Caso você seja um profissional de qualquer área, é muito importante ter um plano de carreira em mente. Isso se deve ao fato de que ao longo da carreira um profissional pode traçar a sua trajetória por meio de objetivos e metas para que seja o mais bem sucedido possível.

No entanto, sabemos que esse pode ser um momento difícil na carreira pois muitas pessoas não sabem sequer como começar a fazer um plano de carreira. Mas fique tranquilo, queremos te ajudar!

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que existem muitos desafios ao longo de uma trajetória profissional e aí o plano de carreira entra como instrumento ideal para reduzir esses desafios. Isso se deve ao fato de que através do plano de carreira profissional consegue visualizar o seu crescimento e se preparar para ele.

Publicidade

Por isso, vamos ensinar como fazer um plano de carreira ideal e como ele pode te ajudar na sua trajetória profissional.

O que é plano de carreira?

Para o fim de definição, plano de carreira se trata de um documento de estruturação da sua trajetória profissional. Ele é pautado em descobrir quais são as suas oportunidades e o que você deseja alcançar como meta profissional.

Por isso, o plano de carreira pode ser uma estrutura que se origina tanto de um esforço pessoal, quanto de organização e planejamento. Isso quer dizer que qualquer pessoa está apta a produzir seu próprio plano de carreira sozinho, sem ser um profissional nesta área. Nesse momento, a função das empresas está em organizar com os funcionários e trabalhar em cima do planejamento de suas carreiras, respeitando os limites da organização.

Com isso, podemos concluir que um plano de carreira funciona como um roteiro. Este roteiro deve indicar qual caminho o funcionário deverá percorrer para chegar até onde deseja, profissionalmente. Por isso, o objetivo do plano de carreira é tornar essa trajetória mais clara. De tal forma que deverá conter as habilidades, qualificações e competências necessárias para atingir o feito.

Ou seja, desde que você consiga seguir todos os requisitos determinados neste roteiro, você conseguirá alcançar seus objetivos e evoluir na carreira progressivamente. Afinal, quem não quer se destacar no mercado de trabalho?

É válido ressaltar que o plano de carreira pode ser feito de diversas maneiras diferentes, cada um com um objetivo específico. Mas vamos falar sobre isso daqui a pouquinho! Agora vamos te contar qual é a importância de ter um plano de carreira atualizado enquanto profissional.

Qual a importância do plano de carreira?

Como citamos anteriormente, o plano de carreira é um modelo de documento de extrema importância para um profissional que deseje se qualificar melhor. Desta forma, por meio deste documento, é possível desenhar os próximos meses ou mesmo anos de trajetória profissional. Isso se deve ao fato de que o plano de carreira irá definir onde você quer chegar e quais estratégias pode utilizar para isso.

Caso o plano de carreira seja feito da maneira correta, ele irá englobar todos os fatores que podem influenciar na sua trajetória profissional, envolvendo até mesmo circunstâncias pessoais. Ou seja, um plano de carreira ajuda a clarear sua trajetória esperada ao longo do tempo em que ficar na empresa e ao longo da sua vida, enquanto você trabalha.

Neste momento, os passos a serem tomados deverão ser definidos através de etapas e métodos possíveis. Desta forma, será possível definir quais serão as metas e qual será o próximo passo, aos poucos você chega lá!

Quais são os tipos de plano de carreira?

Conforme falamos anteriormente, existem diversos tipos de plano de carreira. E pode ser muito difícil entender qual o formato de um plano de carreira eficaz para o seu momento profissional. Por isso, pode parecer difícil, mas vamos te contar um pouco mais sobre cada um dos tipos de plano de carreira.

Pois saiba que os formatos diferentes também possuem objetivos diferentes. Além disso, também podem ser direcionados para diferentes tipos de profissionais.  Vamos agora mesmo descobrir um pouco mais sobre cada um deles?

