Para que os trabalhadores tenham mais segurança enquanto estão contribuindo para a economia com seu trabalho, eles podem contar com a Previdência Social. Ela é essencial para garantir a seguridade do INSS, órgão responsável, inclusive, pela aposentadoria.

A falta de conhecimento sobre a Previdência acaba acarretando conflitos, desinformações e estresses entre os trabalhadores que não sabem direito como esse sistema funciona.

Para saber como você pode solicitar benefícios e auxílios oferecidos pela Previdência Social, leia este artigo até o fim. Se você contribui com o seu trabalho honesto, você tem direito a essas assistências. Não deixe passar.

Publicidade

O que é a Previdência Social?

A previdência Social se trata de um benefício concedido para todos os trabalhadores brasileiros que trabalham mediante assinatura de carteira do trabalhador. A previdência tem o objetivo de oferecer auxílios para a segurança dos trabalhadores que tenham então seu tempo de trabalho, seja por invalidez ou velhice.

Os trabalhadores que têm direito à previdência são aqueles que contribuem com o pagamento da mesma seja por contribuição imediata, onde há o desconto do valor diretamente do salário, ou feito por autônomos, para garantir os benefícios e momentos em que a pessoa precisa se encostar.

A Previdência Social foi feita para quem?

A previdência Social foi feita especialmente para trabalhadores como uma forma de governo federal atender esses profissionais e momentos de aposentadoria pelo INSS ou invalidez por doenças ou acidente.

Hoje a previdência atende milhões de trabalhadores, entre pensionistas individuais que possuem seguros pelo INSS e aposentados. 

Importância da Previdência Social

A previdência Social foi pensada para atender pessoas que não tinham condições e nem ajudas, caso fosse vítimas de acidente, doenças trabalhassem em locais muito perigosos ou até morressem. Idosos que também necessitavam de ajuda financeira por falta da construção de um patrimônio que os sustentasse após a aposentadoria também eram prejudicados pela falta de auxílios.

Esses direitos concedidos pela previdência são de suma importância para que o trabalhador contribuinte da economia brasileira esteja seguro e seja bem assistido, caso algum indesejado aconteça com ele, enquanto trabalha ou recebe a sua aposentadoria pelo INSS.

Como funciona a Previdência Social?

Podemos comparar, com certeza, a previdência Social a o sistema com seguros para trabalhadores que contribuem também ao INSS. Pessoas que trabalham por assinatura de carteira são obrigadas a pagar o INSS que o pagamento é feito por desconto no salário.

Mas, trabalhadores independentes do sistema CLT também podem contribuir para a previdência Social, garantindo auxílios e seguros e uma aposentadoria. Seja autônomo, desempregado ou microempreendedor individual, um indivíduo pode realizar depósitos mensais, pagando pelo benefício.

A previdência Social assegura trabalhadores e contribuintes gerais com diversos tipos de auxílios que atendem aos trabalhadores, caso eles precisem de qualquer assistência, como as mencionadas abaixo:

  • Auxílio-doença;
  • Pensão por morte, onde os familiares receberão;
  • Seguro-desemprego;
  • Auxílio-reclusão;
  • Auxílio-desemprego;
  • Auxílio-maternidade;
  • Outros.

A Previdência Social garante os auxílios para trabalhadores que contribuem, justamente por conta dos pagamentos. Dessa forma, o órgão mantém seus seguros para profissionais.

Se você vê que é vantajoso ajudar a Previdência Social e quer começar a pagar para ter acesso a auxílios, o que pode vir a acontecer, saiba que você pode.

  • Seguro desemprego;
  • Pensão por morte, onde os familiares recebem;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio maternidade;
  • Auxílio desemprego;
  • Auxílio reclusão;
  • Ect.

Como contribuir com a Previdência?

Antes de explicarmos como você pode iniciar a sua contribuição com a Previdência Social, saiba que se você estiver trabalhando de carteira assinada (CLT), a contribuição já está sendo descontada de seu salário. A porcentagem de contribuição acima do salário depende de quanto o trabalhador recebe, e vai entre 7,5% a 14%.

No caso dos contribuintes independentes, é solicitado 20% dos seus rendimentos, não podendo exceder de R$ 7.087,22, valor limite da contribuição. Autônomos podem contribuir para se aposentar pelo INSS, porém pagando entre 5% a 11%, com menos benefícios.

No caso dos microempreendedores individuais (MEI), estes já contribuem com a Previdência Social apenas por pagarem o DAS, a guia de arrecadação para MEI, que engloba algumas taxas pela inclusão legal no sistema. O DAS cobra 5% do salário.

Para profissionais independentes (MEI, autônomos e outros) que recebem um valor superior ao teto do INSS, existem algumas atividades ideais para aumentar a renda:

  • Contribuir na previdência privada;
  • Realizar investimentos de renda fixa;
  • Comprar imóveis para alugar;
  • Investir em fundos imobiliários (FII).

Tipos de Previdência Social

Aqui no Brasil temos, além da Previdência Social, a Privada. Esta é ofertada por instituições bancárias e, de qualquer forma, o contribuinte estará ajudando ao sistema previdenciário do país.

Na Previdência Privada, o pagamento deve ser feito mediante a contrato com o banco ou instituição financeira, onde o valor em questão é combinado, respeitando as regras de valor acima de cada renda. Esse valor pode ser oferecido para o benefício por meio de parcelas cobradas a cada mês, ou até mesmo de forma integral.

Porém, não acaba por aí. Para um trabalhador que optou pela Previdência Privada começar a contribuir nesta, ele deve escolher um dos seus modelos: aberto ou fechado.

Aberta

No caso da Previdência Privada aberta, ela está disponível para qualquer pessoa, seja trabalhador assalariado ou outros tipos de contribuintes que desejam garantir uma renda extra para viver bem no futuro, muitas vezes como uma forma de obter uma renda principal, mesmo para quem é aposentado, ou para complementar o valor recebido pelo INSS. Indivíduos que não dependem da Previdência Social no momento da aposentadoria solicitam bastante esse tipo de Previdência.

Esse tipo de Previdência Privada não possui nenhuma ligação com a Previdência Social. Ele se trata mais de um produto financeiro, pois é ofertado por instituições, como bancos ou seguradoras. Nesse tipo, são ofertados produtos que visam aumentar a renda de pessoas e se igualar a planos futuros, como aplicações a longo prazo, porém de baixo risco, como os investimentos em renda fixa ou títulos públicos. Solicitantes da Previdência Privada aberta podem seguir essas opções seguras para garantir uma maior renda, complementando com a aposentadoria.

Fechada

Por fim, no caso da Previdência Privada fechada, ela possui patrocínio de planos empresariais por meio de um auxílio paritário entre o patrão e seu funcionário, lembrando que este é como um fundo pensionista, oferecido por algumas companhias pensando em seus funcionários.

Além da contribuição paritária, o empregador também pode auxiliar o funcionário, concedendo um auxílio menor ou maior que 50%. Existem entidades que também oferecem planos de previdência fechada, não tendo uma contrapartida financeira por elas.