Você já ouviu muitas vezes pessoas com medo de terem a dívida do banco ou de qualquer outra instituição financeira vendida para outras empresas, já deixamos que isso não é um problema para se preocupar, esse é um procedimento comum entre as instituições.

Por que o banco vendeu a minha dívida?

É fácil entender o motivo da venda da dívida, após várias tentativas para conseguir o pagamento do dinheiro devido o credor repassa a dívida para frente na tentativa de reaver pelo menos parte do valor que foi emprestado.

A dívida pode sim ser repassada para outros bancos, mas o mais comum tratando-se de empréstimo pessoal são as operadoras de aquisição que ficam responsáveis por cobrar todo o crédito vencido.

Publicidade

Através da “Venda de dívidas a terceiros” as empresas podem comprar débitos com um valor bem abaixo do valor real da dívida e com isso passam a ser responsáveis pela dívida.

A partir desse momento a empresa começa o plano estratégico para deixar você cada vez mais propício a pagar e não desistir e deixar a dívida e o nome sujo para lá.

Vender uma dívida para outra empresa é uma atividade legal?

De acordo com a Lei 10.406, de janeiro de 2002, as instituições financeiras estão sim liberadas para a venda da dívida de um cliente. Mas é sempre importante alertar que você deve ler todas as partes de seu contrato de empréstimo para saber exatamente o que o banco pode ou não fazer com sua dívida. 

Em quais situações uma dívida pode ser vendida?

Não é porque está na lei que as empresas podem sair vendendo as dívidas para quem bem entender ou a qualquer momento.

Como já falamos anteriormente você deve ficar sempre atento a todas as cláusulas do contrato, uma vez que é a partir dele que deve se basear a liberação ou não da dívida, a venda só é permitida se constar no contrato. 

E também é importante dizer que qualquer tipo de contratação pode ser adquirida, pelas operadoras de crédito, seja na modalidade de crédito pessoal ou até mesmo o cheque especial.

Ok, o banco precisa deixar por escrito essa possibilidade em contrato mas ele não depende de você para passar sua dívida para outro credor, como consta na lei o banco apenas é obrigado a notificar a pessoa da venda.

Então para que você continue informado sobre a sua situação é importante que nenhum de seus dados fique desatualizado.

Minha dívida foi realmente vendida de forma legal?

Assim que sua dívida é comprada por alguma empresa você pode entrar em contato e obter um relatório com todos os dados contratuais atualizados, assim você sempre sabe como está sua situação, o que pode até mesmo facilitar um acordo entre as duas partes.

Dessa forma, se faz cada vez mais importante a leitura de todos os dados, ainda mais os dados do novo contrato assim você garante que não está pagando por nada que já não havia contratado antes.

Quais meus direitos após a minha dívida ser vendida?

Você tem o direito garantido de solicitar a documentação com todas as informações sobre seu crédito. Sempre fique alerta se não está sendo taxado em excesso ou se o valor das taxas não condiz com o que foi contratado com o banco.

A empresa que adquirir sua dívida tem sim o direito de colocar seu nome no SPC/Serasa, já a empresa que vendeu tem a obrigação de retirar seu nome da lista, uma vez que aquela dívida não existe mais, bom, pelo menos não mais com aquela empresa.

Como fica meu nome depois do banco vender a dívida?

A nova empresa pode colocar seu nome no SPC, mas nunca mais de uma vez. E além disso, a data deve continuar a mesma o novo credor não é motivo para alterar a data inicial do protesto junto ao SPC.

Fique atento com o número de ligações ou contatos que a nova empresa irá fazer com você, é contra a lei a persuasão para o pagamento da dívida, então se você não se encontra no melhor momento para fazê-la não aceite nenhum tipo de contrato seja por telefone ou pessoalmente.

Solicite Agora

Entendeu tudo o que precisava sobre a venda de sua dívida? Vamos fazer aquele resumo para organizar as ideias.

A venda da sua dívida não pode interferir no valor final e nem mesmo é algo ilegal, desde que esteja escrito no contrato inicial. 

Sim, o seu nome pode voltar para o SPC/Serasa mas isso não significa uma nova data de protesto e sim apenas uma reativação da dívida.

Gostou das nossas dicas ? Continue para aprender a como equilibrar suas contas e começar a investir pouco a pouco. Você é capaz de viver uma vida melhor sem ficar no sufoco todos os meses.