A passagem de um ano para o outro é conhecida popularmente como Ano-Novo e sem dúvidas, é uma das datas mais importantes que temos no calendário e ao longo do ano. Portanto, descubra agora quando é o Ano-novo e quantos dias faltam!

Com certeza você já deve ter ouvido a palavra “Réveillon”, estou certo? Saiba que esse nome também se refere ao Ano Novo. é uma forma de indicar a virada de um ano para o outro.

E claro, não basta você conhecer somente os significados das palavras que giram em torno da passagem de ano, é necessário saber também quantos dias faltam para a comemoração, afinal, você precisa se preparar para o momento especial que é o Ano-Novo, não acha?

Por isso, vou te contar que dia é o Ano-Novo e quantos dias faltam para você comemorar.

Além disso, quero lhe apresentar algumas curiosidades sobre esse tema, até porque informação nunca é demais.

O Ano-Novo é um período que usamos para refletir sobre nossa evolução, nossas ações e principalmente sobre os objetivos que alcançamos ao longo do ano.

Por falar em objetivos, é muito comum nesta época fazermos as famosas “promessas de Ano-Novo”.

Aposto que você já deve ter feito alguma promessa, porém, as mais conhecidas são “no ano que vem irei fazer mais exercícios”, “no Ano-Novo irei me dedicar mais aos meus objetivos” ou “Ano-novo, vida nova, vou fazer dieta e começar na academia”.

Não importa qual seja a promessa, com certeza você já deve ter feito uma.

Mas, chega de conversa e agora vamos descobrir quando é o Ano-novo? Então, bora!

Qual a data certa do Ano Novo?

Você já se perguntou que dia é o Ano Novo? Afinal, comumente é celebrado do dia 31 para o dia 1º de janeiro, mas será que está certo? Vamos lá, vou tirar a sua dúvida.

O Ano Novo é comemorado no dia 1º de janeiro, sendo este o primeiro dia do ano na maioria dos países pelo mundo e até mesmo aqui no Brasil. Já a virada, que é aquele momento que nos reunimos para fazer a contagem regressiva para o ano-novo, é festejada no dia 31 de dezembro para o dia 1º de janeiro. E como falei anteriormente, na virada que ocorre as promessas de ano-novo e o desejo de energias positivas para o ano que começará.

Agora que te contei a data certa do Ano Novo, não tem mais por que ficar em dúvida, hein? Inclusive, você também poderá se organizar melhor para comemorar esta data e reunir os amigos e a família para celebrar juntos =)

Acredito que embora você tenha descoberto a data correta do Ano Novo, talvez não conheça a origem de uma palavrinha que a maioria das pessoas ficam em dúvida como se escreve.

Sabe qual estou falando, né? Se você pensou “Réveillon”, acertou! Chegou a hora de te falar de onde vem essa palavra tão complicada para uns e talvez desconhecida para outros.

Qual origem da palavra “Réveillon”?

Difícil de pronunciar e mais ainda de escrever, a palavra “Réveillon” é muito utilizada para se referir a virada do ano.

Ou seja, o “Réveillon” nada mais é que uma forma diferente de falar no Ano Novo. Porém, a palavra Réveillon tem um significado e uma origem. Será que você já conhece? A palavra ‘Réveillon’ tem origem francesa e se refere a significados relacionados com “despertar” ou “acordar”.

Ou seja, a palavra Réveillon faz referência ao novo ano e às novas etapas que se iniciam. É tipo, um “despertar para o novo ano”Compreende? Já salva nos favoritos esse texto, para que na próxima vez que pensar em escrever esta palavra já saiba onde consultar.

O ano novo também é celebrado no mesmo dia em todos os países?

Essa é uma ótima pergunta! Quando criança me perguntava a mesma coisa, afinal, será que em outros países as comemorações ocorrem no mesmo dia?

Já fez essa pergunta também?

Vou dar um spoiler…

Devido a cultura, religião e localização geográfica alguns países comemoram o ano-novo antecipadamente comparado ao nosso calendário. Então, respondendo a pergunta que fizemos no início, a resposta é não.

Quando comemoramos o ano-novo no Brasil, nem todos os países estão comemorando.

Entretanto, para que você conheça quais os países que comemoram o ano-novo antes da gente, preparei um pequeno resumo abaixo, confira!

Ano-Novo Chinês

Você já ouviu falar do ano-novo chinês? Esse é muito diferente do que estamos acostumados, pois ele não é uma data fixa assim como conhecemos.

Inclusive, no ano novo chinês as comemorações começam 1 antes da virada, com muita festa e rituais da cultura chinesa.

As pessoas que são adeptas à tradição comumente celebram no fim de janeiro para o início de fevereiro.

Muito diferente de nós, que crescemos e aprendemos que para comemorar o ano-novo é preciso atravessar o ano inteiro.

Mas é uma forma interessante de comemoração, não acha?

Ano-Novo Judaico

Um pouco antes do que estamos habituados, o ano-novo judaico é celebrado no mês de setembro ou outubro, dependendo do calendário hebreu lunissolar.

Como podemos perceber há diversas datas e calendários diferentes do nosso e cada um possui suas particularidades.

Um fato interessante é que, no ano de 2022, por exemplo, a comemoração ocorreu entre o pôr do sol de 25 de setembro e o pôr do sol de 27 de setembro, iniciando os dias sagrados judaicos.

Ano-Novo Tailandês

Para finalizar, o ano-novo tailandês assim como os outros que foram citados, também possui datas bem distintas das que conhecemos.

Por exemplo, o ano-novo tailandês é uma data fixa, no entanto, a festividade só ocorre no dia 13 de abril e as festas costumam durar dois dias, sendo finalizadas no dia 15 de abril.

Além disso, o ano-novo também é chamado de Songkram, uma curiosidade sobre o assunto.

Vale ressaltar que, a Tailândia segue o calendário budista, e a data marca a volta do sol em Áries no mapa astral.

Depois de ver todas essas curiosidades e descobrir de fato quando é comemorado o ano-novo, só resta você contar os dias para chegar a próxima virada de ano e também compartilhar com as amigas todas o conhecimento que adquiriu!

Espero que tenha gostado e dependendo da data que esteja vendo este conteúdo, desejo a você um feliz ano novo!