeiro. 

Mas, como mencionamos acima, você pode criar a sua própria tradição para desmontar a sua árvore, sem ter um dia específico para essa ação. 

Qual a origem da árvore de Natal?

A tradição de decorar árvores durante o período natalino existe há séculos e é relacionada a várias culturas ao redor do mundo, sendo também entrelaçada às celebrações cristãs. 

Uma das histórias mais conhecidas é a de Martinho Lutero, uma das figuras mais importantes da Reforma Protestante. Dizem que ele ficou encantado com a beleza das árvores cobertas de neve e do céu estrelado durante um passeio à noite. 

Sendo assim, em 1.530, Lutero decidiu reproduzir a cena e montou a sua árvore, o que tornou essa prática comum em muitos lares em diversos países. 

Conclusão

Contudo, a árvore de Natal representa a união dos entes queridos, trazendo alegria e renovação às pessoas. 

A decoração dessa árvore pode variar de acordo com diferentes tradições e crenças, mas uma coisa é certa: esse momento, independentemente do dia escolhido, marca o início de de uma época especial e cheia de significado.