Se você já achava o Pix prático, vai se surpreender ainda mais com a novidade que está para chegar em 2025!

O Banco Central do Brasil e o Conselho Monetário Nacional (CMN) anunciaram recentemente o Pix por aproximação, uma nova funcionalidade que tem o objetivo de transformar a maneira como realizamos pagamentos do dia a dia, tornando as transações ainda mais práticas e rápidas.

Neste guia, vamos explorar tudo o que você precisa saber sobre essa função que está chegando para facilitar a sua rotina financeira! Continue lendo conosco!

Publicidade

Entenda o cronograma do Pix por aproximação

O Pix por aproximação é parte da evolução desse sistema de pagamentos instantâneos, criado pelo Banco Central do Brasil.

Com a meta de tornar as transações de dinheiro mais eficazes e convenientes, um cronograma para que essa funcionalidade seja implementada foi planejado para que a mudança ocorra sem problemas.

Assim, essa novidade começará a ser disponibilizada em fases, permitindo que instuições financeiras e consumidores se adaptem de forma gradual.

Veja abaixo:

Primeira fase

Essa etapa começará ainda em 2024, no dia 31 de julho. Nessa data, um conjunto de regulamentos específicos serão criados para a Jornada de Pagamentos sem Redirecionamento (JPR).

Isso quer dizer que normas serão estabelecidas para que os pagamentos devem ser realizados sem que o usuário precise ser redirecionado para outra página ou site durante o processo de compra, para facilitar essa experiência para o cliente.

Segunda fase

Esse período, que acontecerá no dia 14 de novembro de 2024, corresponde ao início dos testes, para verificar o funcionamento e a eficácia do Pix por aproximação antes do lançamento oficial.

Esse passo é importante para identificar possíveis ajustes e garantir que tudo esteja funcionando corretamente.

Terceira fase

A última parte vai ocorrer no dia 28 de fevereiro em 2025, na qual o Pix por aproximação será disponibilizado para todos os usuários.

A partir dessa data, qualquer pessoa poderá usar essa nova funcionalidade em suas transações.

Como o Pix por aproximação vai funcionar?

O Pix por aproximação poderá ser utilizado por consumidores que se cadastrarem em uma instituição financeira que participe do Open Finance (um sistema que permite o compartilhamento seguro de dados financeiros entre bancos) e que ativarem essa nova funcionalidade em suas carteiras virtuais.

Em julho deste ano, receberemos mais detalhes sobre as responsabilidades dos bancos envolvidos e os protocolos de segurança para esse novo sistema de pagamento.

Mas já podemos adiantar que essa nova função pode ser similar ao processo de aproximação dos cartões de crédito ou débito à maquininha. Portanto, você só precisa aproximar o seu celular ou outro dispositivo compatível a um terminal de pagamento.

Dessa maneira, após uma rápida confirmação, o pagamento deve ser aprovado imediatamente, reduzindo o tempo de espera nas filas e tornando a experiência de compra mais ágil e prática.

Conclusão

O Pix por aproximação é uma inovação que tem a expectativa de se tornar nossa aliada em compras do dia a dia, trazendo mais rapidez e conveniência em estabelecimentos físicos e virtuais.

Em breve, você poderá aproveitar essa novidade para simplificar suas transações financeiras sem burocracias ou complicações!