As novas regras do pix podem pegar de surpresa algumas pessoas que não estão contando com a mudança nessa ferramenta financeira.

Afinal, precisa evoluir de maneira constante para se adequar ao padrão de vida que o brasileiro enfrenta a todo momento.

Nesse sentido, veja como serão as próximas alterações com as principais informações que reunimos a seguir:

Publicidade

Novas regras do Banco Central para o uso do pix no Brasil

As regras que o Banco Central vem impondo para o pix sempre mudam com os meses e podem tornar a ferramenta irreconhecível nos próximos anos.

Um fator que contribui para não deixar ele sempre no mesmo patamar é o número de golpes acontecendo envolvendo o pix, veja alguns deles:

Golpes mais comuns com o pix

Há um grande número de golpes envolvendo o pix, como por exemplo:

  • Sequestro: Como o pix tem transferências instantâneas, é fácil das pessoas realizarem o sequestro relâmpago para tentar tirar dinheiro de maneira rápida;
  • Urubu do Pix: Um esquema de pirâmide onde as pessoas têm a expectativa de pagar um pix baixo e receber, logo após um pix com valores muito maiores;
  • Roubo de whatsapp: Alguns aplicativos que são clonados sem segurança podem ser utilizados para realizar pagamentos sem o conhecimento do dono;
  • Código falso: Algumas contas são fraudadas por golpistas que alteram códigos de pagamento, levando a uma confiança das pessoas em achar que aquele é um débito pessoal.

Vale ressaltar que a criminalidade está em constante evolução e você precisa acompanhar atualizações constantes em blogs como este para se proteger.

O que realmente vai mudar?

Alguns pontos precisam ser considerados por você para tentar conhecer a fundo as mudanças que estão por vir, confira as principais:

O pix vai ser tributado?

Apesar de ser uma conversa ainda sem condições de se tornar realidade, é uma verdade que ferramentas gratuitas podem acabar sofrendo algum tipo de taxa no futuro.

Segurança

Com camadas superiores de segurança, o pix pretende ser uma ferramenta cada vez mais segura no futuro para todas as partes envolvidas.

Responsabilidade das empresas

Com a Lei de proteção de dados ganhando espaço no país, o pix precisa se enquadrar para ser uma ferramenta útil, mas sem perder o sigilo.

Conclusão

As novas regras do Pix podem vir de maneira temporária ou permanente de acordo com a participação das pessoas na ferramenta.

Nesse sentido, compartilhando o artigo em suas redes sociais, aumentamos as chances das pessoas terem uma participação ativa nesse processo.