Hoje vamos falar um sobre o leasing. Quando pretendemos adquirir um novo bem para a nossa casa ou empresa, a vontade universal é pagar um valor que traga mais benefícios do que a quantia gasta. Apesar de termos à disposição diversas soluções financeiras como empréstimos, financiamentos e consórcios, a população ainda necessita de diversidade e que realmente atenda as necessidades.

Nisso, está se popularizando a adoção do Leasing, um novo jeito de se relacionar com os produtos e ajudar tanto quem está oferecendo, quanto quem deseja comprar.

Infelizmente, poucas pessoas conhecem como funciona essa ferramenta, para ajudar você a descomplicar esse assunto, reunimos aqui as principais informações que precisa saber, veja:

Publicidade

O que é Leasing?

O leasing é uma relação de dois lados, um que deseja um determinado produto e outro que o detém e está disposto a ser flexível com as regras de aquisição de terceiros. Isso porque, na modalidade de Leasing, há uma desburocratização dos contratos, que podem ser fechados com uma facilidade muito maior.

Um exemplo muito comum está em licitações governamentais. Uma determinada secretaria precisa usar veículos para que seus servidores o usem para se deslocar em serviço.

Logo após um determinado período, há a opção de querer comprar os automóveis, continuar com o leasing ou abandonar a ofertante para prosseguir com outra que oferece condições melhores.

Uma forma muito conhecida pela economia gerada, afinal, você consegue evitar gastos com manutenção, armazenamento e uma série de custos indiretos de qualquer produto.

Como funciona?

Uma das perguntas mais comuns que surgem quando as pessoas estão procurando saber sobre o Leasing é sobre a sua legalização.

A resposta é sim e já está em operação no Brasil há várias décadas, mas agora está começando a ganhar mercado.

Sua execução acontece da seguinte forma, o arrendador, ou seja, a empresa com poder para ofertar um determinado bem, cede os direitos de uso para o arrendatário, sendo possível comprá-lo no final do contrato por um preço muito mais justo.

E você deve estar se perguntando, qual a diferença do Leasing para o Financiamento comum?

Este é caracterizado pela aquisição de um determinado bem através do pagamento integral de todas as parcelas do contrato.

Como no Leasing é considerado opcional você decidir por fechar a compra, você perde totalmente a responsabilidade de pensar todos os seus passos futuros para conseguir honrar o pagamento.

Quais os tipos de leasing?

Existem diversos tipos de leasing, cada um tem um propósito diferente e você precisa se atentar, veja:

  • Leasing Financeiro: Geralmente, com um prazo máximo de contrato de 3 anos, esta modalidade é feita principalmente para a pessoa que contrata optar ou não por adquirir o bem no final do contrato com preços já estabelecidos.
  • Leasing Operacional: Com um tempo mínimo de 90 dias, o valor pago deve ser de acordo com o valor de mercado de um bem. Outro fato é que a manutenção também pode ser de responsabilidade do contratante.
  • Leasing Back: Uma variante que está ganhando bastante destaque nos últimos anos e é uma forma de ajudar empresas que estão passando dificuldades financeiras e acabam recebendo ajuda de outros com uma situação melhor.
  • Leasing imobiliário: Extensão do Leasing convencional, o imobiliário é uma chance de conhecer o imóvel muito antes de querer realizar a sua aquisição.

Quais empresas oferecem Leasing?

Antes de decidir se aceita ou não o Leasing, é preciso conhecer quais instituições oferecem essa modalidade para seus clientes.

  • Mercedes-Benz: Uma das maiores montadoras de veículos de todo mundo, possui uma sessão especial com oferta de novos, seminovos, peças e acessórios.
  • Santander: Com prazos que chegam até 60 meses, dependendo da vida útil do bem, o Santander está desde 1975 oferecendo facilidades financeiras para as pessoas usarem leasing.
  • Banco do Brasil: Focado principalmente em empresas, é possível arrendar até 100% do valor dos bens novos.
  • Rodobens: Dispensando a necessidade de bens, o principal lema do Leasing da Rodobens é descomplicar a vida de empresas que precisam melhorar suas operações.
  • Bradesco: Sua diversidade possibilita a aquisição de: aeronaves, ônibus, veículos, embarcações, máquinas e equipamentos.
  • Volkswagen: Com ofertas tanto para pessoas físicas quanto jurídicas, a Volks pode ser a oportunidade de ter bens populares a um preço mais acessível.
  • BNDES: Um dos principais pilares para o desenvolvimento nacional, o BNDES também não fica atrás na oferta de bens com leasing.

Estas são apenas as principais, há uma infinidade de corporações entrando para esse mercado e em breve, mais setores da economia poderão ter soluções de pagamento mais saudáveis.

Vantagens e desvantagens do Leasing

Entre os principais benefícios que você pode ter acesso com o Leasing está:

  • Você não precisa pagar IOF, porque essa modalidade não entra com necessidade do pagamento deste imposto.
  • Prazos flexíveis para se planejar financeiramente.
  • Sua casa ou empresa não precisa virar um museu de bens ultrapassados acumulando poeira.
  • É possível quitar as dívidas relacionadas fazendo bom uso da aquisição contratual.
  • Financiamento total dos bens, sem a necessidade, muitas vezes, de entrada para fazer isto.
  • Não há tanta burocracia quanto em outras modalidades.
  • Como nem tudo é perfeito, os principais pontos negativos dessa modalidade de aquisição é:
  • É possível ser dono apenas com o fim do contrato, até lá, está cedido para você.
  • Muitos dos benefícios de ser o dono do objeto não incidem em você.
  • Não dá para parar de pagar o contrato depois de assinado.
  • Há cláusulas penais que é preciso se atentar caso a alguns itens do contrato não sejam respeitados.
  • A devolução só acontece com o fim do contrato.

Conclusão

Decidir se aceita ou não entrar na modalidade de leasing pode demorar dias, meses e até anos. Assim, não se sinta pressionado em tomar a decisão de um segundo para o outro, veja quais oportunidades têm à disposição e quais instituições estão oferecendo soluções flexíveis para você.

Por envolver análise de crédito, tente conversar com o banco que tem mais anos usando e negociando taxas melhores. Caso negativo, esteja aberto para conhecer os bancos digitais que estão surgindo, pois podem ser mais focados na sua satisfação.

Agora, compartilhe este artigo para que mais pessoas possam decidir por escolher optar pelo leasing.