Por acaso você tem noção de quanto a sua poupança rende mensalmente?

Alguns dados explicitam que 85% das pessoas que investem dentro do Brasil ainda deixam o seu dinheiro na poupança. Ou seja, tecnicamente, mais de 62,5 milhões de pessoas continuam guardando dinheiro de forma segura em poupanças.

O que poucos sabem é que, mesmo sendo muito famosa, a poupança não é o melhor, lugar para se procurar rendimento a longo prazo. A poupança pode ser facilmente superada por outros tipos de investimento.

Publicidade

O rendimento da sua poupança relaciona-se diretamente com a taxa Selic e a taxa referencial.

Você precisa saber calcular o seu rendimento de acordo com a taxa Selic. Sempre que essa taxa estiver abaixo de 8,5%, a correção da caderneta de poupança é cerca de 70% desse valor.

Já quando o contrário acontecer e a taxa Selic for maior de 85 por cento, o rendimento da poupança será de 0,5% ao mês + taxa referencial. Você precisa estar ciente destes valores antes de investir de qualquer forma e em qualquer lugar.

Se quer aprender mais coisas como estas ditas anteriormente, continue a leitura do artigo e veja como será mais rentável investir na sua poupança mensal.

Como calcular quanto rende a sua poupança mensal

Calcular como rende a sua poupança mensal é extremamente fácil. Primeiramente, nunca se esqueça de verificar quanto está a taxa Selic e a taxa referencial no ano em que está querendo fazer o cálculo.

Sim, essas 2 taxas irão influenciar sempre no rendimento da sua poupança.

Para ficar mais fácil, vamos trazer alguns exemplos práticos. Imagine que a sua taxa Selic está abaixo de 8,5%. Sendo assim, se você colocar 100 BRL na sua poupança no dia 20 de dezembro de 2019, por exemplo, a sua poupança rendeu apenas nos dias 20 de cada mês que passou.

Assim, a sua poupança renderá mensalmente 0,379% do valor que você investiu.

Como calcular o seu rendimento na poupança anual

Como explicitado anteriormente, o rendimento da poupança anual também dependerá da taxa Selic e da taxa referencial. Dessa forma, se você quer calcular o seu rendimento anual na poupança, vai precisar estar atento a ambas as taxas.

Caso a sua taxa Selic esteja abaixo dos 8,5%, provavelmente o rendimento anual da sua poupança será de 70% em cima da taxa, ou seja, você renderá com o seu dinheiro 4,55% ao ano.

Mas, obviamente, você também deve calcular o rendimento que considera o valor da inflação e precisará desconta-lo do seu rendimento final. No ano de 2015, por exemplo, a poupança acabou rendendo bem menos do que a inflação e isso trouxe prejuízos para as pessoas.

Se você não tiver uma noção de como funciona a taxa de juros mensal da poupança, você provavelmente não terá tanta rentabilidade quanto poderia.

Ainda existem sites que te ajudam na simulação do seu investimento, então não deixe de utilizá-los.

Quais são os melhores investimentos para começar a investir além da poupança?

Bem, que já foi dito que a poupança não é o investimento mais rentável, você está ciente. Por isso iremos te apresentar alternativas à poupança que possuem mais rendimento.

CDB

Este investimento se chama certificado de depósito bancário e é mais conhecido como CDB. Ele é muito bom e bem melhor do que a poupança.

Basicamente, você estará emprestando o dinheiro para o banco que deverá te devolver sempre com correção de juros e com a sua parte na rentabilidade.

Nisso, a sua taxa de juros vai variar de acordo com inúmeros fatores, como o valor que foi aplicado, o prazo e outros. O melhor é que a sua rentabilidade é definida na hora que você contrata o plano.

Tesouro direto

Quem está começando agora no mundo dos investimentos, provavelmente já ouviu falar do Tesouro direto. Ele é bem parecido com o CDB, mas você estará emprestando dinheiro para o governo federal do Brasil. Assim, quando você quiser resgatar o seu dinheiro, o Tesouro nacional irá te dar com correção de juros.

Se você quer investir nesse incrível investimento, basta abrir uma conta em uma boa corretora e escolher a melhor opção para você.

O Tesouro Selic, é o Tesouro indicado para as pessoas que querem segurança e alta liquidez. Basicamente, é possível resgatar o investimento assim que você quiser e sem perder a sua rentabilidade.

Claro que isso é mais indicado para as pessoas que estão saindo da poupança e não querem correr nenhum tipo de risco. Os ganhos são proporcionais.

Tesouro IPCA é outra das alternativas muito interessante para os que buscam rendimento a médio e longo prazo. Ele é literalmente vinculado à inflação e, assim considerado um investimento híbrido.

A rentabilidade do mesmo vai depender principalmente da combinação de um índice prefixado, mas a inflação. Não deixa de ser um investimento perfeito para quem quer manter o seu poder de compra acima da inflação durante todo o ano.

Já com o Tesouro Prefixado, você irá ter uma rentabilidade maior e fixa. Essa é ideal para quem quer investir e saber qual será o rendimento final. Claro que tudo vai depender de quanto tempo você vai deixar o seu investimento e qual o valor do mesmo.

Agora você já está mais ciente de como poderá começar a sua jornada de investimentos. Lembre-se de saber bem qual é o seu perfil de investidor para que não corra riscos de perder o seu dinheiro.

É muito importante escolher uma boa corretora e que as taxas não sejam muito altas. Para isso, garantimos que você necessita fazer uma boa pesquisa para que possa escolher qual é a melhor que mais vai se encaixar em sua necessidade.

Dentre os tantos tipos de investimento, você precisa ter uma cabeça aberta e pensar, qual deles vai ser o melhor. Você também pode tentar investir em vários sem se preocupar, pois eles são extremamente seguros.

Queremos agradecer a sua leitura e pedir que, se gostou, compartilhe o artigo com os seus amigos. Obrigada e bons investimentos!