Cerca de 30 milhões de brasileiros são beneficiários do INSS e esse número promete aumentar com o avanço da expectativa de vida e a entrada de grande parte da população economicamente ativa nesse saldo.

Alterando assim, o que antes era um sonho a ser realizado para acabar com os problemas pessoais, agora está sendo um pesadelo. Pois, muitos dos aposentados e pensionistas do INSS sofrem pelos impactos que a economia causa no cotidiano.

No caso da inflação, por exemplo, seu benefício não aumenta na mesma proporção dos preços e sem uma fonte alternativa de renda fica difícil continuar no mesmo estilo de vida.

Publicidade

Para te ajudar a entender o que vem por aí, criamos um guia completo para você conhecer tudo sobre a aposentadoria no Brasil e as expectativas de mudanças, veja!

Quem pode se aposentar no Brasil?

Por ser mutável, o tempo para conseguir aposentadoria no Brasil sofre alterações constantes sob justificativas comuns a serem usadas pelo governo que é a sustentação dos pagamentos.

Acontece que, as pessoas que pagam seus valores para aposentar no futuro, geralmente descontados do salário mínimo, são destinados a quem já bateu esta meta. Quando há mais pessoas para receber do que trabalhando, a conta não fecha e a tendência é um colapso.

Para tentar remediar isso, o governo sempre tenta aumentar o tempo de contribuição para considerá-lo aposentado.

Assim, as atuais regras são:

  • Idade mínima para mulheres de 61 anos.
  • Idade mínima para homens de 65 anos.
  • Tempo mínimo de contribuição em 15 anos.

Quem organiza tudo isso em um mesmo ecossistema é o INSS e não oferece apenas a aposentadoria, mas trabalha com diversos auxílios que abrangem públicos alvo totalmente diferentes e que conseguem ter o mínimo acesso ao benefício.

Quais as expectativas dos aposentados para 2022?

A primeira pode se considerar que é o reajuste anual dos preços em relação ao salário mínimo e acontece como de costume, no primeiro dia de Janeiro já para todos os aposentados e pensionistas.

Outro ponto é o aumento do teto para 7.079 como sendo o valor máximo a ser recebido por uma pessoa durante seu período aquisitivo. Apesar deles, há a necessidade de um ajuste mais confortável para continuar com o poder de compra e se possível até aumentar.

Surge então a PEC dos precatórios. Em definição, precatórios são pagamentos de valores adicionais a usuários de um determinado benefício, como nesse caso o de aposentar. Para isso acontecer é preciso fiscalizar os políticos da sua região para analisar a votação dela e tentar pressionar para a aprovação e implementação o mais rápido possível.

Como acessar minha aposentadoria pelo aplicativo?

O pilar principal que está disponibilizado para os aposentados é o aplicativo Meu Inss, nele, é possível ter funções como:

  • Atualizar dados cadastrais;
  • Agendar sua perícia médica;
  • Solicitar outros serviços relacionados com a atuação do inss;
  • Emissão de declarações;
  • Solicitar aposentadoria;
  • Extratos de recebimentos.

Baixar o Meu Inss é simples, clique aqui se o seu sistema for Android ou aqui caso seu sistema seja IOS.  Para acessar as funcionalidades será necessário criar um cadastro no Gov.br, um site geral do Estado e pretende unificar serviços como a aposentadoria em um mesmo login.

Caso você não queira, ou não possa instalar o aplicativo no momento, é disponibilizado o telefone 135 para ajudar a população.

É possível investir com a aposentadoria?

Começando com chave de ouro é a Previdência Privada, uma oportunidade de complementar o que você já recebe e ainda obter quem sabe um valor mais justo pela contribuição. A segunda grande oportunidade é o Tesouro Direto, que são títulos emitidos pelo governo e que apesar de não terem uma rentabilidade gigantesca, oferecem grande segurança aos investidores.

Outra opção muito utilizada por aposentados são os fundos de investimentos. Funcionam de maneira simples e não exigem que você fique dias vendo a tela do computador.

A dica primordial para qualquer investimento é buscar sempre a opinião de um contador de confiança para adaptar o seu investimento à realidade que muitas vezes a Receita Federal exige.

Como ter uma renda extra na aposentadoria?

Antes de iniciarmos as modalidades mais lucrativas para aposentados, a pergunta que pode surgir é se está legalizado trabalhar após ser aposentado. Caso você esteja por invalidez, sim, caso contrário, poderá ter uma renda extra sem qualquer problema.

  • Aulas: Com todo seu conhecimento adquirido depois de anos em uma posição, você pode auxiliar pessoas que estão começando em uma determinada área e receber muito bem por isto.
  • Corridas particulares: A popularização de aplicativos de corrida como Uber e 99 fez uma grande parcela da população começar a ganhar mais uma opção de renda usando seu próprio carro.
  • Palestras e consultorias: Sempre há uma demanda muito grande por novos ensinamentos e ideias de fazer diferente, assim, ser um palestrante ou um consultor pode ser uma excelente alternativa.
  • Aluguel: Mesmo não tendo grandes números de casas para alugar, com aplicativos como Airbnb, é possível alugar até quartos para viajantes.
  • Faça o que gosta: Na vida, podemos passar o tempo todo adiando a realização de alguns sonhos e hobbies, este é o momento certo de alinhar as suas paixões com uma complementação de renda.
  • Crie conteúdo para a internet: Hoje, todos podem compartilhar suas opiniões pessoais em diversas plataformas de texto, vídeo, imagem e ainda ser remunerados.

Conclusão

Apesar de não podermos controlar todas as variáveis possíveis para a implementação de soluções benéficas aos aposentados, o que criamos a partir do que tempos podem trazer resultados melhores.

E com esta nova atitude, menos ansiedade e sensação de temor ajudam a viver uma vida com mais qualidade, assim, cerque-se de pessoas que estão na mesma situação e estão dispostas a evoluir para melhorar de vida.

Com a união, não há nada que esteja no “meio do caminho” que não possa ser removido. Essa analogia vale para todas as possíveis dificuldades enfrentadas.

Agora que você já está por dentro do mundo da aposentadoria no Brasil, compartilhe nosso artigo nas suas redes sociais e leve mais longe as informações para as pessoas que mais precisam.