Plano de carreira em rede

Em primeiro lugar está o plano de carreira em rede. Saiba que esse tipo de plano de carreira é hoje em dia um dos mais populares. Isso porque significa que o profissional poderá ter à sua disposição uma maior diversidade de opções de cargos futuros que poderá exercer. Ou seja, ele mostra não só o caminho a ser seguido de acordo com a profissão atual, mas todo um projeto para o futuro.

Desta forma, o profissional tem diversas opções de caminhos a percorrer, assim podendo avaliar a que melhor se enquadra em suas necessidades. É possível avaliar a progressão de carreira a longo prazo de maneira mais simples.

Plano de carreira em Y

Um outro tipo de plano de carreira muito procurado é o plano de carreira em Y. Isso se deve ao fato de que esse modelo entrega um modelo de desenvolvimento linear até certo ponto. Logo depois, ao atingir um determinado ponto na carreira, é hora de se dividir e se especificar em outras duas funções distintas.

Ou seja, para fins de exemplificação, podemos entender como um desenvolvimento de um profissional técnico que, ao atingir determinado ponto na carreira, se desenvolve de tal forma a se tornar um profissional com maior nível hierárquico na carreira. Desta forma, o profissional que atingir o nível certo para evoluir, é colocado diante de duas opções: seja em cargos de especialista ou como cargo de gerência.

Isto quer dizer que o profissional não precisa pular de uma área para outra, mas sim respeitar o processo de forma linear até certo ponto e depois escolher entre duas áreas diferentes.

Plano de carreira em W

Este modelo de plano de carreira em W pode ser encarado como um subnicho do anterior, sendo uma maneira de evolução do plano Y. No entanto, aqui está incluída uma terceira opção, que geralmente se destina à gestão de projetos. Assim como a letra W, o profissional realiza um “zigue-zague” em sua carreira. Ou seja, alterna entre as posições mais técnicas e outra que conta com mais estratégia.

Assim, ao fim do roteiro, a pessoa poderá escolher entre exercer um cargo de liderança ou trabalhar de maneira técnica.

Plano de carreira em linha

Agora vamos falar sobre um plano de carreira que não é tão usado ultimamente, mas é muito comum em cargos públicos e instituições militares. O plano de carreira em linha se trata de uma organização que conta com uma hierarquia pré-definida e muito rígida. O que quer dizer que raramente existirão promoções e subidas de hierarquia, mesmo levando em consideração o famoso tempo de casa.

Além disso, para quem trabalha nesse tipo de instituição com esse tipo de plano de carreira, pode ser um pouco difícil mudar de carreira ou progredir nela. Pois uma vez ocupado nessa função, geralmente a pessoa se estabiliza e fica até o fim da sua trajetória profissional.

Plano de carreira horizontal

No entanto, quando falamos de plano de carreira horizontal, precisamos ter em mente que ele leva em consideração a cultura de organização da própria empresa. Ou seja, através dessa organização, colocamos em prática que a empresa conta com organizações sem divisão hierárquica e vertical de funções. Ou seja, todos estão no mesmo patamar, não há diferenças de hierarquia como citamos acima.

Sendo assim, o profissional consegue evoluir de maneira mais lenta, pois o reconhecimento vem através do desempenho pessoal de cada um. Mas, diferente de outros modelos, é possível evoluir sim, desde que se destaque.

Plano de carreira paralela

O plano de carreira paralela é muito comum em empresas que trabalham com estagiários, ou mais conhecidos como trainees. Desta forma, esse tipo de planejamento de carreira dispõe os profissionais através de um método de caminho próprio e personalizado para que eles se tornem, no futuro, líderes. Isto é, aptos a ocupar cargos de liderança.

Isso quer dizer que toda a hierarquia neste processo é diferente do restante da empresa, pois objetiva completamente a formação e desenvolvimento de gestores e pessoas que ocuparem cargos de liderança.

