A vida do empresário é cercado de várias dúvidas e caminhos que podem existir se algumas decisões forem tomadas. Entre elas, surge outra especial, uma alternativa que é a realizar a alteração da Razão Social e começar a dar uma nova roupagem ao seu mundo corporativo.
Porém, ainda é do desconhecimento de muitos empreendedores a forma como a alteração da Razão Social se dá, podendo gerar uma bola de neve e acabar com as noites de sono com mais intensidade do que os boletos.
Assim, veja a seguir, as principais informações para você abrir as portas do sucesso empresarial com a mudança de Razão social:
Razão Social? O que é isto?
Uma empresa quando nasce precisa ganhar um nome para realizar as atividades relacionadas ao mundo corporativo. Aqui, é válido mencionar que você poderá utilizar a razão social, diferente dos nomes que vão aparecer em publicidades.
Um grande exemplo disso é das grandes empresas de carnes, estas mantêm o nome para os consumidores que “gostam da marca”, porém são parte do mesmo grupo de fornecedores e administradores. Felizmente, é um direito garantido pelas leis brasileiras e você pode ter uma boa base jurídica para as propriedades intelectuais que orbitam sua empresa.
Como alterar a Razão Social do MEI?
Para realizar a alteração, você precisa cumprir alguns passos simples:
- Acesse o Portal do Empreendedor.
- Clique em “Já sou MEI”.
- Em seguida, “Atualização cadastral” e selecione a opção “Solicitar”.
- Será enviado para a página de Login do Gov.br, usando a senha que você já tem ou criando uma conta no caso de nunca ter acessado.
- Tenha emitido tanto o certificado da Receita Federal sobre sua situação cadastral, quanto o Certificado de Condição de Microempreendedor Individual original.
- Informe os órgãos envolvidos com a sua empresa que você realizou essa solicitação.
Pronto, agora é só esperar e tudo será adaptado para a nova realidade que sua empresa estará presente.
O que levar em consideração para mudar de nome?
Torna-se muito mais agradável essa transição quando você conhece alguns pontos cruciais nessa transição, entre os principais estão:
- Sinônimos/concorrência: Apesar da liberdade de escolha, é necessário entender o mercado, analisar concorrentes para não acabar oferecendo marketing gratuito para as mesmas.
- Simplifique: Nomes muito complexos, quando fogem da mente da população, podem acabar inibindo que compradores comprem de você, afinal, é a primeira coisa que eles veem.
- Gatilhos para o negócio: Empresas de sucesso utilizam de códigos simples e que dão uma primeira e ótima impressão. Um exemplo: o Pix, um nome simples e que alterou a forma como as pessoas usam o dinheiro por ele.
- Estude: Desde Sócrates, conhece-te a ti mesmo é fundamental para se aprofundar no meio que está inserido, assim, veja as principais informações sobre as características ao seu redor.
Vantagens e desvantagens de mudar a Razão Social do MEI
As vantagens para você que está decidindo alterar a razão social podem ser:
- Há uma chance de conseguir mais clientes a partir de nomes muito mais fáceis de entrar na mente das pessoas.
- Ajuda a dar uma vida nova a uma empresa que já não está mais conseguindo cativar ou vem de uma imagem ruim com público alvo e pretende ganhar um novo destino em breve.
- Mudanças geográficas: Cada lugar pode ter restrições e termos com diferentes significados, assim, mudar pode ajudar na adaptação, como foi o caso do McDonald ‘s no Brasil.
No caso das desvantagens, são mais comuns de surgirem quando realiza-se a mudança da Razão Social são:
- É possível perder alguns clientes que já estavam acostumados com o nome anterior.
- Pode haver uma grande resistência interna, afinal, os funcionários e outros stakeholders já estão em uma simbiose com o antigo nome.
Razão social e Branding é a mesma coisa?
É comum as pessoas colocarem um nome muito bom como Razão Social e terminarem por aí a gestão da marca da sua empresa.
Levando a criação de um pensamento que é a mesma coisa de fazer branding. Pelo contrário, fazer branding envolve diversos pontos como:
- Coloque objetivos alcançáveis e utilize como referência dados e não apenas o “achometro”.
- Definir uma voz que a empresa tem e de preferência, que seja a mesma utilizada pelo público-alvo.
- Crie um slogan para nortear as criações das campanhas de comunicação e do design de novos produtos.
- Esteja presente nos mais variados meios de comunicação, afinal, hoje, uma empresa que não está na internet é invisível por grande parte das pessoas que vivem conectadas 24 horas.
Quais outros pontos posso alterar na empresa?
Apesar de parecer rígido, é possível realizar diversas atividades com sua empresa e moldá-al a partir do que for preciso para alcançar o ponto planejado pelos diretores, sendo assim, os principais são:
- Alteração do quadro societário e das pessoas que compõem esse CNPJ.
- Alteração do endereço comercial.
- Alteração do endereço de email.
- Alteração da forma de atuação.
- Solicitação de baixa.
- Alteração do número de telefone para contatos relacionados à empresa em si e não para um determinado serviço de atendimento.
- Alteração das atividades econômicas desenvolvidas. Para saber mais sobre quais existem e estão disponíveis ao Microempreendedor no Brasil, clique aqui.
- Alteração do capital social.
Conclusão
Depois de decidir ou não pela alteração dos dados da sua empresa, a primeira coisa a se fazer é o de comunicar os funcionários o mais rápido possível. Ajudando a impedir possíveis falhas na comunicação que podem acontecer nesse meio do caminho.
E, no âmbito das empresas, essa diferença entre o que está em vigor com o passado causa diversos problemas. Entre os mais principais com os órgãos do governo, pois, estão sempre analisando essa nuvem de informações que pairam sobre as empresas.
Por fim, compartilhe nas suas redes sociais agora mesmo e marque os seus amigos para conhecer tudo que está envolvido na mudança de Razão Social.