Por costume, se comemoramos o Natal, o fazemos até mesmo sem questionar o que é o Natal, de fato. A época vai chegando, a família começa a fazer planos de se reunir, decoramos nossa casa, mas para quê? Qual é o significado dessa data comemorativa tão esperada por muitas pessoas no mundo?
Muitos de nós esperamos pelo Natal ansiosamente. Decorações começam a surgir, músicas natalinas voltam às paradas, grupos de estudantes, familiares, amigos ou colegas de trabalho se reúnem para realizar um amigo secreto. Nós sabemos o que rola no Natal, culturalmente falando.
Mesmo assim, ainda existem diversas dúvidas e especulações sobre o real sentido de comemorar o feriado do dia 25 de dezembro. O real significado do Natal está ligado ao motivo religioso: o nascimento de Jesus Cristo e, de forma simbólica, passamos o fim de dezembro realizando festas para relembrar este fato, uma vez que Jesus Cristo é o homem mais famoso que já pisou na terra. Sendo religioso ou não, fique conosco até o fim da leitura e confira o que é o Natal de verdade.
O que é o Natal?
Antes de explicar o real significado e sentido do Natal, devemos lembrar a sua data oficial. Considerando o que a maioria dos países ocidentais segue, o Natal é comemorado no dia 25 de dezembro, com o início das celebrações em sua véspera, dia 24. É comum reunirmos as pessoas que amamos na noite do dia 24 para ceiar, passando a madrugada do dia 25 em união.
Bom, o dia 25 foi uma data eleita pela igreja católica para as celebrações do nascimento de Jesus Cristo. Por mais que existam teorias que apontam que Jesus nasceu em meados de março/abril, de acordo com o calendário judaico, não existem provas históricas que possam afirmar com exatidão o mês do nascimento de Jesus.
Portanto, o Papa Julius escolheu o dia 25 como a data oficial do nascimento do filho de Deus para a igreja católica. Até hoje, a data se tornou muito importante, sendo celebrada por culturas e religiões diferentes. Nem todo o mundo segue o calendário ocidental e, contudo, não celebram o Natal. A data foi escolhida no século IV.
Por mais que a data seja 25 de dezembro, a comemoração oficial, de acordo com a igreja católica, se estende até o dia 6 de janeiro, fazendo referência ao tempo em que os três magos levaram para chegar até Jesus, em Belém.
Mesmo não tendo religião ou fazendo parte de outras crianças, algumas pessoas não abandonaram o espírito Natalino, e comemoram anualmente a data.
O que significa a palavra Natal?
Um termo que ajuda a explicar o que é o Natal é o significado da palavra, em latim. Natal significa “nātālis”, se derivando de “natus”, O que significa Nascimento sendo uma referência direta ao significado da data em questão.
O Natal leva esse nome diretamente por causa do nascimento de Jesus Cristo, em teoria, como foi definido pelo Papa Julius.
Quais são as maiores tradições de Natal?
Certamente, as tradições são a melhor parte do Natal, e fica melhor ainda se esta for ligada as decorações, presentes ou eventos que podem ser organizados, como o amigo oculto. Essas atividades estão atreladas à nossa cultura, sendo bem adaptadas para o Natal.
Detalhando sobre elas, no Brasil temos o costume de decorar a casa, aproximadamente, um mês antes das festas de fim de ano. As decoramos com árvore de Natal, bolinhas, presentinhos, estrelas e principalmente pisca-piscas, que simbolizam a luz e o período iluminado que o espírito natalino traz.
Os presentinhos e bolinhas mencionados estão em conjunto com a representatividade da árvore de Natal que, em muitos lugares, pessoas cortam pinheiros de verdade para enfeitar sua casa. No Brasil, o costume é comprar árvores sintéticas para decorar o interior de nossas casas, uma vez que os pinheiros não são tão comuns em nosso país quanto em países mais frios.
Alguns católicos costumam passar a madrugada de Natal na missa do Galo em oração, até o amanhecer do dia 25.
Famílias e amigos que costumam se reunir geralmente preparam uma bela ceia de Natal para ser consumida em conjunto. Podemos ver basicamente o mesmo cardápio – ou pelo menos um pouco parecido – em vários países ocidentais. Pratos típicos, como Chester, batatas doces ou ingleses, carnes de porco, bacalhau, tortas ou pavê, pudim, entre outros, podem ser encontrados em várias ceias de Natal. No Brasil ainda é comum encontrar peru, farofa, maionese, e muitas passas.
Como é o Natal em outros países?
Bom, como existem muitos pontos singulares sobre o que é o Natal e como ele é vivido em outros países, mencionaremos alguns dos costumes mais conhecidos e curiosos no Natal, em países do mundo:
- No Reino Unido, por exemplo, todos os anos a família real realiza um discurso formal para o mundo. No dia 25, às 3h da tarde de todos os anos, os monarcas realizam uma transmissão, com diversas reflexões acerca do ano que está acabando além de realizar uma breve retrospectiva;
- Existem países que não celebram o Natal, mas por ser inverno em dezembro, eles realizam solstícios de inverno no lugar da comemoração;
- Na Espanha, as crianças são apegadas a outras figuras importantes, e é para eles que pedem presentes. As crianças espanholas não tem o costume de pedir presentes para o Papai Noel, mas sim aos três reis magos, os mesmos que levaram cerca de 15 dias para encontrar com Jesus recém-nascido;
- Ainda sobre a Espanha por conta de os alvos dos presentes serem os três reis magos e não o Papai Noel, a troca de presentes nesse país ocorre no dia de Reis. O dia de Reis simboliza a data em que os reis magos presenciaram Jesus em vida, logo após nascer;
- O Japão não entende o Natal como um feriado religioso. Mesmo assim, o país mantém as missas religiosas para quem segue. Além de ser uma data festiva comemorado em família, o Natal é mais ligado aos casais;
- Como o Japão, a China também não vê o dia de Natal como feriado. No entanto, por conta da quantidade de estrangeiros no país, as ruas chinesas mantêm decorações natalinas nas maiores ruas e comércios.
Saber o que é o Natal e o que ele significa para outros costumes e culturas de países nos deixa mais animados ainda com a nossa ideia de Natal. Esperamos que você tenha gostado da leitura, e um ótimo Natal!