Hoje vamos te contar um pouquinho mais sobre o conceito de open investment. E como ele pode auxiliar nos investimentos em produtos de instituições financeiras.

Desta forma, é importante saber que o open investment se trata de uma excelente maneira para que os investidores consigam compartilhar seus dados. De maneira a entender exatamente o local onde estão investindo é o mais adequado para a situação do momento.

Sendo assim, esse conceito poderá ajudar tanto pessoas que estão iniciando no mundo dos investimentos agora e não entendem muito, como também pessoas mais experientes que desejam aprimorar os seus investimentos. Vamos agora mesmo descobrir sobre o que se trata esse conceito e como ele pode auxiliar na rotina de quem deseja investir.

Publicidade

O que é open investment?

Antes de mais nada, precisamos entender que esse conceito foi criado através do foco no compartilhamento de dados da existência e dos sonhos financeiros por parte dos próprios clientes que investem em empresas e nos seus produtos. Desta forma, o open investment possui seu foco direcionado para disponibilizar esses dados e otimizar os seus investimentos.

Neste caso, se você possui uma carteira de investimentos e quer deixar disponível para outra instituição entender o que está sendo feito com seus recursos. Saiba que você pode fazer isso de maneira rápida e muito segura. Afinal, mesmo que a tradução literal possa ser lida como “investimento aberto”, as informações estarão seguras!

Além disso, é muito importante ressaltar que esse conceito está diretamente relacionado ao conceito do open finance, que também é muito comum e muito utilizado por todos os investidores.

E para entender melhor como este conceito funciona, você precisa ter em mente que mesmo que exista possibilidade de disponibilização das suas informações, todas as decisões a serem tomadas por meio do projeto devem ser decididas em conjunto. Neste caso, não existe arbitrariedade.

É importante também ressaltar que dentre as muitas instituições que fazem parte deste projeto está o BACEN (Banco Central do Brasil). Além da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA). Isso por si só já traz uma maior confiabilidade ao projeto, né?

Por fim, após tornar todas as essas informações relativas as seus  investimentos financeiros totalmente “públicas”. Se se torna muito mais fácil que  as instituições financeiras consigam criar um produto que se adeque melhor ao seu perfil de cliente investidor. Consequentemente oferecendo o melhor retorno financeiro nos seus investimentos.

Quais os benefícios do open investment?

Agora vamos te contar um pouquinho mais sobre quais as vantagens você terá acesso ao aderir a esse tipo de programa. Em primeiro lugar, saiba que você terá acesso a um portfólio muito maior de produtos de investimentos, até porque eles estarão cada vez mais adequados ao seu perfil de investidor.

Além disso, também haverá uma espécie de reforço na confiabilidade e transparência nas relações. Neste caso, entre você e a instituição financeira em que você irá investir.

Por outro lado, também poderá efetuar a portabilidade de portfólio entre as instituições, isso se deve ao fato de que tudo estará mais integrado e as informações poderão ser compartilhados de maneira mais fluida.

Uma outra vantagem é que você poderá acessar diversos tipos de produtos sem ter a necessidade de abrir uma conta em um banco. Além de possuir total autonomia no momento da decisão mais importante: aquela em que você precisa escolher qual instituição financeira irá investir o seu dinheiro.

Por fim, uma das vantagens mais consideráveis deste tipo de projeto é que o seus ganhos e lucros ficarão mais claros e evidentes. Afinal de contas, você não precisará mais abrir conta em diversas instituições para conseguir encontrar um tipo de investimento mais adequado ao seu perfil de investidor.

Qual o impacto do Open Investment nos investimentos?

Em relação ao impacto que esse tipo de projeto poderá causar nos investimentos atualmente, podemos afirmar que este impacto será declaradamente positivo.

Isso se deve ao fato de que por meio desta invenção, os clientes que investem seu dinheiro poderão acessar a diversos tipos de aplicação que só seria possível anteriormente se abrissem conta em todas as instituições.

Além disso, existe aquela conhecida concorrência. Isto é, por meio desse projeto a concorrência será muito maior e as instituições precisarão mostrar meios e condições para facilitar o acesso dos seus clientes aos seus produtos. Afinal, terão que se esforçar para se destacar da concorrência, e os investidores só têm a lucrar com isso.

Por fim, o Open Investment também possibilita que os investidores tenham um acesso a mais conhecimento no que diz respeito ao mercado de capitais. O que faz com que tenham maior segurança e segurança no momento de investir.

Quando o open investment vai começar?

A resposta para essa pergunta é bem simples: o projeto já começou a atuar. É isso mesmo! Ou Pan investimentos teve início no ano de 2021. Neste mesmo ano, ficou decidido quais produtos fariam parte deste projeto e vamos contar quais são eles para que você se sinta mais preparado na hora de investir.

Dentre os produtos podemos encontrar os mais populares, que são as Ações, Fundos de Investimentos, ETFs. Ou seja, aquele básico que todo investidor já ouviu falar e provavelmente começou a investir por meio deles. Além disso, também fará parte desse projeto os: LCAs, LCIs, CRAs, CRIS, que são um pouco menos básicos, mas bem comuns.

Também será possível encontrar Títulos Públicos Federais e CDBs e RDBs. Ou seja, por meio desse projeto, os clientes conseguem se basear melhor nos produtos disponíveis para investimento e compartilhar disso para obter maior vantagem.

Por fim, você pode estar se perguntando se este compartilhamento de dados é seguro. E vamos te contar que você não precisa ter medo, pois além deste projeto também estão incluídos nele o open finance e o Open Insurance. Que provavelmente você já ouviu falar, afinal são todos regulados pelas principais instituições do país.

Dentre essas instituições estão: o Banco Central do Brasil ,Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais e SUSEP. Ou seja, esse projeto é muito seguro e caso você tenha gostado da ideia, pode investir nele!