Um erro ganhou destaque em diversos canais de televisão e sites pela internet. Justamente porque um erro de sistema causou alteração nos extratos de alguns clientes. Ao verem a situação, algumas pessoas podem ter parado para sacar tais valores ou parte dos quais nunca estiveram em suas próprias contas. Cuidado ao usar dinheiro que caiu em sua conta sem saber de onde veio, hoje vamos entender o que fazer quando isso acontece na sua conta do Itaú.

Entretanto, mais do que apenas ganhar um dinheiro que “caiu do céu”, usar recursos financeiros dessa forma vem tirando o sono de muitas pessoas das quais conheceram as consequências que podem estar envolvidas.

Saiba mais tudo que aconteceu sobre essa história e as principais informações para conhecer caso aconteça com você:

Publicidade

Quem é o Itaú?

O Banco tem um faturamento Trilionário, o Itaú não é uma simples empresa, mas a união com o Unibanco que aconteceu após 2008. O banco sempre disputa as primeiras colocações de empresas mais valiosas do país e tem diversas ações tanto no mercado financeiro, quanto beneficentes para que toda a população tenha acesso.

Uma prova disso são as campanhas publicitárias que acontecem todos os inícios de ano e que ficam marcados na memória da população. Portanto, as 5 estrelas que estão sobre seu brasão precedem tudo isso e muitas inovações que ainda vão ser percebidas pelos clientes e futuros clientes da instituição.

O que aconteceu com o Itaú?

O banco Itaú relatou recentemente uma série de ações que fugiam da normalidade do banco como: saques indevidos, extratos inconsistentes, entrada de valores nas contas que não tinham uma origem especificada.

A justificativa para ter acontecido isso foi um atraso no processamento dos dados dos seus clientes e gerou uma avalanche de erros. Porém, segundo a instituição, não foi fruto de um ataque externo que comprometeu sua rede de segurança e poderia ter sido utilizado para causar esse tumulto.

Logo após ficar um tempo fora do ar, o sistema começou a corrigir novamente para voltar ao normal e liberar o sistema para uso.

O que diz a lei?

Para ser mais específicos, vamos até o código penal Brasileiro, mais especificamente no artigo 169:

“Apropriar-se alguém de coisa alheia vinda ao seu poder por erro, caso fortuito ou força da natureza: Pena – detenção, de um mês a um ano, ou multa”.

Por isso, se o banco estiver atrás dos meios legais para fazer valer a lei, você pode se complicar muito. Então, caso você tenha recebido algum valor nessa ocasião, não faça nenhuma ação até que as correções do sistema sejam implementadas.

Criando assim uma premissa válida não só para o banco, mas para outras situações que possam ocorrer com você ou pessoas próximas.

Quais casos aconteceram de forma semelhante?

Globo

Imagine você abrir o celular e ver uma notificação de transferência feita para sua conta no banco com um valor exorbitante. Essa foi a realidade de um morador da Zona Norte do Rio que comprou automaticamente uma casa com o valor de mais de 300 mil reais.

Gerando diversos comentários entre internautas que tomariam a mesma atitude sem se dar conta do perigo que podem correr por tentar se aproveitar das situações a partir do erro de terceiros. Assim, segundo a declaração do Juiz responsável pela ação:

“Tendo em vista que existem provas documentais que acompanharam a petição inicial e respectiva emenda, no sentido de que o réu se apropriou de uma quantia que não deveria ter recebido e, ainda, […] foi procurado pela parte autora e se recusou a devolver a quantia em questão, sob a alegação de que adquirir um imóvel, é de se deferir a tutela de urgência de natureza cautelar em favor da autora

Em síntese, a emissora conseguiu na justiça ficar com o imóvel para recuperar o valor que foi transferido por engano.

Saque indevido

Em 2007, o servidor da Banrisul começou a apresentar problemas estruturais, causando erros de digitações nas contas correntes dos clientes. Logo após, notando valores diferentes, um usuário sacou 8,9 mil reais dos mais de 9200 reais creditados na conta.

Tentou justificar o saque com as motivações de pagamentos de contas, mas não foi o suficiente para livrar-se das condenações. Assim, mesmo tentado escuro pela primeira decisão, foi mantida a prisão do acusado pelos crimes previstos no código penal.

Caso para servir de exemplo

Agricultor de Arroio do Meio, recebeu uma transferência que ultrapassa os 800 mil reais em sua conta. No primeiro momento já desconfiou que poderia ser um problema de sistema o responsável pelo erro.

Assim, depois que foi notificado pelo banco da quantia recebida errada, confirmando sua tese, foi logo realizada a transação para concluir a situação. Como nas palavras dele “o dinheiro não era dele” é extremamente importante você adotar essas mesmas medidas quando for confrontado por situações parecidas.

Quais recebimentos não são crimes?

Os principais motivos que você pode ficar tranquilo em relação a alguns depósitos são:

  • Restituição: Todos os anos, a Receita Federal faz a restituição de imposto de renda é a rotina de muitas pessoas que podem usar sem medo uma quantia que faça sentido em seu imposto direcionado para a conta corrente.
  • Agendamentos: Muitas transferências de amigos, familiares e empresas podem estar programadas para cair em uma determinada data.
  • Boletos não pagos: Quando algum código é gerado ou não tem um destino claro, é comum que o valor retorne para a sua conta bancária.

Por isso, a regra universal é desconfiar quando valores exorbitantes apareçam na sua conta bancária.

Conclusão

As prisões e processos podem comprometer a sua vida e das pessoas que vivem ao seu redor e optar por utilizar esses valores põe isto em cheque além dos próprios valores morais adquiridos durante toda a vida.

Por isso, o melhor caminho já está sendo dado por você que busca constantemente se capacitar e inteirar sobre esse tema. Pois, mesmo com o desconhecimento das leis, não significa que você não a deve cumprir e também arcar com suas consequências.

Para ajudar mais pessoas a conhecerem a situação que aconteceu com o Itaú e se prepararem para situações que possam acontecer nesse sentido, compartilhe nas redes sociais e manda para as pessoas as quais seria útil.