O pagamento de boletos usando o Pix está se tornando um hábito cada vez mais popular no Brasil, sendo até mesmo chamado de “bolepix” pelos mais íntimos. Será o fim da era dos boletos? Continue lendo e entenda tudo sobre o qr code pix.
Como pagar boletos usando o Pix?
De acordo com dados divulgados pela Valor Investe, já são 15 milhões de boletos pagos por QR Code usando o Pix.
A facilidade de pagar boletos no próprio aplicativo do banco é um fator atrativo para os consumidores, que também levam em consideração o fato de que as transações são feitas de forma instantânea.
Se você ainda não experimentou essa funcionalidade, fique tranquilo! Separamos abaixo um passo a passo para tornar esse processo mais fácil:
- Abra o aplicativo do seu banco;
- Clique na opção “Pix” ou então em “Pagar” no menu principal;
- Escolha por “Pagar usando a câmera” (aqui, você pode usar o celular para escanear o código de barras do boleto ou o QR Code) ou por “Digitar manualmente ou colar o código copiado”;
- Confira as informações;
- Confirme a transação e conclua o pagamento.
O boleto bancário deixará de existir?
Com todas essas vantagens, fica o questionamento: os dias do boleto bancário estão contados?
Na realidade, é difícil prever se esse método de pagamento será extinto. Mas a verdade é que ele não apresenta a praticidade e a instantaneamente que o pagamento por QR Code Pix exibe.
Sendo assim, a tendência é que cada vez mais pessoas se adaptem ao novo meio de pagamento, deixando o boleto convencional em desuso.
Conclusão
O pagamento de boletos utilizando o Pix vem conquistando cada vez mais espaço na rotina dos consumidores brasileiros, devido à sua praticidade, rapidez e conveniência.
Ainda não é possível prever se essa forma de pagamento substituirá os boletos convencionais, mas o fato é que, com o Pix, o momento de quitar boletos se tornou mais eficiente e vantajoso para os clientes, que podem pagar suas contas e compras sem saírem de casa.