Plano de carreira pessoal

Por outro lado, o plano de carreira pessoal é um programa definido pela própria pessoa. Ou seja, este plano de carreira também pode ser chamado de individual e conta com objetivos pessoais. Por isso, funciona para mapear as competências e documentar os objetivos da pessoa enquanto profissional qualificado.
No entanto, o plano de carreira pessoal pode ser muitas vezes confundido com um projeto de vida. Pois também pode contar com metas e objetivos que vão além da empresa e envolve também a pessoa em sua vida social, porém sem deixar de lado as metas profissionais.

Plano de carreira empresarial

Por fim, temos o plano de carreira empresarial. Como o próprio nome diz, esse plano de carreira deve ser obrigatoriamente planejado e organizado pela própria empresa ou organização em que o funcionário trabalha no momento.

Contudo, neste plano de carreira, o objetivo é traçar a jornada do colaborador levando em consideração o seu ciclo de vida na própria empresa. De tal forma a conseguir identificar as suas expectativas, promoções que deseja alcançar e quais são os passos e estratégias para que ele possa alcançá-las.

Em geral, esse modelo de planejamento pode possuir características diferentes a depender da empresa que o elabora. No entanto, normalmente é aplicado a todos na organização, dos estagiários aos mais altos líderes.

Quem pode fazer um plano de desenvolvimento de carreira?

A resposta para essa pergunta é bem simples. Em geral, qualquer profissional pode elaborar um plano de carreira. Além disso, essa prática deve se tornar mais comum a cada dia, se levarmos em consideração o mercado de trabalho atualmente e como ele precisa se moldar cada dia mais. Por isso, profissionais que planejam de forma estratégica os seus próximos passos sempre se destacam.

Quais vantagens do plano de carreira?

Caso ainda não tenha ficado suficientemente claro, vamos lembrar que o plano de carreira é essencial para os profissionais que desejam traçar objetivos e metas cada vez mais prósperas. Uma das principais vantagens é que o plano de carreiras funciona como um programa que auxilia na definição de uma trajetória profissional mais clara e transparente.

Além disso, é válido ressaltar que não se trata de um documento concreto e imutável. Pelo contrário, ele funciona como um roteiro que pode ser moldado e alterado conforme as necessidades do profissional e levando em consideração o que faz sentido no momento.

Isso auxilia muito em momentos em que geralmente você tomaria uma decisão precipitada, sem levar em consideração diversos pontos importantes. Ou seja, com o plano de carreira definido, isso não acontece. Afinal, cada caso deverá ser muito bem pensado e analisado antes de ser tomado pelo profissional.

Como falamos acima, você não pode esquecer que o plano de carreira é um programa flexível. Por isso, você deve se preocupar em revisar e adaptar quando necessário para que funcione melhor. Assim sendo, a empresa e o funcionário conseguirão trilhar um caminho mais cômodo, seguro e de acordo com o seu perfil pessoal e profissional.

Exemplo de plano de carreira

Agora vamos te contar quais são as informações indispensáveis que você deve se preocupar em inserir no seu plano de carreira, para que assim não fique perdido sem saber como montar o documento.  Em primeiro lugar, você deve inserir quais são os seus objetivos. Estes podem ser: evoluir na hierarquia da empresa, aprender a lidar com questões mais estratégicas e etc.

É muito importante não esquecer de adicionar quais são os seus pontos fortes. Em geral, aqui você pode colocar informações que colocaria em um currículo. Assim como: comunicativo, extrovertido, responsável e etc. Destaque também quais oportunidades busca na empresa, qual o seu perfil de funcionário e qual oportunidade considera ideal para você.

Por fim, defina os planos. Primeiramente os planos de curto prazo, que podem ser: descobrir mais sobre a empresa, trabalhar em questões organizacionais e etc. Posteriormente, coloque em pauta os seus planos de longo prazo. Isto é, quais são os seus objetivos para daqui a 5 anos ou mais trabalhando na empresa. Bem simples, não é mesmo?