Muitas pessoas estão pensando em começar a aplicar em ouro como uma forma de investimento. Existem razões para aplicação em ouro, que chamam atenção de algumas pessoas, principalmente o fato do seu nome nos instigar de forma positiva.

Porém, não estou escrevendo para fazer você aplicar em ouro, mas sim te dar informações detalhadas a cerca de instrumentos financeiros. Eu quero te ajudar a escolher o seu tipo de investimento ideal.

Seguindo o seu perfil de risco, seus entendimentos e objetivos, leia o artigo até o final, e saiba quais os motivos para uma pessoa aplicar em ouro na sua carteira.

Publicidade

Proteção contra a inflação e medo do Real mais fraco

Você pode não saber, mas o ouro possui uma percepção de moeda, mesmo que ele não seja uma. Não consideramos o ouro dessa forma porque faltam algumas características para ele. Mesmo assim, o ouro é visto como uma reserva de valor para alguns investidores.

Geralmente, quando ocorre um aumento de preços econômicos, o ouro sobe junto com os preços. O fato de o ouro estar presente em todo o comércio internacional garante todo o seu poder de compra. 

Tal poder é valorizado quando existe uma facilidade em sua conversão, ou seja, quando alguém encontra uma forma de vender rapidamente.

Medo da fraqueza das moedas

Os bancos centrais nacionais e internacionais praticam um afrouxamento monetário, desde a crise de 2008. Esse sistema pode reduzir taxas de juros ou aumentar emissões de moeda, podendo ser de forma direta ou indireta, por meio de instrumentos do mercado financeiro.

Esse afrouxamento trouxe a desconfiança de muitos investidores acerca do valor verdadeiro da moeda. Muitos também acham que o sistema pode estar promovendo uma ilusão para os que acreditam em uma moeda que está sujeita a esse afrouxamento monetário.

Dessa forma, como aparenta ser aceito por quase todas as economias, seria menos sujeito a manipulações desse tipo.

Deflação, uso industrial e incertezas geopolíticas

A deflação é uma enorme ameaça a qualquer economia. Geralmente, ela surge em momentos de queda em rendas, assim que as pessoas deixam de procurar tanto por serviços e bens. 

Quando isso acontece, os preços atuais passam a ser maiores que os do futuro. Porém, isso não é bom, já que faz com que a renda piora ainda mais, pois as pessoas deixam de investir.

Assim, as pessoas passam a manter a moeda consigo, aumentando a procura pelo ouro, com o objetivo de realizar o entesouramento.

Essa grande procura faz com que o preço desse produto financeiro suba, em função da mesma

Diferente das moedas que movimentam grandes economias, o ouro possui sua utilização industrial, sendo aplicada em produções de adornos e joias de valor elevado. Essa produção promove uma natural demanda pelo produto, aumentando o seu valor.

Quando uma crise envolvendo vários países se inicia, muitas pessoas buscam o ouro. Assim, elas usam o produto como uma reserva de valor, para não saírem no prejuízo.

Diversificação de carteira

Geralmente, o ouro é mais procurado em momentos que o mercado de ações está enfraquecido. Isso pode ser explicado pela sua característica defensiva.

Essa situação é ligada a uma correlação negativa, ou seja, se as relações da economia estão em alta, o ouro terá uma menor procura, e vice-versa.

Assim, o metal acaba cumprindo um importante papel de diversificação em uma carteira investidora. Tal papel é a existência de ativos que se movimentam em direções opostas, causando a proteção do patrimônio.

Agora, se você está interessado em aplicar em ouro, continue lendo esse artigo, e saiba como investir em ouro no nosso país.

Como investir em ouro?

Muitos investidores brasileiros não se interessam a respeito de aplicar em ouro no Brasil. O produto pode não se adequar com seu perfil de investidor, ou alguns deles podem achar que usar ouro em sua carteira é um processo difícil.

No entanto, o mercado investidor possui diversas alternativas de investimento. O aplicador pode comprar, ou fazer investimentos indiretos em fundos relacionados ao metal.

Dessa forma, você pode conferir algumas opções para diversificar o seu patrimônio de forma segura, comprando ou investindo em ouro. Leia a respeito de dois tipos de aplicações com ouro essenciais para quem já investe, ou quem pensa em investir.

Comprar ouro físico

O assunto “investir em ouro no Brasil” pode ser ligado à compra do metal em sua forma física. Não podemos negar que essa é uma opção popular para investir. Existem distribuidoras especializadas, que podem vender o ouro em moedas ou barras de uma forma segura e padronizada.

Dessa forma, o investidor terá o seu patrimônio diversificado sem burocracias. Porém, essa alternativa não é mais indicada por não ser prática. Comprando, você teria que conservá-lo em um melhor local, o que te faria gastar mais.

Como um exemplo, você teria que pagar serviços de proteção ao ouro em sua forma física ou deixá-lo em um lugar muito seguro. Por mais que possua suas dificuldades, esse é a maneira mais fácil de aplicar em ouro no país, sendo acessível para diversos tipos de investidores.

Investir em fundos de investimento em ouro 

Se você pensa em aplicar em ouro de uma forma mais fácil, poderá fazê-lo por meio de fundos de investimento. Existem fundos voltados para o metal na carteira de investimentos financeiros. Estes em especial funcionam como os ETFs. Entretanto, não acompanham um índice de referência.

Além disso, esses fundos de investimento contam também com pontos positivos. Estes podem envolver a diversificação da carteira em relação a outros metais ou ativos. Assim, o investidor pode mandar o seu patrimônio, sem possuir uma exposição direta.

Os fundos de investimento também possuem a gestão de um especialista no segmento financeiro. Esse profissional visa tomar as decisões mais eficiente, em relação à aplicação de recursos. 

Seu objetivo é potencializar o rendimento e a segurança que envolvem esse fundo. Também podemos mencionar a respeito da acessibilidade dos fundos de investimento, que possuem relação ao ouro no Brasil. 

Investir em fundos trará um resultado com uma liquidez maior do que a compra em si, por exemplo. Esse é mais um ponto positivo acerca da aplicação.

Resumindo, para todos os investidores que querem aplicar em ouro no Brasil, porém podem estar receosos acerca da exposição ou administração direta do metal: cada um pode analisar as alternativas descritas aqui, além de poder se sentir livre para explorar outras formas de aplicar.

Compartilhe com seus amigos investidores, para que eles saibam como investir em ouro, se quiserem. Obrigado, e até a próxima!