Você alguma vez na vida já pensou em empreender? Provavelmente a sua resposta foi sim, afinal quem não gostaria de ser o próprio chefe. Finalmente, começar a receber mais, e tomar as rédeas da própria vida financeira. Contudo, com uma rápida pesquisa, você conseguirá perceber o quanto pode ser burocrático.

O ato de empreender, afinal no empreendedorismo, espera-se que o empreendedor lide com diversas coisas complicadas. Como, por exemplo, as leis fiscais que precisam ser seguidas para o funcionamento do empreendimento. Ao longo desse artigo, você conhecerá tanto MEI, quanto o Nire mei.

O que é um MEI?

Em primeiro lugar, o que exatamente é o MEI? O significado dessa sigla é micro empreendedor individual. Sendo esse um dos principais pilares da economia brasileira, assim como um dos tipos de CNPJ mais comuns no país, e isso se dá pelo simples funcionamento do mesmo. 

Publicidade

Aqui, como em qualquer outro tipo de CNPJ, existem algumas regras que devem ser seguidas, para que o estabelecimento se mantenha funcionando. Vale lembrar que esse é o tipo mais básico de cadastro nacional de pessoa jurídica, portanto, é de se imaginar que existam algumas limitações.

Como funciona?

No tocante ao funcionamento desse tipo de CNPJ, assim como o nome já deixa claro, e também como acabamos de mencionar. Trata-se de um cadastro nacional de pessoa jurídica destinado a quem está começando a empreender agora e não tem muito capital para iniciar o seu negócio. 

Aqui, se trata de um CNPJ que permitirá o funcionamento de um micro negócio, que portanto deve seguir algumas condições para se manter de pé. E conta com alguns benefícios, como no caso da taxa tributária, que é bem mais baixa quando comparada aos demais tipos de CNPJ.

Quais as regras para se tornar MEI?

Assim como foi dito, existem algumas regras para que um negócio se mantenha aberto como Microempreendedor individual. Sendo uma dessas coisas o número de funcionários, afinal como o pororoca nome já diz. Consiste não só em uma micro empresa, como também em um empreendimento individual.

Mas apesar do nome você pode estar contratando um único funcionário com carteira de trabalho assinada. Além disso, o seu faturamento deve ser de no máximo 130 mil ao ano, ou 10.833 ao mês, vale ressaltar que é o faturamento bruto, e que ocorreu um aumento, tendo em mente que antes o faturamento máximo era 81 mil ao ano.

O que é o Nire MEI?

Agora chegamos no momento tão aguardado deste artigo, onde te mostraremos como exatamente funciona o Nire Mei. Pode ser mais simples do que você imagina. Dito isso, se você está em dúvida a respeito do que se trata. 

E ainda está se questionando se isso complicará a sua entrada no mercado em questão, saiba que a resposta é não, pois o funcionamento do Nire Mei é super simples. Sendo assim, não precisa desistir de entrar no mercado do empreendedorismo devido as burocracias existentes no meio, te mostraremos que lidar com tais burocracias pode ser mais fácil do que parece.

Para que serve?

Mas afinal, para que serve o número em questão? Basicamente, o nire Mei, consiste em um número de identificação, o significado da sigla significa número de identificação de registro de empresas, sendo assim, se você está abrindo uma empresa como microempreendedor individual. 

Então, saiba que o número em questão pode ser solicitado caso você deseje realizar algumas alterações pontuais em detalhes do seu empreendimento. Como por exemplo, no caso de mudar o nome fantasia do seu empreendimento, número de telefone, e-mail e muito mais.

Como solicitar

Entender como solicitar o número em questão também é algo muito importante, e assim como te mostraremos a seguir, é bem mais simples do que  você imagina. Por isso, se você odeia ficar perdendo tempo com métodos de solicitação burocráticos, então pode ficar despreocupado.

Para realizar a consulta será necessário seguir um passo a passo super simples, basicamente será necessário primeiramente abrir o portal do empreendedor. Clicar em já sou MEI. Realizar o cadastro, ir até a opção do nire Mei, em seguida realize a solicitação do seu número de identificação.

Onde consultar

Também é muito importante ter em mente onde consultar o Nire mei, que assim como foi mencionado agora a pouco, se trata do site portal do empreendedor. Vale frisar que aqui, você não poderá apenas realizar o número de identificação do registro da sua empresa, muito pelo contrário.

Pois, você poderá conferir tudo a respeito da situação do seu empreendimento, no tocante a se ele está ou não regular, então, o portal do empreendedor. É muito importante para você, pois você poderá não só abrir seu empreendimento através dele, como também poderá contar com ele em diversos momentos.

Como se tornar um MEI

Também é muito importante ter em mente o que exatamente é necessário para se tornar um MEI, e é exatamente isso que te mostraremos a seguir. Primeiramente, para ser MEI, existe um requisito que deve ser cumprido, que no caso é nunca ter sido sócio ou titular de outro empreendimento.

Além disso, também é muito importante que você seja maior de idade, esteja em dia com o serviço militar obrigatório, e tenha um CPF devidamente regular. Por fim, acesse o portal do empreendedor, clique em abrir um CNPJ, selecione o micro empreendedor individual, e preencha um formulário.

Vantagens de ser MEI

Além disso, é muito importante conhecer quais são as principais vantagens de ser um microempreendedor individual no país, em primeiro lugar. Temos o quanto é simples e fácil realizar a abertura do seu CNPJ, sendo algo realizado em poucos minutos e sem sair de casa.

Após realizar a abertura do seu CNPJ com o micro empreendedor individual, também existem muitos outros benefícios, como a já mencionada. Taxa que deve ser paga, afinal quando se trata de impostos, por se tratar de um micro empreendimentos, é muito importante que as taxas não sejam abusivas, para possibilitar a abertura do seu próprio negócio.