Com o número de brasileiros que buscam uma vida nova no exterior subindo, criar condições para que estes deem seus primeiros passos em um novo território não é tarefa simples. São poucas as informações disponíveis no mercado e que são de fácil aplicação prática, ajudando muitas vezes a causar pânico em momentos de incerteza. Está com dificuldade de receber dinheiro do exterior? Veja como resolver seus problemas neste post!

Felizmente, com a criação dos bancos digitais, muita coisa está tão acessível quanto mandar uma mensagem de bom dia. Para ajudar você a decifrar tudo isso, criamos uma seleção de “craques” financeiros que batem um bolão quando o assunto são transferências internacionais. A gente fala de dinheiro mas não tem como ser ele vivo não é mesmo? Vamos indicar agora as principais contas digitais para facilitar sua vida.

Opção 1: Nubank

Com poucos anos de existência em relação aos bancos tradicionais, o Nubank, em parceria com a Remessa Online, já disponibiliza meios de transferência para outros países. Assim, é possível realizar compras no exterior, enviar e receber pagamentos de pessoas que moram fora do país, realizar investimentos, pagar por serviços que só existem fora do Brasil.

Publicidade

As principais taxas que vão incidir sobre você são:

  • Taxa administrativa que chega a até 1,3% do valor da transação.
  • Tarifa de 5,90 para transações de até 2500 reais, transações superiores são isentas de cobrança.

Fácil de usar, sua interface no aplicativo é perfeita, o único ponto negativo é que você precisa ter conta no banco digital para usá-lo.

Opção 2: Paypal

A empresa que teve como um dos fundadores Elon Musk, é sinônimo de facilidade de pagamento e também na criação de conta, pois não tem muitos impeditivos em sua criação. Os únicos dados necessários são os tradicionais: RG, CPF, uma conta bancária ou cartão de crédito que movimenta a quantia.

Ao realizar o depósito, o prazo para que chegue no destino pode levar até 48 horas da confirmação deste. Sua taxa para fazer a intermediação leva em consideração os 3,5% e também o IOF, presente em qualquer operação financeira.

As pessoas que têm uma conta criada em sua plataforma conseguem solicitar um cartão de débito e utilizar para pagamentos físicos com ele ou saques em caixas eletrônicos.

Opção 3: Wise

Criada em 2011, a Wise está presente em mais de 200 países. Apesar de não ter tanto destaque como as que falamos anteriormente, está sempre crescendo e inovando em seus serviços. Sua carteira disponibiliza mais de 50 tipos de moedas diferentes que operam taxas de transações baixas, IOF, está atualmente em apenas 1.1% independente da transação.

O delivery de dinheiro consegue entregar em até 2 dias úteis dependendo do país que você escolheu enviar e quem irá receber poderá solicitar um cartão para saques nas ATMs.  Além destes benefícios, seu esquema de segurança é reforçado para que fraudes no meio do caminho sejam evitadas.

Opção 4: Western Union

Dentre as diversas funcionalidades e características da Western Union, é válido citar:

  • Acompanhamento das transações em tempo real.
  • Atendimento 24 horas por dia e 7 dias por semana.
  • Criação de um perfil no aplicativo sem qualquer complicação.
  • Participe de sorteios constantes por ser usuário da plataforma.
  • Estão a mais de 140 anos no mercado realizando transações e contam com uma expertise gigantesca.
  • Movimenta mais de 80 bilhões de dólares todos os anos.
  • Todas as transferências são criptografadas.

A instituição disponibiliza acesso tanto pelo site, quanto pelo celular. Para baixar seu aplicativo, você consegue acessar clicando aqui para sistemas Android e aqui para sistemas IOS.

Opção 5: C6 Bank

Para os clientes e futuros clientes da C6 Bank, um excelente ponto positivo é que ele também oferece a possibilidade de enviar pagamentos para fora do país. Dentre as suas características, para isso acontecer, você precisa ficar atento a:

  • Tarifas menores que de um cartão de crédito internacional.
  • A cotação da moeda estrangeira é feita no comércio e não no turismo.
  • Transações feitas 24 horas por dia, diretamente do seu aplicativo.
  • Valor mínimo de transação é de 100 dólares e o máximo de 15 mil reais por ano, dependendo do perfil.
  • Débito feito em diversos lugares do mundo.
  • Atendimento especializado nos 365 dias do ano.
  • Mecanismo de proteção que ajuda a resguardar seu dinheiro da melhor forma.
  • A taxa de abertura da conta internacional é de 30 dólares.

E as criptomoedas?

Cripto Ativos são formas de pagamentos digitais que ficaram muito populares após a adesão do Bitcoin, um serviço que é como uma casa da moeda, porém sem um dono fixo, como um presidente, um rei etc.

Como é um assunto novo e estamos começando a adotar, cada país tem sua própria legislação em relação às criptomoedas, assim, veja com quem irá receber como será o processo de declaração desses fundos.

Para comprar e enviar, é preciso um intermediador, geralmente corretoras, que em nosso país podem ser:

  • Mercado Bitcoin.
  • Bitcointrade.
  • Foxbit.
  • Binance.

As taxas e o tempo de envio de cada uma delas pode variar e por isso, ler os contratos de usuário de cada uma delas fará toda a diferença.

Conclusão

Estar em um país diferente do nosso não é uma tarefa simples, principalmente porque algumas obrigações não acabam depois de desembarcar em outro aeroporto internacional. O papel da família e amigos é fundamental na criação desse alicerce e por isso, sempre tenha pessoas de confiança para te ajudar em situações difíceis.

Agora que você já sabe como receber dinheiro do exterior que tal aprender a usar este dinheiro? Veja o que você não deve fazer com o seu dinheiro aqui.

Na pior das hipóteses, contrate um advogado especializado e que possa representar você em algumas ações do cotidiano. E você pode fazer muito mais, ajudando a compartilhar informações relevantes como essa em suas redes sociais para que mais pessoas que precisam enviar ou receber dinheiro no exterior necessitem.